collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor  (Lida 11734 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« em: 08 de Abril de 2016, 19:56 »
Olá a todos,

Enquanto a saga da dupla bigorna se vai desenrolando (neste momento 4 episódios), publiquei outros dois vídeos.

Estes dois vídeos resultam da necessidade de organizar a oficina e de poder permitir ter um sistema de sopragem de aparas na fresa para poder prosseguir com o projecto da dupla bigorna.

Montagem de uma mochila num aspirador:


Testes e selecção a compressores usados (de frigoríficos) para usar num sistema de compressão de ar para 8bar:


Bom fim de semana,
SC

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #1 em: 10 de Abril de 2016, 00:01 »
Muito fixe Serra Cabo ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #2 em: 11 de Abril de 2016, 18:14 »
Olá, gostei dos vídeos.  :)
Na explicação do compressor fiquei um pouco confuso.

. Num frigorífico não é suposto haverem fugas de gás, logo também não deveria entrar óleo nas tubagens.
Entretanto esse filtro já existe na montagem original.
Claro que numa pintura é essencial que o ar esteja livre de impurezas, por isso um filtro é sempre bom nem que seja para eliminar o pó, esse desgraçado.

. Também desconhecia que era necessária uma certa pressão para o compressor arrancar, isso parece-me um pouco contraditório já que é o próprio compressor a gerar essa pressão. "condensador e outro" fiquei na mesma.

. O que também desconhecia era o ar que passa no compressor servir para arrefecer este, pensei que fosse só de passagem mesmo, sendo o óleo usado para transmitir o calor para a carcaça além de baixar o ruído e manter a fluidez do mecanismo.
Não é suposto o motor estar a trabalhar por longo tempo, e nas pausas vai arrefecendo, penso eu.
Em pintura seria sempre bom arranjar uma forma de arrefecer este motor para longos períodos de funcionamento, pois nem sempre se pode parar a meio.

. A temperatura baixa na descompressão na válvula de expansão, passando de liquido a gasoso ao baixar a pressão, o frio não é gerado dentro do frigorífico, apenas absorve o calor (energia) .

Segue um vídeo explicando o funcionamento de um frigorífico por alto:



Cada vídeo explica de uma forma diferente mas o principio é o mesmo.



Quando se recuperam algumas peças de outros equipamentos é sempre bom ter-se conhecimento como funcionavam, o mais chato é só se estudar para essa peça, creio ser a única desvantagem ao se aproveitar para outros fins sem ser a original.

Hummm acho que estou a sair um pouco do tópico.
Bom trabalho SerraCabo e obrigado pela divulgação, já sabes que se aproveitares uma lâmpada de automóvel, vais ter de estudar todo o carro  :P

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #3 em: 11 de Abril de 2016, 18:49 »
tenho tenho aqui um parado para usar com um tanque de 25l, o único problema é a lubrificação do compressor, conheço quem já tenha feito isto mas passado um tempo o compressor agarrou por estar a trabalhar demasiado tempo, nesse caso convém saber se ele não aqueça muito..

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #4 em: 11 de Abril de 2016, 19:29 »
Caro Dropes.

"Num frigorífico não é suposto haverem fugas de gás, logo também não deveria entrar óleo nas tubagens."

É fatal haver óleo nas tubagens. Pouco mas fatal. Há casos em que se colocam separadores especiais para atenuar substancialmente o caso, mas mesmo assim há óleo misturado com o gás.

Na montagem original da generalidade dos frigoríficos e pequenos aparelhos de ar condicionado (vulgo splits) nada há sequer para evitar que o óleo se passeie (na tal pequena proporção) com o gás.

Em pintura, há que expurgar, tanto quanto possível o óleo do ar comprimido e para esse caso há separadores que atenuam substancialmente o fenómeno. Alguns há. muito bons, que atenuam muito. As poeiras devem ser retidas tanto quanto possível à entrada do compressor.

"Também desconhecia que era necessária uma certa pressão para o compressor arrancar"

Depende do tipo de compressores. Há-os que arrancam em condições difíceis e os que só conseguem arrancar em condições favoráveis. Neste último caso, se a pressão for, à entrada, digamos metade da pressão que está à saída, ele não consegue vencer a primeira volta, fica a rosnar e dispara a protecção térmica. Quando a pressão à entrada é idêntica à de saída, quer sejam ambas altas ou baixas, ele arranca facilmente porque não tem oposição de pressão na saída face à de entrada.


"O que também desconhecia era o ar que passa no compressor servir para arrefecer este, pensei que fosse só de passagem mesmo, sendo o óleo usado para transmitir o calor para a carcaça além de baixar o ruído e manter a fluidez do mecanismo."

O grosso do arrefecimento do motor é conseguido pelo ar (ou gás no caso dos frigoríficos) que passa pelo motor. à pressão atmosférica o ar é pouco denso para arrefecer o motor pelo que deve haver cuidado. Claro que pela carcaça também se liberta algum calor, mas são trocos. Ainda por cima os gases de frigoríficos são, à mesma pressão, muito mais densos que o ar atmosférico, pelo que têm mais capacidade para roubar calor ao motor.


"Não é suposto o motor estar a trabalhar por longo tempo, e nas pausas vai arrefecendo, penso eu."

No caso de frigoríficos saudáveis, pode trabalhar ininterruptamente, no 'nosso' caso será pouco provável que possa e, caso precise arrefecer parado, vai demorar um bom bocado porque terá que perder o calor pela carcaça. Claro que, quanto menos o compressor tiver que fazer subir a pressão maior será o caudal e o arrefecimento e mais dificilmente sobreaquecerá. O que já tenho comprime de zero (pressão relativa) para 18 o que é uma violência. Por isso pretendo distribuir esse trabalho pelos dois compressores.


"A temperatura baixa na descompressão na válvula de expansão, passando de liquido a gasoso ao baixar a pressão"

Não é exactamente assim, mas eu não quero entrar por esse campo. Continua quase completamente em líquido evaporando uma pequena parte dele para o arrefecer. O vídeo explica muito bem.

Abraço
SC


Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #5 em: 11 de Abril de 2016, 19:34 »
Caro andre_f_carvalho,

Leia, por favor, a minha resposta anterior que é capaz de clarificar algo.

"passado um tempo o compressor agarrou por estar a trabalhar demasiado tempo"

Agarrou (mecânicamente) ou torrou o bobinado? O habitual é torrar o bobinado.

É ainda fundamental ter-se a certeza que as bobinas são ligadas/desligadas na sequência correcta (nos frigoríficos simples o arranque dá-se quase sempre por relé simples de arranque e sem condensador - no canal há um vídeo sobre relés de arranque) e manter a protecção térmica em condições. Nalguns casos, a protecção térmica está embutida no bobinado pelo que não pode ser verificada.

Abraço
SC

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #6 em: 12 de Abril de 2016, 09:09 »
Bastante interessante.

O outro compressor tem reservatório? Pode mostrar e descrever o sistema?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #7 em: 12 de Abril de 2016, 10:32 »
Caro nunosilvarocha,

Os compressores têm, dentro, algo comparável à panela de escape dos carros e que, pois claro, se chama muffler, e que serve para abafar o ruído das 'bombadas' do pistom. Alguns compressores não trabalham a pistom mas precisam igualmente do muffler ou as pessoas queixar-se-iam que o frigorífico faria um ruído de metralhadora. Eesse muffler é apenas do tamanho de uma pequena lata de sardinhas e como reservatório é fraco.

O meu primeiro compressor deste tipo (tenho outros dois, convencionais, que quando arranca fazem tremer os tijolos) tem por reservatório uma garrafa de gás Camping de 1/2Kg (as mais pequenas não descartáveis). Este segundo terá, pelo que estou a planear, um extintor velho de 7dm3 de capacidade.

Outros pormenores surgirão à medida que for montando e gravando a actividade.

SC

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #8 em: 12 de Abril de 2016, 10:33 »
Talvez tenha sido os tais reles ou até mesmo a pressão a saída ao arrancar,  terá mesmo de ter uma pressão igual na entrada/saída? É que com um reservatório tire esse problema caso a pressão baixe

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk


Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #9 em: 12 de Abril de 2016, 14:58 »
Caro andre_f_carvalho,

A resposta não é complicada mas talvez se perceba melhor se eu mais logo à noite fizer um pequeno vídeo sobre isso.

SC

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #10 em: 12 de Abril de 2016, 21:46 »
A ideia que tenho em fazer um compressor com reservatório e todo o seu comando não me preocupa,  o que pode ter entrave é essa questão de pensões iguais para que ele possa arrancar,  ou ter a força para arranque,  mas talvez isto não seja nada se mais,  e só estarei a complicar a coisa xD

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk


Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2016, 21:56 »
Estou, justamente, a acabar o vídeo com a explicação. :)

SC

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #12 em: 12 de Abril de 2016, 22:00 »
Ok xD

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dupla bigorna, mochila para aspirador e compressor
« Responder #13 em: 12 de Abril de 2016, 23:52 »
Desde já obrigado pela explicação Serra Cabo.

O compressor de um frigorífico é basicamente um motor com um pistão, 2 válvulas, cambota e pouco mais.
Então de que forma poderão haver outros factores pelo meio para que este motor não arranque, não dará para os eliminar (tirando o termostato)?

Já um compressor rotativo de AC é um pouco mais complexo, vários pistões (+-7), menos ruído e vibração, em desvantagem o preço.