collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Iniciar em desenho de PCBs  (Lida 7569 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Iniciar em desenho de PCBs
« em: 05 de Dezembro de 2012, 14:04 »
É a primeira vez que vou fazer isto e como tal preciso de ajuda.
O meu objetivo é saber como conseguir passar circuitos simulados para PCBs.
Cada um deve ter a sua forma de começar, de organização, etc., mas gostava de saber as vossas ideias e conselhos que tenham para dar.

O primeiro circuito que vou tentar fazer será um circuito apenas com resistências e ampops.
Vou usar u741, mas queria alimentar o circuito todo com 12VDC através de um conector DC onde será ligado um transformador 12V.

Aqui surge a primeira questão:
É possível conseguir ter os +12VDC e os -12VDC para alimentar os ampops? Como?
O conector DC também é a primeira vez que vou usar, aquilo tem três pinos, quais são as ligações que devo fazer? (Entretanto vou ligar lá um transformador e medir a voltagem mas fica a pergunta para confirmar)

Para a simulação usei o Orcad Cadence, será possível passá-lo para PCB "quase" automaticamente?
Senão vou pelo Eagle.

EDIT1: Mudei o título do tópico. A minha ideia inicial era passar o circuito simulado para uma placa perfurada mas depois de várias leituras resolvi dedicar-me já a PCBs.
EDIT2: Circuito em anexo, mais abaixo.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 22:10 por DLM »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Simulação para placa perforada/veroboard
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2012, 16:34 »
Paran mim é mais facil, fazer uma pcb em cobre em vez de uma prefurada.

Agora por questões economicas e facilidade há muita pessoas que usam prefurada, pois pode ser usado para vários projectos.


Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Simulação para placa perforada/veroboard
« Responder #2 em: 05 de Dezembro de 2012, 19:52 »
Que software usas para desenhar as PCBs? Eu simulei o circuito no Orcad Cadence, será que dá para converter para PCB automaticamente?

O que me está a atrapalhar um bocado é o conector DC, no Eagle por exemplo existe este conector?
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 21:36 por DLM »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #3 em: 05 de Dezembro de 2012, 21:45 »
Se não existe desenha-se, demoras 2 minutos a fazer isso.
Mas sim, conectores barrel jack existe no Eagle, pelo menos as bibliotecas da Sparkfun têm isso.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #4 em: 05 de Dezembro de 2012, 21:47 »
a nivel de software e de bibliotecas, o EagleCAD é o melhor. Não simula circuitos, mas faz 3Ds fixes com o povray e alem do mais o eagle é free

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #5 em: 05 de Dezembro de 2012, 22:09 »
Eagle será, já o tenho aberto neste momento e já encontrei aqui um jack DC, com 3 pinos, mas qual é a relação entre estes três e os pinos do jack?

E é possível apenas com esta entrada de 12V ter +12VCC e -12VCC para alimentar os ampop's?

O circuito que quero passar para PCB é o que está em anexo, sendo que os VCC_P=+12V e VCC_N=-12V.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 23:50 por DLM »

1091286

  • Visitante
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #6 em: 05 de Dezembro de 2012, 22:53 »
Tive curiosidade e fui pesquisar, está aqui a resposta:
http://electronics.stackexchange.com/questions/10731/wiring-a-dc-socket-why-three-pins

Parece que serve para circuitos com bateria, quando o jack está desligado o circuito é alimentado por bateria, quando ligado é ele a alimentaçao.

Agora não sei dizer qual é qual, uma soluçao será ver a condutividade com um multimetro antes de fazer a placa, mas deve haver por aqui alguem que tenha melhor solução xD

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #7 em: 05 de Dezembro de 2012, 23:51 »
Dois pinos são massa, serve para detectar se tens ou não lá um jack dentro, se não precisas disso, ligas os dois á massa, o outro é + ou - xV, que é o que lá meteres.
O esquema percebe-se quais são para ligar, NUNCA se faz uma placa sem ter um esquema.
Avr fanboy

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #8 em: 06 de Dezembro de 2012, 00:03 »
Dois pinos são massa, serve para detectar se tens ou não lá um jack dentro, se não precisas disso, ligas os dois á massa, o outro é + ou - xV, que é o que lá meteres.
Então ligo as massas entre si e para ter os +12V ligo de uma forma para ter os -12V é só ligar ao contrário certo?

O esquema percebe-se quais são para ligar, NUNCA se faz uma placa sem ter um esquema.
Já pus um esquema em cima, o que dizes é que tenho de passar aquele circuito para Eagle e só depois passar a PCB?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #9 em: 06 de Dezembro de 2012, 00:23 »
Já pus um esquema em cima, o que dizes é que tenho de passar aquele circuito para Eagle e só depois passar a PCB?

qdo se quer obter o layout duma pcb, convem desenhar primeiro o schematic e dpx gerar o layout/PCB automaticamente a partir do schematic e assim desenhar a PCB, porque assim garante-se as ligaçoes, correr programa de testes, retificar componentes ou ligaçoes a partir do schematic e automaticamente corrigidos no layout e alem domais, e pra mais facilita mais consultar o circuito pelo schematic do que pelo layout por isso quem faz os layouts sem o schematic, está sujeito a errar mais..
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2012, 00:37 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #10 em: 06 de Dezembro de 2012, 00:44 »
Para teres +12 GND -12 necessitas de duas fontes, logo, duas fichas DC.
Como a mínima tensão do LM741 é de +-4.5V podes alimentar a 12V e fazer a divisão com duas resistências do VCC ao GND.
Assim terás +6 GND -6V, a colocar em paralelo na resistência de baixo um condensador 45uF ou parecido.

obs: na entrada e saída dos sinais de áudio, deve existir um condensador em série para eliminar a componente contínua.
em falta também um condensador na entrada da alimentação.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2012, 00:47 por dropes »

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #11 em: 06 de Dezembro de 2012, 14:37 »
dropes consegues-me desenhar as alterações no circuito usando o paint para ter os +6 GND -6V?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #12 em: 06 de Dezembro de 2012, 18:15 »
Neste esquema é possível ver o divisor de tensão com duas resistências de 47Kohms:
(a faltar um condensador entre +Vcc e Gnd)


ganho: 100k/1k = x100



fonte: http://hmin.tripod.com/als/fsmyth/pages/opamps1.html

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #13 em: 06 de Dezembro de 2012, 20:42 »
Obrigado pela ajuda dropes, mas não consegui perceber o que sugeriste. Nesse circuito o que é o Input, qual é o seu valor? E o +VCC? Pino 4 está ligado diretamente à massa? Não deveria ser ao -VCC?

Entretanto encontrei algo parecido com o que falaram aqui: http://sound.westhost.com/project43.htm

Basicamente precisava de ter, a partir de uma entrada de +12V, três (quatro) saídas: +12V, +6V, -6V (GND).
É possível?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Iniciar em desenho de PCBs
« Responder #14 em: 06 de Dezembro de 2012, 21:13 »
Obrigado pela ajuda dropes, mas não consegui perceber o que sugeriste. Nesse circuito o que é o Input, qual é o seu valor?
O input é a entrada de áudio
Citar
E o +VCC? Pino 4 está ligado diretamente à massa? Não deveria ser ao -VCC?
O pino 4 está ligado ao Gnd, considerado negativo em relação à entrada positiva pino 3. Nesse terminal é onde se vai ter o gnd virtual de 6V.
Citar
Entretanto encontrei algo parecido com o que falaram aqui: http://sound.westhost.com/project43.htm

Basicamente precisava de ter, a partir de uma entrada de +12V, três (quatro) saídas: +12V, +6V, -6V (GND).
É possível?
Correcto, de baixa corrente mas o suficiente para tensões de referência.
Basta entender como um amp-op funciona, a variação de tensão entre o pino positivo e negativo vai ser amplificado na saída, para esse ganho não ser infinito coloca-se uma resistência da saída ao negativo, havendo uma retro-alimentação negativa e fixando o ganho em relação ao valor de entrada.
Neste caso o pino positivo fica com metade da tensão, é uma referência para que o negativo pode variar em relação a este.