Bom.. tinha este módulo aqui parado há uns anos e agora que preciso dele está a ser complicado, caso alguém use um igual e que possa dar alguma ajuda.
Quando o comprei (da china) tive de lhe fazer um Update para conseguir ligar às redes da Europa, na Altura meti o Firmware (para o modelo SIM900) e resultou. Depois nunca mais lhe toquei.
Há 1 semana atrás fui a testá-lo e já não estava a dar, ficava a pedir "PH-NET PIN" (parece que é um bloqueio da rede ou algo assim). Ok.. vamos fazer update, à 4ª tentativa entre firmwares lá consegui acertar com 1:
1137B01SIM900M64_ST_ENHANCE ANTIGO
1137B15SIM900M64_ST NOVO
Fiz alguns testes, SMS e tudo Ok. Desliguei-o. Passado uma semana (hoje) volto a ligá-lo e já não dá novamente.. com o mesmo cartão MEO.
A sequência que faço é:
AT
OK
AT+CPIN?
+CPIN: SIM PIN
OK
AT+CPIN="****"
OK
Call Ready
ÿÿÿ
RDY
+CFUN: 1
+CPIN: SIM PIN
Ou seja, a mensagem não é como da outra vez mas está sempre a pedir o PIN. Eu envio-o, aceita e faz tipo um 'reset' e volta a pedir.. parece que na altura de se registar na rede não dá.
Não testei com cartões de outras operadoras, mas é muito estranho isto. Este cartão é um Multisim MEO mas com o meu normal do tlm acontece o mesmo.
Na semana passada quando o arrumei o comportamento era diferente e estava Ok:
AT+CPIN?
+CPIN: READY
OK
AT+CPIN="****"
AT+COPS?
+COPS: 0,0,"altice MEO"
Alguma explicação lógica para isto? Tenho de andar a alterar firmwares até encontrar um que funcione novamente?! Será da operadora que bloqueia este tipo de módulo\equipamento?