collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: uMouse - Rodas  (Lida 11039 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
uMouse - Rodas
« em: 19 de Março de 2018, 18:59 »
Ora então, aqui vai um curto video com o processo de criação de rodas para um uMouse numa mini CNC..
Perguntas e coisas, estejam à vontade..


Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: uMouse - Rodas
« Responder #1 em: 19 de Março de 2018, 19:19 »
Muito fixe qual a area da cnc?

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: uMouse - Rodas
« Responder #2 em: 19 de Março de 2018, 19:33 »
um pouco maior que 15x15 cms.. (de área útil)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: uMouse - Rodas
« Responder #3 em: 19 de Março de 2018, 21:29 »
um pouco maior que 15x15 cms.. (de área útil)

Muito bom :)
Parece ter uma precisão muito boa..

Precisava de uma assim para o meu apartamento eheh, andei aqui a uns tempos a ver uma StepCraft de 300x200..
A minha (500x330 util) e cerca de 1,20x1,00 só estou com ela de 2 em 2 semanas e às vezes faz falta, até para aprendizagem porque o contacto é pouco com a outra, se fosse diário aprende-se mais umas coisitas..

cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: uMouse - Rodas
« Responder #4 em: 19 de Março de 2018, 22:11 »
testada ao centésimo de milímetro - performance fantástica.. conto 10 dias com ela e tenho aprendido imenso.. nunca tinha feito nada em 3d.. :D
super satisfeito..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: uMouse - Rodas
« Responder #5 em: 19 de Março de 2018, 22:30 »
Diy ou comprada?
Podes dar mais informação sobre a mesma?

(Desculpa, mas pelos vistos também sou dos que fiquei mais interessado na CNC que na roda do mouse) :-[

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: uMouse - Rodas
« Responder #6 em: 19 de Março de 2018, 22:55 »
ahah.. isso é na boa, e perguntas são bem vindas..

esta mini-cnc é fabricada numa empresa perto da minha casa (estou a viver na eslováquia), e esta foi-me dada pra testar e dar feedback. a maior vantagem dela é sem duvida a mesa/base/cama (? - n sei qual o termo que é usado), que é uma peça de alumínio sólida, preparada com uma bomba de vacuo (dá jeito pra vários materiais, tipo pcb e tal), com roscas para parafusos M5, pra poder fixar coisas à base..

o link da mini-cnc está aqui:
http://www.cncprislusenstvo.sk/category/cnc-machines/pcb-grav-220150/
relativamente à parte electonica, é toda modular, com 4 stepper motors, 1 dc (spindler), arduino uno + cnc shield v3.0 com respectivos drivers para steppers, bomba de vácuo, fonte de alimentação e controlador para o spindler. (pode ser extendida com switches para feedback dos eixos e também tem uma opção que trás uma caixa de acrilico à volta)..
e, se quiserem fazer perguntas especificas, relaccionadas com a construção dela, que eu não saiba responder aqui, podem usar o suporte online deles, no próprio site..

se houver alguém interessado em comprar (esta ou algum material do site), eles deram-me um voucher pra descontos: XVkWNmArWG

deixo aqui umas fotos, mas se for preciso mais alguma, é só dizer..


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: uMouse - Rodas
« Responder #7 em: 20 de Março de 2018, 19:35 »
Estas a pensar experimentar com aluminio?

Tenho usado o fusion360 para o cam e gosto bastante :)

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: uMouse - Rodas
« Responder #8 em: 20 de Março de 2018, 21:30 »
estas jantes foram-me mandadas (pelo Tr3s) inicialmente em SketchUp.. foi interessante o processo porque nunca tinha trabalhado com o programa.. mas lá acabei por descobrir que há um plugin (SketchUCam) que faz a conversão de views em 2D no sketchup para gcode.. claro que, tendo os modelos originais em 3D, há um bocado de ginástica mental :D pra passar aquilo pra 2D e usar as ferramentas para definir o que cortar e quais as dimensões, mas foi um processo bastante fluido.. literalmente, em 10 dias, passei de n saber nada disto a ter rodas e suportes do uMouse fresadas..

claro que, no processo, houve uma altura em k fiz asneira e medi mal a altura dum bloco, e a ponta da fresa foi ao aluminio.. abriu buraco.. :D isto n é necessariamente a CNC ideal pra trabalhar aluminio, especialmente por causa do spindler que tem e das pontas que usa, mas vou falar com o pessoal que a fez, pra ver o que eles acham da ideia.. com as definições certas, estou convencido que é capaz de fresar aluminio..

eles usam o solid works e 2dCut, se não estou em erro.. o solid works achei demasiado complexo pra iniciar..

ah! experimentei já fazer uma pcb basica.. correu bem, mas foi das primeiras coisas que experimentei na mini CNC e não fazia ideia nenhuma do que estava a fazer.. passei duas vezes nas pistas a diferentes alturas do spindler.. isto foi o resultado:

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: uMouse - Rodas
« Responder #9 em: 20 de Março de 2018, 22:07 »
É mais simples o Solidworks que é o Sketchup se queres que te diga sinceramente e tens o Fusion que é gratuito e faz-te tanto o CAD como CAM.
Avr fanboy

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: uMouse - Rodas
« Responder #10 em: 21 de Março de 2018, 00:09 »
até acredito, mas pra mim, que nunca usei nenhum software do género, o solidworks tem demasiadas opções e menus pra me orientar..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: uMouse - Rodas
« Responder #11 em: 21 de Março de 2018, 10:48 »
O Sketchup era amigável para começar, mas rapidamente se encontram as limitações do mesmo. Para 2.5D básico ainda safa, mas metendo superfícies com curvas vai tudo por água abaixo. E tentando algo mais complexo começam as faces a ficar com a orientação trocada e é para esquecer, o tempo que se perde é melhor empregue a aprender um CAD a sério. E os CAM que haviam para ele eram uma brincadeira. Por acaso reparei no teu vídeo uma falha algo típica dos CAM mais limitados: se reparares ao abrir a cavidade na roda, na última passagem inverte o sentido do corte. É das operações que podem dar cabo de uma peça.

A minha recomendação atual é para o Fusion360. É gratuito(legal) para hobby e startups, e tem um CAM brutal, baseado no HSMworks (era um dos melhores para o Solidworks) que foi comprado pela Autodesk.
Não tenho muita experiência com o Solidworks, mas o Fusion não me aprece que fique em nada atrás exceto talvez nas operações mais avançadas (tipo simulações), apesar que para lá caminha. E a menos que tenhas 5k€ vais ter de usar uma versão pirata com todas as desvantagens que isso acarreta.

Outra vantagem do Fusion é que tem uma comunidade muito saudável, com muitos vídeos tutorial no youtube e um bom fórum. Vale bem a pena o tempo que se gasta a aprender o mesmo.

Essa CNC está simpática e o preço não é mau para quem não tem como montar a sua própria. Mas alumínio é para esquecer, mesmo que tenhas rigidez para o mesmo (que não me parece), o spindle é muito fraquinho. Talvez dê para fazer umas gravações muito ao de leve.

A PCB está razoável, mas tens na maquina um pouco de backlash, mais que os 0.01mm que falavas. Se reparares os ovais dos pinos dos ICs estão algo deformados, com as curvas mais achatadas nuns cantos e mais bicudas noutros. Parece-me que será no eixo no sentido horizontal da placa conforme a mostras. Isso porque as linhas horizontais aparecem direito (sendo no mesmo setido da folga escondem a mesma), mas as diagonais e verticais parece que andam aos zig-zag.




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: uMouse - Rodas
« Responder #12 em: 21 de Março de 2018, 12:03 »
até acredito, mas pra mim, que nunca usei nenhum software do género, o solidworks tem demasiadas opções e menus pra me orientar..

Só precisas do Sketch e do 3d, vê um video de 10 minutos, atenção que Solidworks num pc ligado á net vai dar barraca, eles andam fortes na detecção, e mesmo versões de 2015 acabas por ser apanhado, a correr bem, desactivam-te a cópia, a correr mal e se virem que estás a usar isso para lucros/em empresa espera uma carta para pagaras 10 mil € por uma licença ou vais para tribunal e é a sério.

5K só se for para uma empresa que compre MUITA licença de Solidworks, 10-12K € é a versão base venda ao publico.

Fusion, desde que não seja usado em empresas(que faturem mais de  100k €), se não, cartinha em casa..

Qualquer CAD decente é tudo na mesma base, sketch 2d, e fazes extrudes, cuts, revolves, e afins sobre o 2 e tens 3d, estupidamente simples de se usar.
Avr fanboy

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: uMouse - Rodas
« Responder #13 em: 21 de Março de 2018, 12:34 »
@jm_araujo - em relação ao sentido do corte, eu tb reparei várias vezes nisso (fiz 12 rodas), mas também reparei que no sketchUcam há opção (que não experimentei) para definir o sentido de corte.
Nunca tinha ouvido falar do fusion360, mas vou dar uma vista d'olhos nele.
Em relação à máquina, sim, concordo que o spindle podia ser melhor, mas é de lembrar que é suposto fazer pcbs e coisas pequenas. A placa de alumínio é reforçada por baixo e é grossa o suficiente pra se manter em posição em qualquer situação.
Quanto à pcb, como eu disse acima, fiz duas passagens com o mesmo gcode, a alturas de spindle diferentes.. foi das minhas primeiras runs com a máquina, para experimentar como saíria.. de referir que a pcb estava apoiada numa placa de pvc que não era direita, e nem a base (aluminio) estava calibrada à altura - erros de principiante, admito. o backslash no entanto, era um problema, e estava relaccionado com um dos steppers, que tinha uma mola defeituosa.. já foi mudada depois disso e passou a operar melhor.

@senso - tive o solidworks instalado uma meia duzia de horas, enquanto tentei dar os primeiros passos nele, não gostei, removi.. de qualquer forma, isto é pra mim um hobby, e não profissão.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: uMouse - Rodas
« Responder #14 em: 21 de Março de 2018, 13:57 »
Viva,

Eu tenho formação em Solidworks + HSMWorks, e mudei para Fusion360.

São iguais em termos de idealização de desenho, o que quero dizer com isto é o que nos dizem na Universidade quando aprendemos a programar "Se sabes programar em C sabes programar noutra linguagem qualquer"... aqui é um bocado assim, o SolidWorks e o Fusion360 são muito semelhantes mas considero o Fusion360 mais simples de aprender.

Além disso é gratuito para nós hobbystas...

Perde 2h no youtube que ficas logo a desenhar coisas muito fixes.. ;)

O CAM já tem mais que se lhe diga, de qualquer forma depois de saber lidar com o programa torna-se minimamente simples.. :)
Cumprimentos,
André Carvalho.