collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [1 Servo Robot] Esquentador económico  (Lida 8750 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
[1 Servo Robot] Esquentador económico
« em: 30 de Maio de 2009, 13:18 »
Venho expor uma ideia para se poupar energia e trazer algum conforto.

Certamente que muitos de vós usam o tradicional esquentador para aquecer a água sanitária lá em casa e tal como eu já devem ter apanhado com água fria no banho porque alguém abriu a torneira da água quente.
A outra situação que pretendo contornar é a de se estar constantemente a gastar gás sem chegar a usar a água quente, esquecem-se de virar a torneira para o lado da água fria e abrem só para tirara um copo de água o esquentador acende mas logo se apaga gastando e gás e não produz água quente.
Portanto a ideia é usar um PIC que no meu caso vou escolher o 16f876a (no meu caso a escolha deve-se a ser o que tenho disponível), um sensor de temperatura  (LM335), um servo motor , um detector de caudal e dois display de 7 seguentos (para vizualizar a temperatura).

(Imagem do meu esquentador)


 
Como podem verificar na figura acima eu já coloquei em série com o esquentador um cilindro com pouca capacidade, escolhi este cilindro por ter um bom isolamento
( consegue manter a água quente durante muito tempo) esta operação permite poupar água, porque durante o banho posso fechar e abrir a água sem que venha água fria, com este reservatório de água quente na saída do esquentador não preciso de ter a água sempre a correr durante o banho, o esquentador quando arranca deixa passar  água fria durante uns segundos, o que é suficiente para arrefecer toda a tubagem,  é água que temos que deitar fora sem usar. É aqui que vou usar o servo motor para controlar o caudal da água rodando o regulador de caudal do esquentador, desta forma medindo a temperatura da água na saída do esquentador se a água sair mais fria do que o programado o servo vai actuar sobre o regulador de caudal  de forma a deixar passar pouca água e minimizando o arrefecimento ajustando o caudal para manter a temperatura programada.
Para evitar a situação mencionada anteriormente de o esquentador ligar e desligar sem chegar a aquecer a água vou usar um detector de caudal. Com um detector de caudal colocado no circuito da água quente detecto que há um pedido de água quente mas não permito que o esquentador ligue de imediato actuando sobre o interruptor do esquentador mantendo-o desligado durante uns segundos, desta forma ele não chegará a ligar quando se encher um copo de água.



No regulador de caudal será aplicado o servo motor.

Relativamente ao interruptor será colocado um contacto
 de  relé que será comandado pelo PIC.

Para  detector de caudal vou usar o seguinte:


 
Local do autor original:

http://63.74.115.230/tips1114/

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:[1 Servo Robot] Esquentador económico
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2009, 10:41 »
Olá a todos,

Estou a postar para pedir que critiquem a minha ideia.

Gostava muito que apontassem possíveis melhorias.

Eu vou montar tudo na breadboard e depois posto aqui as primeiras linhas de código e imagens.

Mas digam mal!!!

Apontem falhas!!

Obrigado

jp_

Offline Rebel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
    • Raspberry Pi
Re:[1 Servo Robot] Esquentador económico
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2009, 10:55 »
Ola, eu pensei numa coisa semelhante mas era para regular a temperatura da agua no chuveiro (que fica bastante longe do esquentador). Quando estou a usar agua quente não tem muita lógica aquecer a água no esquentador e de seguida adicionar agua fria para a temperar. A ideia é ter um sensor no chuveiro (ou na entrada de agua para o wc) e uma forma de regular a temperatura a que a agua lá chega accionando o controle de gás do esquentador.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:[1 Servo Robot] Esquentador económico
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2009, 12:12 »
citando Rebel  ««Ola, eu pensei numa coisa semelhante mas era para regular a temperatura da agua no chuveiro»»

É o mesmo objectivo mas eu  pretendo travar aquelas vezes que o esquentador trabalha sem necessidade.


citando Rebel ««Quando estou a usar agua quente não tem muita lógica aquecer a água no esquentador e de seguida adicionar agua fria para a temperar»»

Eu pretendo controlar a temperatura da saída do esquentador de forma a não necessite de adicionar água fria, nem todos gostamos da mesma temperatura da água por isso vai ter que haver sempre um pequeno ajuste por excesso eu estava a pensar por volta dos 39 a 40ºC com as perdas pelo caminho chega ao local nos 37 a 38ºC penso eu mas só testando.

uma vez estando longe do esquentador a transmissão da temperatura teria que ser via radio e na zona do chuveiro equipamento electrónico é para se molhar que é o mesmo que dizer danificar.

Obrigado por postares.

jp_



 
« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 19:26 por jp_ »