collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duvidas para fazer Insoladora  (Lida 7725 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nuno_pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Duvidas para fazer Insoladora
« em: 11 de Maio de 2013, 00:10 »
Boa noite,

Depois de algumas vezes a fazer PCB's para o meu hobby com caneta e outras com verniz, sempre desenhadas a mão, comecei agora a utilizar o EAGLE Light - versão Freeware, e depois de fazer umas placas por transferencia térmica, resolvi a fazer uma Insoladora, e aqui começam as minha duvidas, que aqui posto.

1ª - O que será, melhor para fazer a Insoladora Led's ou lâmpadas, os Led's que encontro no ebay, são entre os 390 e 400nm (pelo que li são os ideais) e com 1000mcd (o que segundo li será pouco, aqui dizem quanto mais melhor, menos tempo de exposição terá a placa), as lâmpadas que encontrei foram de 8W.

2º - Estou a pensar em fazer uma insoladora para PCB's de 2 faces, ao tamanho do comprimento das lâmpadas, e ai com umas 6 na largura. pelo que tive a ver vou precisar de arrancadores e suportes.


Gostava de ter opiniões sobre este dilema.

Agora uma duvida sobre o EAGLE, quando na PCB e mando fazer o autoroute, ele está sempre a fazer a mesma grossura nas pistas, como poderei mandar fazer as pistas mais grossas, tenho o autoroute de origem a unica coisa que modifico é o routing grid para a medida da grelha que tenho.

Desde já obrigado.

 

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #1 em: 11 de Maio de 2013, 03:18 »
para esse tipo de coisas o ideal é uma lâmpada florescente ultra-violeta de indicie 0.5, Mas cuidado, tens que fazer protecções porque esta lâmpada não convém olhar para ela quando acesa.

Logo se quiseres posto aqui fotos da minha caixa, mas é só duma face
« Última modificação: 11 de Maio de 2013, 03:21 por filipe89 »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #2 em: 11 de Maio de 2013, 10:06 »
Auto route não fica nada de jeito, ainda por cima fica sempre pistas por desenhar porque ele não consegue fazer.
O que faço é desenhar manualmente com linha fina.Depois de pronto apago as tinha e refaço novamente todos ao maior traço possivel.
Fazer manualmente dá mais trabalho mas no final fica muito melhor e aproveita-se melhor a placa

Quanto a isoladora na net há muitas feitas com scanners, mas é só de uma face. É só colocar lampadas e arrancadores debaixo do vidro e está feito.

Outra ideia simples é fazer uma caixa com uma porta frontal,  colocas  lâmpadas em cima  e em baixo e ao meio uma prateleira de vidro.  Depois colocas o circuito fechas a porta ligas as lampadas esperas 10m.
Mais  simples não estou a ver.

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #3 em: 11 de Maio de 2013, 10:10 »
Para alterar a grossura das pistas no EAGLE, tens de no esquemático criar Net Classes no menu Edit.

Width: Largura da pista na PCB;
Clearance: Espaçamento mínimo entre pistas;
Drill: Diâmetro mínimo da furação.

Atenção que por defeito as dimensões estão em milésima de polegada. 

Criadas as Net Classes na barra de ferramentas do lado esquerdo clicar no botão Net (é o 4º a contar de baixo do lado direito) e na parte superior já aparece a lista das Net Classes. Qualquer dúvida em anexo deixo o manual em português  (ver página 57).

Quanto à insuladora encontras nos chineses lâmpadas UV de 9W por 1,50€. São as que as Marias usam nas "insuladoras para unhas de gel". Deixo uma foto da minha insuladora com essas lâmpadas.
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline Nuno_pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #4 em: 11 de Maio de 2013, 10:28 »
Ok, obrigado.

As lâmpadas que estava a pensar são estas - http://www.aquario.pt/product/lmpada-fluorescente-luz-negra-230vac-8w.

dio123 - Pois era como eu estava a pensar fazer, a minha duvida é só em leds ou lâmpadas, com as lâmpadas a área é maior logo a partida, com os leds tenho de juntar várias placas para ter uma área maior, pelo que tive a ver são a volta de 50 leds para cada placa de 10x16cm em grelha de 18mm.

npereira - obrigado vou ver isso, das lâmpadas no chinês, quanto ao manual obrigado.

A minha duvida era pagina da board, depois de meter os componentes na placa e carregar no ratsnest, para ligar os fios, carrego no autorouter, abre uma pagina (Autoroiter setup) ali posso escolher as 2 faces, ou só uma, ela faz o as pistas, mas eu queria alterar a grossura dessas pistas, mas não encontro onde.
« Última modificação: 11 de Maio de 2013, 10:52 por Nuno_pt »

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #5 em: 11 de Maio de 2013, 11:21 »
A minha duvida era pagina da board, depois de meter os componentes na placa e carregar no ratsnest, para ligar os fios, carrego no autorouter, abre uma pagina (Autoroiter setup) ali posso escolher as 2 faces, ou só uma, ela faz o as pistas, mas eu queria alterar a grossura dessas pistas, mas não encontro onde.

Ao criar as Net Classes no esquemático depois na board ao fazer o autorouter ele vai fazer as pistas com a largura definida no esquemático ;)
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline Nuno_pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #6 em: 11 de Maio de 2013, 12:02 »
Eu nos esquematico fui ao Edit - Net Classes:

Fiz este teste - With - 39mil, Drill - 30mil, Clearence - 29mil.

Quando ao desenhar carrego no botão Net, e faço a pista, depois mudo para a board, e carrego no autorouter, abre a janela (Autorouter setup) meto a grid a 7mil, clico OK e não noto a pista mais larga do que com o default da Net Class, que está tudo a zero.

A única explicação que vejo é o Autorouter não ter esta funçao activa na versão free.


Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #7 em: 11 de Maio de 2013, 21:15 »
As lâmpadas ultra violeta, também umas das conhecidas como luz negra, penso não servir. Se não estou em erro isso não verdadeiramente ultra violeta.

As que falei são umas que são mesmo ultra violeta que não se pode olhar a olho nú.

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #8 em: 11 de Maio de 2013, 21:40 »
ora aqui tens a minha caixa. Tem um count Down  :P feito por mim em lógica digital.

Na foto das lâmpadas, a mais escura é a luz negra, tem como referencia BLB
A outra é a famosa ultra violeta com referencia BL. Não fala no tal 0.5 mas ao comprares, fala com o vendedor dessa referencia




Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #9 em: 14 de Março de 2014, 09:55 »
Ando tambem a fazer uma insoladora, mas estou com duvidas nas ligações da lampadas.
A primeira vez montei o circuito desta forma http://www.profelectro.info/Uploads/luisj/EfeitoEstroboscopico1.gif  , mas só ancendia uma lampada, desligava 1 lampada e acendia outra.

Depois encontrei este circuito https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSCCqU6yip8fOZM2joL_ao8IvpO-uIjBgmUtGl--YQm4tYYJLpO
mas 1 lampada arranca bem a outra demora lampada demora  um pouco arrancar.

Os 2 arrancadores são de 4-45w e o balastro dá para ligar 2 lampadas.

No então nao percebo nada de electricidade, e pedia a vossa ajuda, qual é a melhor maneira de ligar as 2 lampadas t5 8w.

Obrigado

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #10 em: 14 de Março de 2014, 10:39 »
As lâmpadas UVs para insolação são feitas de quartzo e não de vidro, pois o vidro bloqueia um pouco os UVs com o comprimento de onda requerido. (é a diferença dos preços)

Com lâmpadas normais tubulares fluorescentes o resultado é o mesmo, o que muda é o tempo de insolação que tem de ser calibrado com placa de testes em qualquer dos casos.

Não recomendaria fazer logo para as duas faces:
- A distância entre a lâmpada e a placa foto-sensível tem de ser suficiente para que a iluminação da placa seja o mais uniforme possível.
Pode-se recorrer a reflectores, difusores, etc...
- Quando se coloca o fotolito em cima do vidro, coloca-se a placa com o cobre virado para baixo, em cima desta placa deve ainda levar um vidro +-5mm e colocar uns pesos em cima (5..8Kg), qualquer folga que o fotolito tenha resulta em desfocagem, as pistas que estejam próximas vão-se unir.

« Última modificação: 14 de Março de 2014, 10:46 por dropes »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Duvidas para fazer Insoladora
« Responder #11 em: 14 de Março de 2014, 11:15 »
A insoladora vai ser só de uma face.
Fiz uma caixa forrei toda com papel prata para aproveitar ao maximo a luz.
As lampadas são luzes de 2x emergencia t5 8w, e mais tarde vou comprar mais 2. Tambem já ouvi dizer que as do incetisidas tambem dão.

A distancia entre o vidro e as luzes vai ser +/- 8cm, com o vidro e uma folha impressora fiz um teste de altura e foi a distancia onde obtive boa uma e uniforme.

A distancia entre as lampadas irá ser 7.5cm.

A tampa estava a pensar em colocar uma esponja rija, mas se calhar vou colocar vidro em cima.

Em qualquer caso tenho de fazer uma placa de teste.
Agora as ligações das luzes é que estou com duvidas.

Dropes essa placa para mim está exelente.