collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Drone Pessoal  (Lida 22564 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Drone Pessoal
« Responder #45 em: 13 de Junho de 2017, 16:59 »
Em tempos andei a ver isso, havia um sensor para chama, tinha aspecto de LED.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Drone Pessoal
« Responder #46 em: 13 de Junho de 2017, 17:09 »
afinal a minha ideia inicial nao era assim tao estapafurdia em relaçao as pranchas voadoras.

os marcos geodesicos nao ficam muitos kilometros afastados uns dos outros?
na regiao de lisboa so vi um ate agora la pros lados de alfragide ou carnaxide ja nao sei bem...

os proprios marcos podiam ter as antenas de longo alcance instaladas para comunicaçoes com a "civilização"
bem como todo o sistema de apoio e backup das plataformas....

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Drone Pessoal
« Responder #47 em: 13 de Junho de 2017, 17:11 »
Numa outra vida trabalhei num sistema de deteção de incêndios, mas que esbarrou precisamente na deteção da chama, é mais complicado do que parece. Detetar uma chama não é difícil, o difícil é obter um bom grau de confiança porque os falsos positivos são mais que muitos.
IR tens as reflexões solares (que são variáveis ao longo do dia).
UV os sensores são sensíveis a radiações de fundo.
Imagem é preciso poder de processamento. Localmente consome energia , remotamente consomes dados, e na altura não havia nenhum dos dois em quantidade. Hoje em dia talvez fosse a melhor solução, mas uma FLIR com uma resolução decente + ótica não é propriamente barato.

Por isso é que já se houve falar de soluções do género há muitos anos mas os resultados são os que se vem.



Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Drone Pessoal
« Responder #48 em: 13 de Junho de 2017, 17:29 »
se um detector de calor estiver apontado para o solo na vertical , nao sofre assim muitas interferencias solares.

um bom sistema de micro drones apenas com um sensor de incendio e temperatura numa rede matricial a fazerem a sua propria triangulaçao,  pode atingir uma area de varios kilometros quadrados de vigilancia.
grosso modo uma especie de CCD de baixa definiçao e vasta area de cobertura...

aind no outro dia vi uns mini drones a venda por cerca de 25 euros e nao sao maiores que um maço de tabaco e tem camara video incorporada... isto para um uso ludico e PVP.
para sistemas destes um mini drone com 2 sensores e rede wifi acredito que fique por meia duzia de tostoes...
tudo controlado por um sistema maior e a maior altitude encarregue de outras tarefas bem como das comunicaçoes... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Drone Pessoal
« Responder #49 em: 13 de Junho de 2017, 17:38 »
Um drone tipo quadcopter nunca terá uma autonomia muito longa, é uma forma muito pouco eficiente de se manter no ar. Duvido que realisticamente se consiga mais que 1h com a tecnologia atual, e é a esticar.

Para esse género de operações teria de ser um avião não tripulado, não precisa de ser muito grande mas estamos a falar de um avião com asas, cálculos aerodinâmicos, resistência de materiais, motor eficiente e capacidade de combustível elevada, não fica certamente por 25€ por muito que se corte nos custos. E o controlo do espaço aéreo com um enxame desses bichos é um desafio "interessante"


Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Drone Pessoal
« Responder #50 em: 13 de Junho de 2017, 17:45 »
Um drone tipo quadcopter nunca terá uma autonomia muito longa, é uma forma muito pouco eficiente de se manter no ar. Duvido que realisticamente se consiga mais que 1h com a tecnologia atual, e é a esticar.

Para esse género de operações teria de ser um avião não tripulado, não precisa de ser muito grande mas estamos a falar de um avião com asas, cálculos aerodinâmicos, resistência de materiais, motor eficiente e capacidade de combustível elevada, não fica certamente por 25€ por muito que se corte nos custos. E o controlo do espaço aéreo com um enxame desses bichos é um desafio "interessante"

e se meter um micro painel fotovoltaico nas costas do bicho?
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Drone Pessoal
« Responder #51 em: 13 de Junho de 2017, 18:28 »
Há os sensores daquelas pistolas de temperatura (thermopile?). Eu entendo que com o aumento da distância, a temperatura medida por esses sensores é a média da área abrangida (que também aumenta), mas também repare-se que não é preciso fazer uma leitura absoluta, basta que as leituras comecem a ser "relevantemente" superiores ao "normal" para o dia do ano e hora do dia, etc etc. Não é preciso grande poder de processamento, isto é tudo de baixo ciclo activo. E ainda haverá dispositivos de outros vértices geodésicos para "votar" em se há fogo ou não naquela direcção. E se houver um drone barato para ir lá confirmar rapidamente antes de chamar os bombeiros, também não faz mal ter alguns falsos positivos. Há muito por onde explorar e continuo a considerar uma boa solução.
« Última modificação: 13 de Junho de 2017, 18:31 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Drone Pessoal
« Responder #52 em: 13 de Junho de 2017, 18:51 »
NJay, o Sol emite IV, e ele reflete por todo o lado.
Eu fiz uma coisa assim, mas para ser o protótipo de uma rede mesh a implementar em zonas de perigo importantes (Campos de eucaliptos por exemplo onde as companhias do papel têm os seus próprios bombeiros e mecanismos de proteção e deteção, parques naturais e coisas desse género)

A coisa tinha varios sensores, e um deles era de IR mas acabamos por tapar porque estava sempre a dar falsos positivos.
A coisa dessa forma tem sempre de ser feita com câmeras e processamento de imagem de comparação.

senso já ha cameras infra-vermelhas baratas, bem a baixo desde preço.

E eu falei nelas, Flir Lepton:
https://www.digikey.pt/product-detail/en/flir/500-0643-00/500-0643-00-ND/5215151
150€, são baratas, mas com muito menos resolução, num drone/avião a 40-50 metros de altura, e depois é o limite de temperatura, só mede até aos 100 e picos, pode detectar falsos positivos.

Assim como tens o Grid_EYE AMG88 da Panasonic por 20-30€ da Mouser ou da Farnell até.
Mais uma vez, casa dos 120-150ºC máximo.

Nos concursos robot bombeiro numa altura o que estava na moda era a camera do Wii mote que segue até 4 pontos IR, mas é bastante limitada tambem..

E quando se fala em drone, um com asas tambem é um drone, um quad é um quad, não é só multi-copters que são drones..
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Drone Pessoal
« Responder #53 em: 13 de Junho de 2017, 18:53 »
Um drone tipo quadcopter nunca terá uma autonomia muito longa, é uma forma muito pouco eficiente de se manter no ar. Duvido que realisticamente se consiga mais que 1h com a tecnologia atual, e é a esticar.

Para esse género de operações teria de ser um avião não tripulado, não precisa de ser muito grande mas estamos a falar de um avião com asas, cálculos aerodinâmicos, resistência de materiais, motor eficiente e capacidade de combustível elevada, não fica certamente por 25€ por muito que se corte nos custos. E o controlo do espaço aéreo com um enxame desses bichos é um desafio "interessante"

e se meter um micro painel fotovoltaico nas costas do bicho?

Tens micro Watts, fotovoltaico é muito ineficiente, com 30x20cm de painel tens no máximo e a correr bem 5Watts..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Drone Pessoal
« Responder #54 em: 14 de Junho de 2017, 14:31 »
e agora venho aqui escrever algo que pode nao parecer mas acaba por estar relacionado com tudo o que se escreveu aqui sobre incendios e inovaçao tecnoclogica nesse sentido...
acabei de ver ha bocado nas noticias o incendio na torre de 14 andares em londres...
lembrei-me logo de tudo o que foi escrito aqui...
as imagens nas tv's tugas da forma como foram apresentadas, relembraram em muito o nine eleven americano, apesar de ser numa dimensao menor. Mas estava demasiadamente semelhante...

agora pergunto eu, sao capazes de imaginar uma serie de drones ou plataformas voadoras ou extintores com asas, como lhe quiserem chamar, de volta do edificio a largar pó extintor ou outro produto com a mesma finalidade, logo nos primeiros minutos do incendio para aliviar a carga termica em redor do edificio, de forma que o fogo ficasse "meio preso" por assim dizer ate que os bombeiros chegassem lá?
sera assim tao dificil por os neuronios a trabalhar para melhorar as capacidades e segurança da plataforma do video que deu origem a este debate para ser usada numa situaçao destas actualmente?
nao valera a pena gastar 100 mil euros numa plataforma destas se com ela se conseguir impedir a morte de quem quer que seja, mesmo que seja apenas uma pessoa num incendio destes?

é uma pergunta que deixo no ar para ser respondida pelas consciencias das pessoas que para esta finalidade puseram tantos entraves tecnologicos e monetarios tanto neste forum como em qualquer outro sitio, infelizmente as de fora do forum nao vao ler isto.

Quando se trata de inventar algo para fins ludicos ou comerciais puros ha sempre gente em todas as comunidades a ajudar a crescer a "coisa". quando é para fins de natureza de proteção e melhoramento humano, todos encontram impedimentos...
è isso que me faz confusao, principalmente connosco povo tuga...

devido a natureza do meu trabalho tenho tido contacto com sistemas electronicos inventados por pessoas de outros paises, e o que vi foi que nao se pouparam a esforços nem a meios para criarem tecnologia nova que ainda nao existia. dao-se ao luxo por vezes de usarem "ferraris" da electronica para terem garantias que tudo funciona em todas as condiçoes existentes e que venham a existir mesmo em equipamentos que se fossem feitos cá, falhavam em 80% das situaçoes mais raras...

ca no burgo tuga, faz-se apenas o minimo necessario, seja para ganhar mais ou seja por medo do desconhecido...

e desculpem este desabafo, mas aqui neste pequeno burgo tambem tenho visto algumas coisas assim, mais fracas mas reais... :(
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Drone Pessoal
« Responder #55 em: 14 de Junho de 2017, 14:55 »
Teria muita coisa a comentar acerca do teu post, mas confesso que neste momento não estou com tempo nem paciência, pelo que vou atalhar drasticamente. É verdade que como um todo temos uma visão ou acção diferente de outros países mais "evoluídos", por várias razões. No entanto, há ideias e ideias... e eu vejo muitas "falhas" nessa ideia de ter drones na 1ª linha de ataque a um fogo num edifício, tanto dum ponto de vista tecnológico (que tamanho de drone para poder levar uma carga que fizesse alguma diferença? ...) como de use-case (atiras a água/pó contra as janelas?...). Era dinheiro muito melhor aplicado noutro tipo de sistema. Ter ideias é sempre muito bonito... mas depois temos que começar a reflectir e fazer contas sobre a aplicabilidade e viabilidade - é o duro embate contra a realidade.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Drone Pessoal
« Responder #56 em: 14 de Junho de 2017, 15:12 »
Epá, FODASSE que já irrita!

Queres anti-depressivos é isso?
Vai ao Sobral Sid ou ao Julio de Matos, no Sobral Cid ainda tenho lá uns colegas se quiseres ir pela via verde..

Vai lá falar aos médicos que queres atirar drones com extintores contra um prédio a arder.
Obviamente que os drones são inteligentes e mal cheira a churrasco lá vão eles tal enxame de abelhas, fazem tudo sozinhos, e como são tão baratos e tão pequenos existem 200 em cada cruzamento para chegarem sempre antes de qualquer outro serviço de emergência.

Tirar ideias do cu com um anzol é bué da fixe, depois quando não funciona no mundo real mas na cabecinha era ideia para um bilião á hora atiram boquinhas de não fazem nada.

Não me apaguem nem editem o post porque este fórum está reduzido a 10 pessoas e metade passe a vida a martelar na mesma porcaria, irrita-me profundamente, tiram-me o estatuto, agora o post é que não, porque precisam de abrir a porra dos olhos.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Drone Pessoal
« Responder #57 em: 14 de Junho de 2017, 16:14 »
Se houver um "drone bombeiro" por perto, que acuda o senso por favor qu'ele tá on-fire :D
« Última modificação: 14 de Junho de 2017, 16:17 por Njay »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Drone Pessoal
« Responder #58 em: 14 de Junho de 2017, 19:56 »
Antes de mais não me leves a mal, mas não ponhas palavras na minha boca muito menos intenções, não preciso de dar graxa a ninguém. Não sou assim, nunca o fiz, e gosto é de debater as coisas. E determinados contextos exigem determinadas posturas.

Já tive bons convívios com muitos bombeiros a quando de montagem de espectáculos, outros não são tão porreiros porque acham que somos uns incendiários e dai o meu comentário de "vou escrever com cuidado", porque qualquer coisa que se diga, por exemplo em jeito de piada, pode logo levar a discussão e não era esse o meu ponto nem esse o meu objectivo, nesses casos é bom por isso evitar piadas, retóricas e subentendimentos.
Eu sei que o exemplo que dei é sensível, e dai também o cuidado que eu disse que ia falar porque principalmente para vocês que conhecem isto a fundo não deve se fixe ouvir piadas porque acidentes existem em todo o lado e eu so espero que a mim nunca me aconteçam embora não esteja livre deles.
Como disse "determinados contextos exigem determinadas posturas."

Bem, antes demais devo-te um pedido de desculpa, deduzi coisas que não o que querias dizer e respondi "a quente", nunca foi minha intenção contudo uma tentativa de ataque pessoal a ti.

Citar
E seria simples se houvesse uma estrutura melhor, formações em conjunto, e um trabalho continuo para melhorar as coisas. Mas normalmente o que se faz é proibir e não se fala mais do assunto.

Obviamente que reconheço os acidentes, mas maior parte deles dão-se:
- em fabrica. (e ai sim deveria ser tudo vistoriado e bem implementado rigorosamente como manda a lei)
- em espectáculos dão se com fogo ilegal (lançado por gente que não o pode lançar e ou por pessoas que tendo credencial estão no grupo que mencionas que gosta mais do tinto do que de outra coisa, mas que venham fiscalizem o material e mandem soprar no balão todos os operadores do local de montagem, com uma obrigatoriedade de dar 0,0 por mim tudo bem e assim deveria ser.)

O problema das formações obrigatórias em Portugal é que são ministradas regra geral por entidades privadas, e infelizmente a grande maioria rege-se apenas pelo lucro, são formações pagas a peso de ouro e é mais fácil aprovar-se todos do que justificar porque se cobrou a formação de alguém e no fim se reprovou essa mesma pessoa. Não é uma situação isolada mas sim disseminado pelo país e pelas mais diversas áreas conheço inúmeros casos e presenciei vários em quase todas as formações que participei algumas delas ligadas directamente à segurança pessoal e dos outros.

A fiscalização deveria acontecer em todos os momentos, apesar de ser nas fábricas que existem os acidentes mais visíveis por aí ser a maior acumulação de explosivos e durante mais tempo o risco é constante desde o fabrico até à queima. Quanto à questão do teste do balão é sobretudo um problema de mentalidades e que demorará muito a eliminar, se houvesse boa vontade das entidades patronais esse controlo já era implementado pelas mesmas actualmente. Pelo menos nas descargas maiores esse controlo era também simples de fazer uma vez que na maior parte, senão em todas, as forças de autoridade já se encontram presentes no local a acompanhar a descarga.

Citar
Quando ao material tecnico novo antes de olhar proibir e tratar com desconfiança, se as coisas funcionassem com formação mutua tanto das autoridades como de quem executa os espectáculos, tudo seria muito melhor E escusava de haver esses problemas e esses braços de ferro.
Mas eu nem estou a falar de coisas novas estou a falar de coisas que já existem, como os simples repuxos que nem queimam a 30 cm da boca, terem uma distancia de segurança de quase 5 metros (eu sei porque, para precaver explosões internas, mas para isso existem suportes que sustêm desses incidentes, sendo que ja passaram milhares pelos meus espectáculos e sempre correu tudo bem, mas tudo bem segurança e prevenção em primeiro lugar ).

O problema que eu vejo no caso do material novo de pirotecnia não tem a ver com a capacidade dos técnicos em pirotécnia devidamente formados e acreditados (eu sei que os existem e em boa quantidade em Portugal) para decidirem se um determinado "foguete" ou técnica serem suficientemente seguros, prende-se com a falta de ensaios e testes extensivos a tudo o que pode correr mal, não é chegar à beira das autoridades que têm de autorizar o espectáculo e dizer "Nós queremos fazer isto porque é seguro e já foi feito no estrangeiro", demonstrem que é seguro, façam o mesmo que se deve fazer a qualquer produto a introduzir no mercado, testem as condições de falha\risco mais prováveis e improváveis e abram esses mesmos testes para as autoridades puderem assistir e verificar que realmente é seguro.

Citar
se quiseres continuo mas palavras até podes duvidar delas, e uma conversa que poderia ser ser entre amigos de um fórum terminas o teu post com aquele parágrafo que ate parece uma ameaça, não entendo a necessidade disso.

Quanto aos bombeiros serem uma entidade do processo, não tenho qualquer problema em dizer o que faço, quero acreditar que nunca alguma conversa deste tipo tenha repercussões ao ponto de represálias desse tipo, seria ridículo, pouco adulto e pouco profissional. Ninguém está esta aqui a ofender ninguém. Apenas a debater que dentro dos limites controlados da segurança de terceiros as coisas deveriam funcionar. Não faltei ao respeito a ninguém, apenas demonstrei o meu ponto de vista. Podia simplesmente ter ficado na minha e nem comentado se o meu medo fosse ter espectáculos cancelados por causa de uma troca de ideias.

Não dúvido das tuas palavras, e como disse acima reconheço que as interpretei mal. Voltei a reler duas vezes o parágrafo que referes e não encontro nele o que possas considerar como uma ameaça e asseguro-te que tal nunca foi minha intenção.
Para quem não percebeu os teus paninhos quentes em falar dos bombeiros cá vai a explicação:
Uma das autoridades da qual é necessária a autorização para o lançamento de fogo de artificio é o Corpo de Bombeiros da área de intervenção respectiva normalmente na pessoa do seu comandante, o que acontecia à uns anos atrás (infelizmente tive de me afastar dos bombeiros apesar de ainda pertencer aos quadros da corporação) é que todas as restantes entidades assinavam a autorização apenas após o corpo de bombeiros o fazer, é claro que num meio pequeno em que toda a gente conhece e são amigos dos bombeiros já sabem o que iria acontecer se uma festa tivesse o seu fogo de artificio cancelado porque os bombeiros não assinaram....
No parágrafo meu que cito acima (penso que é este a que te referes) nunca falei em represálias sobre ti ou ameaças de qualquer espécie, as eventuais "ameaças\represálias" (na maioria são mau estar institucional e "bocas") seriam da população para com quem lhes retira-se o fogo de artificio, de certeza que na situação que relatas que tiveram de recusar o pedido da comissão de festas por não o considerarem de todo seguro fazer houve alguns elementos que não gostaram muito de ouvir isso, pelo menos inicialmente.


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Drone Pessoal
« Responder #59 em: 14 de Junho de 2017, 20:15 »
Citar
Por exemplo, ja tive grandes discussões com directores de palco que "Não e não e não e não podia usar porque aquilo era perigoso e ia queimar a tenda e o diabo a 4", contudo lança chamas ja era na boa...
Tecnicamente isto é uma aberração, um lança chamas produz uma massa de ar quente muito superior ao que produz um repuxo (obviamente que não vamos falar em alturas porque nunca um repuxo indoor CERTIFICADO atinge uma tenda com 30 metros de altura.)
Mais perigoso são os cabos de aço de segurança que eles não podem nas maquinas de luz (presas nas estruturas a metros de altura e com pelos de mais de 5Kg) e eu ando la de baixo delas sem questionar quem andou a montar aquilo, muitos deles sem dormir e com vários dias de estrada consecutivos...
Edit:
Encontrei: https://www.facebook.com/SkyVisionPT/videos/927592077368984/
Julguem empiricamente a perigosidade disto, à primeira vista não parece existir, não digo que não precise de testes técnicos, que também não duvido que os terão feito.

Vejo nos dois exemplos que apresentas o mesmo perigo que se calhar muitos não reconhecem à primeira vista, está a ser lançado material incandescente que mesmo que não queime assusta, e os danos causados pelo pânico de algumas dezenas de pessoas a tentar fugir no meio de uma multidão são bem maiores que os que seriam causados pelo repuxo a queimar propositadamente 3 ou 4 pessoas isoladas, nem sempre o perigo está no fogo mas sim na reacção das pessoas a ele, e uma multidão torna-se rapidamente num monte de "assassinos" se se instalar o pânico no meio.
Quanto ao queimar a tenda, será talvez o menos provável de acontecer desde que o produto cumpra as regras de construção pois o impulso vertical à partida está sempre bem controlado e ninguém no seu perfeito juízo iria colocar um repuxo com propulsão suficiente para que chegasse perto do topo da tenda. Quanto aos lança chamas faz-me uma certa "comichão" que se usem dentro de uma tenda ou de um qualquer espaço fechado de "reduzidas" dimensões, das poucas vezes que assisti a espectáculos com eles deu para sentir bem o calor a umas dezenas de metros de distância.