collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Introdução à eletrónica para miudos/as  (Lida 5643 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Introdução à eletrónica para miudos/as
« em: 14 de Julho de 2023, 10:20 »
Biba!
Ando há tempos à procura de ideias para introduzir a minha filhota à eletrónica e soldadura. Sei que há kits de arduinos baratos, mas porque ainda só tem 7 anos, não queria nada "tão" complexo.

Encontrei há tempos numa feira de velharias um kit que permite 80 montagens sem fios nem soldaduras, liga tudo com botões de mola, foi um grande sucesso, mas esgotou-se rápido (as 80 montagens são na realidade muito menos, o que fazem é mudar o interruptor de pressão por magnético ou de posição, com +1 LED e pilhas são logo uma dúzia de montagens com as variações possíveis de série/paralelo).


Desde então ando numa procura passiva de boas ideias, e encontrei através de um artigo da hackaday uma loja na República Checa muito fixe. Tem bastantes kits básicos de eletrónica, com PCB e componentes Thru-hole, a preços muito simpáticos (2-3€ os mais simples). Os portes são também simpáticos (10€), aproveitei e pedi uma carrada de kits, e um par deles (os mais caros) são mesmo para mim.

(55CZK = €2,30, 79CZK=€3,30)

A loja é a https://pajenicko.cz/, tem de usar um tradutor porque não tem versão em inglês, e para fazer pedidos é por email, mas a pessoa com quem falei era muito simpática e foi fácil de processar a encomenda (só tive problemas com o meu banco que desconfiou de um pagamento VISA para a República Checa, tive de criar um cartão virtual MBNET e mesmo assim telefonaram-me).
Mal receba a encomenda (entrega prevista para hoje, 1 semana) digo mais qualquer coisa.

Ainda andei à procura no Ali se me tinham escapado estes kits simples thru-hole, mas só encontrei um deles (árvore de natal), e o preço com portes ia dar ao mesmo, mais vale apoiar a lojinha com kits fixolas!

PS: eu sei que podia fazer eu próprio os kits, tenho quase todos os componentes em stock, mas fazer PCBs é uma chatice, e há qq coisa diferente quando se monta um kit comprado, ter de seguir instruções e descobrir os componentes, que acho que se perdia se fosse eu a fazer, assim é novidade para os dois.
« Última modificação: 14 de Julho de 2023, 10:27 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Introdução à eletrónica para miudos/as
« Responder #1 em: 16 de Julho de 2023, 16:11 »
 :)

Tens aí uns kits jeitosos, suponho que a bobine de Tesla não seja muito adequada para crianças, já o Picopad desconhecia, é interessante a aplicação do "raspberry pi" na emulação de consolas, open source.

O kit de electrónica parece-me simples, haverão esquemas incluídos ou é tipo Fritzing com desenhos?
Vais ter muito que explicar para tornar numa boa experiência :P