collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Hoje às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Lisbon Maker Faire 2015  (Lida 39682 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline miguelcarvalhosa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #15 em: 23 de Maio de 2015, 14:23 »
Boas, aqui na Universidade de Aveiro já fizeram algo parecido, mas em vez de ser para os sapatos foi na própria bengala dos invisuais, também com ultrassons. Quando detetava um objeto, a parte da bengala onde se segura vibrava.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #16 em: 23 de Maio de 2015, 18:51 »
ja existem mtas soluçoes, mas alguem sabe porque é que nao estão a ser aplicadas?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #17 em: 23 de Maio de 2015, 19:52 »
Responsabilidade legal. Se fores tu a fazer para ti mesmo é uma coisa, se for para vender a outros já é completamente diferente. A saúde é uma área extremamente delicada.

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 394
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #18 em: 23 de Maio de 2015, 20:17 »
Gostei desta
E até já há controladora  ::)


Relembro que falta 117 dias, precisa-se ideias, não podemos perder tempo com o que já foi feito ou não.
Gostava de ver uma lista grande de participantes e é para uma boa causa. 8)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #19 em: 26 de Maio de 2015, 11:15 »
Responsabilidade legal. Se fores tu a fazer para ti mesmo é uma coisa, se for para vender a outros já é completamente diferente. A saúde é uma área extremamente delicada.
Acredito que sim, principalmente quando engloba medicação.
Fazer algo que facilite a vida já é quotidiano, não é directamente associado à área da saúde mas ao bem estar de quem o usa, logo não tem área especifica, pode até ser associado ao lazer.

Vou colocar um caso um pouco preocupante mas que existe, quando se entra numa loja dos chineses, existem canadianas, óculos para ver ao perto e outros de sol em que os filtros não passam das etiquetas, cosméticos com componentes duvidosos e por aí adiante... onde está a responsabilidade legal aqui?!
« Última modificação: 26 de Maio de 2015, 11:29 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #20 em: 26 de Maio de 2015, 18:19 »
Se deres uma cadeira de rodas motorizada a alguém que não anda ou uma bengala com "range finder" a cego e houver um azar como a cadeira partir-se ou sair disparada ou o range finder mandar o cego para uma vala, é um problema complicado de "gerir". Não sei se seria suficiente que o utilizador assinasse um termo de responsabilidade. Mas mesmo que utilizasse o aparelho por sua conta e risco, coisas como "homem colhido por automóvel quando cadeira motorizada oferecida por grupo de utilizadores de fórum na internet sai disparada em direcção à estrada" não ficava bem na fotografia. Seria uma boa altura para dizeres que os "chineses" também vendem óculos e cosméticos duvidosos, mas acho que ia cair ainda mais mal. O meu conselho é apenas façam o que quiserem fazer e usem e curtam, mas não ofereçam este tipo de produto a ninguém, especialmente se não tiverem a certeza absoluta de que não pode causar um problema grave, e se até os profissionais às vezes falham...

StarRider

  • Visitante
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #21 em: 26 de Maio de 2015, 18:32 »
Vou colocar um caso um pouco preocupante mas que existe, quando se entra numa loja dos chineses, existem canadianas, óculos para ver ao perto e outros de sol em que os filtros não passam das etiquetas, cosméticos com componentes duvidosos e por aí adiante... onde está a responsabilidade legal aqui?!

Já para não falar nas traduções das descrições e legendas dos artigos ...
aparece com cada tradução que por vezes tem o sentido exactamente oposto
ao que estava escrito no original, estilo: "Atenção: Passe champoo nos olhos
sem lavar"

E pior ainda, quando alguém compra algo numa loja chinesa e esse artigo se
avaria no dia seguinte ninguém vai pedir garantia, com o típico desabafo:
-"É chinês, logo vi que isto não valia nada, que se lixe".

Enfim.

Abraços,
PA

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #22 em: 26 de Maio de 2015, 19:01 »
@Njay, não tinha pensado nesse ponto de "vista", realmente acidentes causados por produtos que é suposto fazerem o contrário, ajudar, é deveras mau fisicamente e em consciência.
Quando se faz um projecto deve-se incluir no inicio as advertências, costumo fazer isso nem que metade do manual sejam avisos, enfim...

Chineses... é um caso peculiar em que o Estado está-se nas tintas se tem "traduções más", se os brinquedos têm tintas tóxicas, objectos cortantes, peças pequenas, etc... se for uma marca já tem de as cumprir ou está f....

Já comprei muitas coisas nas lojas deles, a maior parte é para aproveitar peças, mecanismos, rebites, suporte de pilhas e desenrascar algo de momento.

Também já tive algumas discussões com eles, por norma não devolvem em dinheiro, por outro lado também não passam recibos, por isso quer entendam ou não o que se está a tentar explicar, não se sai da loja sem o dinheiro, que me lembre já o fiz por duas vezes.

Offline isabelav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
  • Arquitecta e colaboradora na Hi Future Store
    • Hi Future Store
Re: Lisbon Maker Faire 2005
« Responder #23 em: 27 de Maio de 2015, 15:34 »

[/quote]

Podia-mos artilhar uma cadeira de rodas ou mesmo uma cama de hospital ::) ::)

Só não podemos juntar dois tópicos que dá mais 10 anos ;D ;D
[/quote]

ahahah :D

eu gostava de ajudar mas não tenho experiência prática...posso é fazer pesquisas relativamente à necessidade dos invisuais em relação ao aparelho/"mãos livres". o que existe do género ou outras ideias similares, o que resultou ou não nelas.
 a ideia parece boa se abranger diferentes alturas de obstáculos, bom, no fundo o raio da diagonal entre a mão e o chão. mas por outro lado, não sei até que ponto se poderão sentir seguros. e se ha um problema com o aparelho a meio da viagem e não é detectado logo?


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #24 em: 27 de Maio de 2015, 16:06 »
A ideia partiu do @TigPT e tem sentido.
Não nos vamos por a inventar artigos relacionados com a saúde, o que foi sugerido é apenas para apresentação neste invento, pelo que pode atrair a curiosidade de alguém para dar prosseguimento, quem sabe.

Há muita coisa perigosa que se faz em electrónica, a perigosidade depende de quem a usa, seja um helicóptero ou uma cnc em que se pode ficar sem alguns dedos ou perda de vista, por isso o que foi proposto é aceitável para demonstração apenas, creio ser esse o critério.

Offline isabelav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
  • Arquitecta e colaboradora na Hi Future Store
    • Hi Future Store
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #25 em: 27 de Maio de 2015, 16:17 »
A ideia partiu do @TigPT e tem sentido.
Não nos vamos por a inventar artigos relacionados com a saúde, o que foi sugerido é apenas para apresentação neste invento, pelo que pode atrair a curiosidade de alguém para dar prosseguimento, quem sabe.

Há muita coisa perigosa que se faz em electrónica, a perigosidade depende de quem a usa, seja um helicóptero ou uma cnc em que se pode ficar sem alguns dedos ou perda de vista, por isso o que foi proposto é aceitável para demonstração apenas, creio ser esse o critério.

Sim, claro, não disse nada em contrario.
Aliás, acho bem e propus ajudar porque penso que faz sentido, explorar pensando sobre os propositos, pós e contra é só mais uma "valia" válida em qq processo, em qualquer ideia.

o "ahah" do inicio era relativo à quote dos "10 anos" :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #26 em: 28 de Maio de 2015, 18:36 »
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #27 em: 28 de Maio de 2015, 20:01 »
Para isto continuar naquela barreira interessante do on/off:
http://hackaday.com/2015/05/28/eye-controlled-wheelchair-advances-from-talented-teenage-hackers/
14 and 15 years old, se fossem maiores de idade seriam presos cá em Portugal, a mudança para o Raspberry atenuaria a pena  ;)
Isto feito na Alemanha acabaram por vencer uma competição local... é destes incentivos que precisamos  :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #28 em: 28 de Maio de 2015, 23:02 »
14 and 15 years old, se fossem maiores de idade seriam presos cá em Portugal, a mudança para o Raspberry atenuaria a pena  ;)
LOLOL... e se fosse um Arduino... absolvição :)?
« Última modificação: 28 de Maio de 2015, 23:05 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #29 em: 28 de Maio de 2015, 23:22 »
14 and 15 years old, se fossem maiores de idade seriam presos cá em Portugal, a mudança para o Raspberry atenuaria a pena  ;)
LOLOL... e se fosse um Arduino... absolvição :)?

Essa foi a fase experimental antes de mudarem para o Raspberry, daí eu nem ter referido isso.
Absolvição... epá, não sei mas acho que eram "mal tratados" como são aqui neste fórum  :P