collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como contar os furos no EagleCAD?  (Lida 2959 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Como contar os furos no EagleCAD?
« em: 27 de Outubro de 2017, 16:58 »
Ando confuso com a tentative em contar as vias ou furos de uma PCB no EagleCAD.

Já usei dois scripts no eaglecad para contar as vias e com o count.ulp e com o stactistic.ulp o eaglecad em ambos conta-me "195 vias".

Mandei o projecto para cotação de fabrico e enviaram-me a informação que o projecto tem 250 vias metalizadas  ???

Voltei ao eagleCad e imprimi apenas as pads/vias e contei à mão, duas vezes e deu-me 180 furos + 3 furos oblíquos. As 3 pads são as patas do conector DC onde as patas são daquelas espalmadas e os 3 furos estão desenhados como 3 furos oblíquos/achatados (não conheço a palavra para esta forma geométrica, mas acho que designam-se por furos oblíquos).

Chego à conclusão que os scripts do eaglecad estão a contar mal ou a contar coisas a mais.
Alguém me pode explicar o porquê desta discrepância ou se é algum bug nos scripts?
(uso eaglecad 6.1 e a PCB só tem componentes DIP, é de dupla face e também tem pontes entre as faces que não levam componentes, mas a ideia era contar exactamente o número de furos metalizados, quer sejam as pontes quer sejam as pads que levam os componentes).

2) Já agora, algum script que conte as furações para cada tipo de diâmetro? Neste projecto tenho 4 diâmetros de furação e também estava interessado em saber o número de furos para cada tamanho de furação.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2017, 17:04 por brunus »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Como contar os furos no EagleCAD?
« Responder #1 em: 27 de Outubro de 2017, 17:45 »
Comecei a brincar recentemente com a versão free do eagle 8.4.0, e nas tools tem lá uma função que diz isso tudo.

Pode ser que dê para importares esse board nesta versão do eagle só para fazer a contagem.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.