collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Repelente electrónico  (Lida 3566 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Repelente electrónico
« em: 10 de Março de 2016, 15:13 »
 :D Bom.. gosto muito de gatos mas gostava mais que eles não fossem dormir para cima do motor do meu carro, se não fossem os pêlos que ficam, a sujidade e o problema caso destruam algum cabo\fio.. até nem me importava, coitados.

Posto isto, há uns tempos verifiquei que eles subiam por um espaço aberto do lado direito do motor, resolvi andar com uma espécie de 'garrafão' de plástico (tipo daqueles do líquido de radiador) mas vazio. A coisa parece resultar, mas mais para os gatos maiores penso, pois deve haver uns mais pequenos que se infiltram por um espaço muito mais pequeno e conseguem subir para cima do motor.. grr  ::) são mesmo tramados.

As soluções que existem são sistemas que emitem umas frequências quaisquer que os afasta.. não sei até que ponto funcionam mesmo. Por isso pensei em:

A) Colocar uma rede\resguardo por baixo do motor
B) Inventar qualquer dispositivo que os assuste e os faça desistir de subir.

Optei pela solução B. :P e algo como:

  • Uma pequena caixa que se coloca nesses espaços 'abertos', tem de ficar bem fixa e que tem:
  • Sensor de movimento PIR
  • Attiny em modo Sleep que deve despertar com o PIR
  • 3x Pilhas recarregáveis
  • Uns LEDs para qdo houver movimento
  • Emitir tb uns sons com ajuda de um speaker e mais alguma coisa

O consumo na maior parte do tempo será à volta de uA, presumo que as pilhas durem uns 200\300 dias.

Dúvidas\opiniões:

  • Leds e uns sons chegarão para os assustar? :P
  • Temperatura do motor: A caixa não vai ficar colada ao motor, mas há sempre uma temperatura elevada debaixo do capot, será que pode interferir com algum dos componentes? Nomeadamente as pilhas.

uma ideia parva mas que se funcionasse dava um certo jeito.


« Última modificação: 10 de Março de 2016, 15:18 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Repelente electrónico
« Responder #1 em: 10 de Março de 2016, 16:47 »
Quando fui morar para a minha casa, tinha um problema com gatos vadios que se habituaram enquanto a casa estava vazia a usar o jardim como casa de banho.
Depois de ler e estudar muitos métodos de os afastar, desde ultrasons até concentrado de escrementos de leão (não estou na tanga! http://www.amazon.co.uk/Silent-Roar-Lion-Manure-Repellant/dp/B0002B7OT2 ), a única solução que parecia que era consensual que funcionava era esta: http://www.amazon.com/Pestbye-PB0033A-Spray-Animal-Repeller/dp/B004YCUT4W , um aspersor com uma eletroválvula ligada a um sensor de movimento, quando deteta movimento liga um aspersor que para além do barulho manda um banho. Comprei e posso confirmar que funcionou, correu com eles todos e só pontualmente é que passei a receber visitas indesejadas dos vadios.

Para o teu caso calculo que não sirva, não podes meter um aspersor dentro do compartimento do motor, mas fica a dica para outros. Ultrasons, sons altos e luzes as opiniões que lí é que com o tempo acabam por se habituar e aprendem a ignorar, pelo que no teu caso ou apostava na rede, ou então na medida que adotei mais recentemente que afastou com os que ainda se distraiam e iam lá a casa.... um cão :P

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Repelente electrónico
« Responder #2 em: 10 de Março de 2016, 20:33 »
Existem também uns sprays repelentes.
Não sei se os bichos depois não de habituam ao barulho e aos leds... Ate porque o barulho so acontece quando eles sobem. A dormir estão quietos.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Repelente electrónico
« Responder #3 em: 10 de Março de 2016, 22:07 »
pois.. devia de ser um barulho logo ao subir para voltarem para trás.. ! Estou a ver que é difícil.. tenho de ver a possibilidade de colocar por baixo algo a tapar..

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Repelente electrónico
« Responder #4 em: 10 de Março de 2016, 22:28 »
O meu pai tb tem problemas com os gatos da vizinhança por irem mexer na terra do hortinho dele e comprei à uns anos um repelente ultra-sons a pilha.. na altura parecia funcionar, mas agora ele volta.se a queixar que eles ja estão a ir lá outra vez a mexer na terra..tem bateria recarregavel, por isso nao sei dizer se aquilo ainda funciona em pleno ou se já sofreu alguma degradação nos ultra-sons ou no aparelho por estar no exterior ou que precise ter sempre a bateria a top, ou então simplesmente já ignoram o som (ou então é algum gato surdo! :D )... Às tantas vou optar por um desses aspersores... pró carro, existem uns ultra-sons prós roedores que se instalam mm no carro, por 15€, mas nao sei qual o efeito nos gatos..

Outra alternativa é, na vez dos afugentar é chamá-los para outro sitio que nao o carro, metes uma caixa de cartão vazia ao lado do carro e pronto!  ;D
https://www.google.pt/search?newwindow=1&biw=1252&bih=600&tbm=isch&sa=1&q=cat+on+a+box&oq=cat+on+a+box&gs_l=img.3..0i19l6j0i30i19.20355.22654.0.22727.12.12.0.0.0.0.182.1170.0j9.9.0....0...1.1.64.img..3.9.1167.gQYvAGx0YaA