collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construir um PICKIT2  (Lida 13224 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #30 em: 12 de Fevereiro de 2017, 21:35 »
Tens a versão free do Altium, não sei é se tambem importa ficheiros, é questão de experimentares..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #31 em: 12 de Fevereiro de 2017, 21:42 »
é isso que estou a fazer.
so que os gajos fazem mil e uma perguntas para fazer o download da versao free trial
vamos ver se da para abrir os ficheiros...

depois conto.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #32 em: 12 de Fevereiro de 2017, 21:49 »
araujo, nao era o caso da grafica versus monitor, era mesmo do tango versus monitor...

Tá difícil de me fazer entender: as placas gráficas antigas estavam-se a borrifar para que monitor lhe ligavas, se não aguentassem com o timing, azar, não se via nada (ou andava "às voltas"), faz reset à máquina e começa de novo. E tal como a gráfica não sabia que monitor tinha ligado, obviamente também o software não tinha como saber.
Além disso os monitores mais antigos eram mais limitados em termos de frequência de refrescamento e clock horizontal. O "alivio" que foram os primeiros multifrequência, e hoje em dia qualquer LCD aguenta com um range de frequências muito superior aos CRTs, também devido às resoluções elevadas.
Tás fixado ao monitor, quando na realidade era a placa gráfica que estava nesse PC, conjugada a velocidade (mais lenta) da máquina.

Segue o guia que eu e o hugo te enviamos para o DOSBOX que és capaz de te surpreender. Tenta encarar lado positivo: os 30 minutos que demoras a experimentar não são nada comparado com as horas que irias perder num esforço de redesenhar as placas.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #33 em: 12 de Fevereiro de 2017, 21:51 »
tb só tem 15 dias para usar a versao trial da altium..tens de programar um programa bem programado :P

Ou entao tenta o tango2000, parece que era pro Windows XP e Windows 98

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #34 em: 12 de Fevereiro de 2017, 21:54 »
araujo, eu nao sou novato no software...
ja mexo em software ainda antes de haver computadores ibm compativel...
ja experimentei dox box e mais sei la o que isto tudo em ambiente win xp, desde que saiu o xp sempre o usei ate agora ha seis meses atras. entretanto arranjei um pc domestico melhorzinho e metilhe o seven em cima do vista...

obrigas-me a estar a descompactar o tango para te mostrar os drivers de video com que este programa trabalhava... :(

daqui a uns minutos ja meto aqui o print screen.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #35 em: 12 de Fevereiro de 2017, 22:00 »
Hugo, se conseguir converter tudo o que tenho em 15 dias, vai ser optimo. ;)
ja vi pelo instalador que reconhece os ficheiros Tango, ja nao é mau...

araujo: tens aqui o print screen da pasta original do tango pcb...
os ficheiros com a extensao *.drv sao os unicos drivers de video que o tango reconhece.
agora a parte pior é fazer as graficas reconhecerem esses drivers, nao te esqueças que este programa funcionava em modo dos full screen no windows 98 e 95.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, 22:02 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #36 em: 12 de Fevereiro de 2017, 22:37 »
confirmo que consigo abrir estes ficheiros com o altium :)
depois de o intlar tive que fazer reboot ao pc a pedido do instalador...

bom agora tenho 15 dias para converter umas boas dezenas de esquemas e pcbs antigos... :)

Hugu obrigadinhos pá. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #37 em: 12 de Fevereiro de 2017, 23:31 »
Ainda bem!

Mas se quiseres matar saudades, testa o DOSBOX.
Obrigaste-me a ir buscar o meu primeiro CD (para onde gravei todas as minhas disquettes) para procurar a minha cópia do Tango e os minhas PCBs que desenhei nele, e com o DOSBOX seguindo as instruções que mostrei não tive qualquer problema em correr o mesmo. Estou num portátil i3 com Windows 10, segue o screenshot em anexo.

Com esta volta ao passado (pelo menos 21 anos, os ficheiros estão datados de 1996), lembrei-me do trabalho que dava fazer uma PCB. A minha "workflow" era desenhar os esquemas em ORCAD (usando as libs std, se não tivesse um componente usava um conetor e substituía no layout), exportar netlist, e depois importar no Tango e desenhar a PCB.
Aproveitei e voltei a experimentar ORCAD antigo e buscar uns esquemas, e é mesmo tão intragável como me lembrava! Mas era o que se conseguia arranjar! Lembro-me que quando saiu o Protel 99 SE que era uma bomba. Pedi um CD de trial e gostei tanto que perdi uns dias a crackar o mesmo (e consegui!!!).

araujo, eu nao sou novato no software...
ja mexo em software ainda antes de haver computadores ibm compativel...
O meu primeiro computador foi um ZX81 que a minha mãe ofereceu ao meu pai em kit (das Selecções de Rádio!) e que depois de montado ficou para mim. Ainda o tenho e funciona, mesmo o teclado de membrana que quando se abre é preciso dar mais um jeito à fita ;)
Nem todos crescemos com o Windows 8)
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, 23:36 por jm_araujo »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #38 em: 12 de Fevereiro de 2017, 23:47 »
impressive! parece um jogo ;)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #39 em: 13 de Fevereiro de 2017, 00:03 »
confirmo que consigo abrir estes ficheiros com o altium :)
depois de o intlar tive que fazer reboot ao pc a pedido do instalador...

bom agora tenho 15 dias para converter umas boas dezenas de esquemas e pcbs antigos... :)

Hugu obrigadinhos pá. ;)

já só tens 14 dias!  ;D

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #40 em: 13 de Fevereiro de 2017, 18:13 »
araujo eu tambem ja tentei com dos box e nao consegui ate pus um win98 a ser emulado no dosbox e nada...
mas agora tambem ja nao vai ser preciso emuladores de dinossauros. ;)

em relaçao ao zx, nunca mais me esqueço que durante as tres horas que "sequei" no quartel onde fiz a inspeçao por causa da guia de finalizaçao da inspeçao, estive a escrever de cabeça, um programazeco de publicidade para a radio onde trabalhava na altura. assim que entrei no comboio de regresso passeio ao papel que nao era muito naquele dia.
a noite foi passar para o spectrum e compilar e gravar aquilo foi uma festa que durou ate as 4 da manha. bons velhos tempos... :)

o altium so tem um senao, para abrir os esquematicos é preciso comprar um modulo de traduçao do Tango Schematic. Mas a partir do desenho do pcb ja da para fazer engenharia reversa sem grandes problemas. ;)

obrigado a todos pela ajuda disponibilizada.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #41 em: 23 de Fevereiro de 2017, 14:57 »
Obrigado pela ajuda pessoal.

Vou fazer o download do Kicad, que tem versão para Linux  8) :D ;), e estudar mais sobre o programa.