collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: BOMER  (Lida 7057 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
BOMER
« em: 14 de Março de 2016, 15:41 »
Viva!

Na sequência do post "Component Organizer (CO) on steroids" aqui vai a apresentação "oficial" do sofware que tenho andado a desenvolver e que dá pelo nome de BOMER.



O download da versão beta, por agora apenas disponível para Windows, pode ser feito aqui:
bomer.co

Quem já usou o CO vai encontrar muitas semelhanças, mas também mais features.
A destacar (nesta versão):
* Integração com o Octopart: autocomplete e preenchimento automático de campos ao inserir novos componentes, procura e download de datasheets
* Gestão de componentes e documentos (datasheets, application notes, etc), tal como no CO
* Histórico: listagem das operações mais importantes realizadas no stock de componentes

O principal objecto desta versão beta é recolher o máximo de feedback de utilização para ajudar a corrigir bugs e a definir futuras features. Na calha de novas features estão já:
* Gestão de compras
* Gestão de BOMs

O que acham? Venha de lá esse feedback! Obrigado

« Última modificação: 15 de Março de 2016, 15:34 por msr »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: BOMER
« Responder #1 em: 02 de Abril de 2016, 06:45 »
Nova versão do BOMER acabadinha de sair do forno!
Download aqui:
http://bomer.co/

Como actualizar para a nova versão?
Depois de fazer download da nova versão, basta copiar as pastas "global" e "workspace" da versão antiga para a nova versão.

O que há de novo?
Foram feitas várias melhorias, tendo em conta todo o feedback recebido até ao momento.
A mais importate: automação de updates! O que significa que os próximos updates serão feitos através do programa.
Uma das sugestões foi a criação de um "changelog", aqui está ele: http://bomer.co/_files/changelog.txt
Será apresentado sempre que houver novo update.

E agora?
Diz-me o que achas. É-te útil o programa? Encontraste um bug? O que é que gostavas que fosse melhorado/adicionado?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: BOMER
« Responder #2 em: 02 de Abril de 2016, 14:54 »
Ainda nao testei (podias era ter uns videozinhos no teu canal youtube a mostrar as funcionalidades e os upgrades consoante o desenvolvimento 8)) mas olhando para o printscreen, isso parece ser mais uma BD pra um site revendedor de componentes do que para um particular ou projectista.. nao sei, mas para um particular, interessa mais ter os componentes listados por categorias e por codigo de fornecedor em simultaneo com a referencia do produto, ter tvz algumas colunas dedicadas a varios fornecedores com respectiva ref de fornecedor, com ou sem link e preço. Ter BOM por projecto e nesta BOM interagir com a BOM geral de stock, pra saber se existe em stock ou se é preciso adquirir ou mudar o componente.

Relativamente às BOM, como são feitas ou co sao adicionados os componentes? pode-se fazer upload por ficheiro csv ou através do txt/BOM que por exemplo os softwares, tipo Eaglecad, geram?

Era tb interessante ter a possibilidade de gerar codigo de barras ou QRCode e gerar etiquetas assim como leitura e respectiva adicão por esse método, mediante os codigos de barras do fornecedor/vendedor.
(para mim tenho de arranjar uma coisa destas porque dava-me mto jeito, pra saber o que tenho ou deixo de ter e evitar estar sempre a editar/adicionar coisas à la pata ou andar a comprar componentes que afinal até ja os comprei ou que ainda nao os gastei.. Já tenho um leitor de codigo de barras e QRCode para tlm mas falta-me encontrar um programa nao muito complicado e facil de usar do estilo)
« Última modificação: 02 de Abril de 2016, 14:56 por Hugu »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: BOMER
« Responder #3 em: 03 de Abril de 2016, 23:28 »
Ainda nao testei

Então e opina-se sem se testar? Isso é o chamado "mandar bitaites" :)
Obrigado por partilhares as tuas ideias ainda assim.

Os componentes podem ser listados por categorias (chamam-se "labels").
A criação/gestão de BOMs e respectiva interação com o stock actual de componentes vai ser uma das features principais e a meu ver a mais interessantes, mas ainda está no "forno", daí a app estar ainda na versão beta. Mas conto ter a primeira release com essa feature em Abril.

Entretanto vou lançar novo mini-update. A versão que anunciei ontem requer "admin privileges" (por causa do updater), ao contrário da nova versão.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: BOMER
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2016, 20:49 »
Então e opina-se sem se testar? Isso é o chamado "mandar bitaites" :)
Obrigado por partilhares as tuas ideias ainda assim.
sim.. ja deduzia que ia receber essa boca, mas tb n costumo dizer que faço coisas qdo nao as faço e
nao testei a nova versao e como disse, foi comentário ao que se vê no printscreen e às funcionalidades que ja enumeraste e que aproveitei para continuar a dar sugestoes ou opinioes que para mim seriam uma mais valia e que nao encontro para ja em nenhum outro programa que ja me tenha crusado. Se as funcionalidades ja existem ou nao, basta confirmares ou nao a existencia e se é do teu interesse ou nao implementar no teu programa (ok, tb o fizeste:)). Para mim ha coisas que fazem mais falta, e que nao se encontrar em programas que ja ha por aí e que andam todos à volta do mesmo, e tb duvido que queiras fazer uma coisa igual a centena de outros programas do género, ok ha que haver uma base constante em todos este tipo de programas, mas a ideia tb deve ser em fazer algo que as pessoas procuram e que nao encontram na maioria deles (tb n sei qual o teu objectivo ou que futuro queres dar ao teu programa, mas isso é la contigo  8))
Por isso n é preciso ensaiar ou fazer BD de 500 produtos e tentar usar todas as potencialidades do mesmo ou descubrir como se faz isto ou aquilo, se ja existe uma descrição do que o software faz ou n dá para fazer nele, porque adicionar componentes à la pata leva tempo e pachorra, isto se nao existir uma forma de importar mais ou menos automatica de outra BD que ja exista.. (tb é preciso que as outras BDs permitam exportar os dados, pois tb é normal as pessoas nao facilitarem a vida dos "clientes" para a mudança/transferencia para programas da concorrencia, right? :) )
Tb podes n estar interessado nas minhas sugestoes porque podes achar, e nao digo que nao, seria mais para uso e proveito comercial do que particular, mas tb, se existe algo que é gratis e que satisfaz mais que um programa pago, nao vou dizer que nao. Se encontrar algo que me ajude e que faz o que gostava que o programa fizesse, mas que teria de pagar por ele, tb nao é opçao que é descartada, é uma questão de peso e medida, beneficio/proveito.

Mas força! vou continuar a seguir o progresso do teu programa e se possivel, ir testando o dito cujo.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: BOMER
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2016, 18:56 »
Viva,

eu testei, e no linux! Esta a correr em Wine, aparentemente sem problemas :O
Mas preferia a versao nativa. Sera que podias compilar no Linux?

Feedback
- No meu teste (com linux / Wine) a fonte aparecia um pouco pequena, parece ser uma fonte diferente da que tens nos screenshots, mais curta ou entao esta com alguma definicao diferente.
A leitura nao era tao boa como a que tens nos screenshots.

- Gostei da feature de sugestoes baseada na procura no octoparts.. Sera que dava para adicionar mais informacao retirada de la? (Por exemplo na digikey/mouser eles tem o link para a datasheet)

- Sera que em vez de o edit ser um pop-up podia ser como o "DETAILS" e aparecer lateralmente?

- Nao consigo abrir directamente os documentos (datasheets) mas pode ser  de estar a correr no wine.

- Nao entendi bem como o programa guarda as coisas (e eh em formato binario :/) mas dava jeito conseguir fazer backups / eventualmente ligar ah dropbox ou a um repositorio git.. (isto n precisa de ser feito no programa, mas importa saber exactamente que pastas guardam a nossa informacao)

- Imagino que se fosse um formato textual, ao integrar com GIT, seria mais tranquilo ate usar isso em multi-utilizador, porque os conflitos podiam ser textualmente resolvidos.

- O facto de estares a optar por uma abordagem nao opensource / e formato ficheiros binario, causa-me problemas na consciencia para o caso de usar o teu programa e depois ele deixar de ser suportado, tambem deixo de conseguir exportar a informacao para outros (ou para um formato mais legivel.. XML ..etc)

- Podias revelar porque estas a fazer nao opensource? que servicos tens em mente / adicoes que vao ser exploradas comercialmente?

Bom trabalho!

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: BOMER
« Responder #6 em: 15 de Abril de 2016, 18:24 »
(...)

1) No meu teste (com linux / Wine) a fonte aparecia um pouco pequena, parece ser uma fonte diferente da que tens nos screenshots, mais curta ou entao esta com alguma definicao diferente.
A leitura nao era tao boa como a que tens nos screenshots.

2) Gostei da feature de sugestoes baseada na procura no octoparts.. Sera que dava para adicionar mais informacao retirada de la? (Por exemplo na digikey/mouser eles tem o link para a datasheet)

3) Sera que em vez de o edit ser um pop-up podia ser como o "DETAILS" e aparecer lateralmente?

4) Nao consigo abrir directamente os documentos (datasheets) mas pode ser  de estar a correr no wine.

5) Nao entendi bem como o programa guarda as coisas (e eh em formato binario :/) mas dava jeito conseguir fazer backups / eventualmente ligar ah dropbox ou a um repositorio git.. (isto n precisa de ser feito no programa, mas importa saber exactamente que pastas guardam a nossa informacao)

6) Imagino que se fosse um formato textual, ao integrar com GIT, seria mais tranquilo ate usar isso em multi-utilizador, porque os conflitos podiam ser textualmente resolvidos.

7) O facto de estares a optar por uma abordagem nao opensource / e formato ficheiros binario, causa-me problemas na consciencia para o caso de usar o teu programa e depois ele deixar de ser suportado, tambem deixo de conseguir exportar a informacao para outros (ou para um formato mais legivel.. XML ..etc)

8) Podias revelar porque estas a fazer nao opensource? que servicos tens em mente / adicoes que vao ser exploradas comercialmente?


1) Isso é excelente! O BOMER não foi de todo testado no Linux. Para já nao estou a considerar compilar para Linux ou OSX por esta razão: ha alguns detalhes que são platform-specific e manter releases para vários sistemas operativos consome muito tempo. Todo o tempo livre que tenho neste momento será para corrigir bugs ou implementar novas features (BOM management).

2) Sim. Quando estas a adicionar/editar uma "part" ao adicionares um documento tens 3 sources: filesystem (caso exista algures no teu disco rígido), workspace (caso já exista no BOMER) e web (caso tenha sido possivel - neste caso através da integração com o Octopart - encontrar datasheets)

3) Porque é que achas que faz mais sentido dessa forma?

4) Possivelmente sim. Como estás a tentar abrir? Podes clicar no botão "Open File" ou fazer duplo-clique na tabela de documentos (nos "details") que estão associados à "part"

5) 6) 7) Isso é algo que poderá ser melhorado com o tempo. Por agora, para exportar dados, tens esta opção: right-click na tabela de componentes e seleccionar "Copy Table". Isto copia-te para o "clipboard" o conteudo da tabela em formato "tabbed separated values". Podes facilmente criar um ficheiro com isso e abri-lo no MS Office Excel por exemplo.  Por outro lado, para efeitos de backup total, as pastas que precisas de guardar são a "workspace" e "global".
Ideias para melhorar isto incluem: criar um sistema de plugins em que tens acesso aos dados mais importantes do BOMER e assim poderes implementar a funcionalidade especifica que pretendes.

8) Sim. Porque o modelo "opensource/free forever" não paga contas e para manter o desenvolvimento peciso de no mínimo, e além de tempo, comer e ter onde viver :D A ideia será ter sempre uma versão free que se adeque às necessidades de um Maker e outra paga com features que só são uteis para quem use o BOMER a um nível mais profissional.


Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: BOMER
« Responder #7 em: 04 de Abril de 2017, 19:41 »
Foi-me sugerido vir aqui a este post, ja agora pergunto pelo desenvolvimento e dou uma sugestão.

O que achas de criarmos libraries de componentes comunitarias, isto porque pelo menos o eagle, pode ser assignado, a um directório de dropbox, e adicionava-se cada componente ao respectivo package no BOOM, e os users poderiam fazer download para a versão que melhor lhe convinha (eagle, algum, proteus)

Isto porque já à algum tempo que ando a pensar criar Bibliotecas minhas para os componentes (para quase sempre as da Sparkfun), pois tenho para aqui imenso lixo, se houver um grupo de users do eagle que queira planear uma coisa destas eu estou dentro para ajudar

« Última modificação: 04 de Abril de 2017, 19:47 por Kristey »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: BOMER
« Responder #8 em: 04 de Abril de 2017, 22:08 »
Kristey, a página nao tem sido actualizada mas têm havido actualizações do BOMER!
Aliás, está para sair brevemente nova versão com algumas novidades importantes. Conto ter a nova versão disponível para download durante a próxima semana.

Pelo que percebo, o que sugeres é facilitar a criação de BOMs, associando ("assign") componentes reais às referencias de um projecto (R1,R2,C1,C3, etc), certo?

Essa é uma das novidades da nova versão. Importas um ".csv" com as referencias do teu Projecto e no BOMER fazes assign dos componentes que queres usar. Por cada vez que "assemblas" X unidades desse teu projecto, o stock de cada componente usado é decrementado automaticamente.
Além disso tens acesso a uma estimativa em tempo real do custo de cada componente e total do teu projecto.

Através do BOMER também podes criar/gerir compras, e por cada vez que recebes uma encomenda o stock de cada componente é incrementado.

Isto resolve o que pretendes fazer?


edit:
aqui fica uma pequena amosta do que está para vir na próxima versão do BOMER (dados fictícios, só para teste)


« Última modificação: 05 de Abril de 2017, 01:48 por msr »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: BOMER
« Responder #9 em: 05 de Abril de 2017, 11:13 »
Antes de mais parabéns pelo projecto e postura. A de vires ao mercado recolher opinões antes de investires rios de dinheiro num projecto ainda em fase embrionária e depois ires todos feliz para o tanque dos tubarões.  ;)

Haaa, parabéns pelo site. Está porreiro. Prático e objectivo!
Uma sugestão, coloca um contador de downloads. Sempre valoriza o produto e dá para ter uma ideia da adesão da comunidade a novos interessados (valoriza o produto). Adiciona uma aba para review do pessoal. Era potente!

Outra sugestão e talvez mais importante! Porque não fazer este software em web?
Para testar vou ter que utilizar máquina virtual, o que infelizmente tenho que fazer bastantes vezes quando estou a trabalhar com automação e electrónica.
Mas Ok, é uma tecnologia totalmente diferente mas irias chegar a muitos mais users! Eu também utilizo Linux e sinceramente não me vejo a "perder" tempo com o wine! Quando quero beber vinho vou à cozinha  :P

Sendo eu novo no assunto, aprendo mais a seguir este tópico e a ver o teu programa do que propriamente a dar sugestões sobre o programa. Ainda estou muito verde na área e não sei metade das funcionalidades que ofereces no programa. Percebo o objectivo, pois gestão é uma das minha áreas, mas ainda não estou com conhecimento suficiente para acrescentar valor!

Vou continuar a seguir o tópico pois fiquei com a ideia que talvez possa aplicar isto ao BOM para material eléctrico.  :D :D Porreiro!

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: BOMER
« Responder #10 em: 05 de Abril de 2017, 11:40 »
@edeweld, obrigado pelo feedback!

Sim o site está a precisar de uma remodelação. Tudo isso a acontecer em breve (ainda em Abril ou mais tardar Maio).

Embora só corra em Windows por agora, o BOMER poderá ser cross-platform. Em relação a ser offline (e não web), os programas que se usam para desenhar PCBs também o são, ou pelo menos os mais usados (Eagle, Kicad, Altium). Tem a vantagem de, mais tarde, poder ser integrado a um nivel mais avançado com qualquer um destes softwares. Porém, uma interface na web também está nos planos, essencialmente para consulta de informação sem ter que correr o BOMER no computador.

Por outro lado, o BOMER ainda que offline faz muito uso da web nomeadamente ao apresentar preços em tempo real dos componentes e dar sugestões de nomes de componentes e respectiva informação associada ("autocomplete").



Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: BOMER
« Responder #11 em: 13 de Abril de 2017, 02:48 »
Só para avisar que hyá nova release para download: http://bomer.co
E que inclui as features que descrevi no meu post anterior.

Experimentem! Feedback é bem vindo :)

Edit: link corrigido
« Última modificação: 13 de Abril de 2017, 12:47 por msr »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: BOMER
« Responder #12 em: 19 de Abril de 2017, 19:00 »
Já agora, devias optimizar o site.
Procuro no Google e não aparece.
Keywords: Bomer components

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: BOMER
« Responder #13 em: 19 de Abril de 2017, 19:13 »
Sim, o site está a precisar de um update. Por agora está em "stealth mode", mas novidades para breve.