collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ressuscitar pilhas recarregáveis Ni-Mh?  (Lida 1281 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Ressuscitar pilhas recarregáveis Ni-Mh?
« em: 12 de Março de 2022, 16:46 »
É possível ressuscitar pilhas recarregáveis Ni-Mh?

Tenho aqui um pack de pilhas D que ainda estavam dentro da embalagem, esquecidas num caixote e quando tentei recarregá-las, o carregador não inicia o carregamento. Medi a tensão delas e uma deu 0volts e outra 0.02volts.

Tenho também umas AA, que já fizeram alguns carregamentos, mas de longe os tais carregamentos limite, que apenas descarregaram com o tempo e houve a falta de substituição ou falha do carregamento de manutenção da que estão em lista de espera.

Há algum truque para iludir os carregadores de modo que comecem o ciclo de carregamento ou alguma board carregadora xpto dos ebays que consigam ressuscitá-las?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ressuscitar pilhas recarregáveis Ni-Mh?
« Responder #1 em: 12 de Março de 2022, 17:24 »
Desde que uso NiMH de low discharge (eneloops e Ikea ladda (made in Japan, sai da mesma fábrica)) que não tenho problemas desses.

Tenho um carregador que tem um ciclo de refresh que faz cargas/descargas a medir capacidade e só para quando não aumenta entre 2 ciclos. Se a pilha está a 0V, o mais fácil é por em paralelo com uma pilha carregada por um minuto ou 2, é suficiente para o carregador passar a reconhecer. Sei que não é a melhor maneira, mas é a mais fácil.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Ressuscitar pilhas recarregáveis Ni-Mh?
« Responder #2 em: 12 de Março de 2022, 18:05 »
Directamente no carregador?

São as recarregaveis do lidl, tronic energy, outras cegasa, também tenho umas de 9V da marca branca da RS que usava no multimetro, e uma também está nos zeros e também não a consigo carregar. Acho que fez avariar uma das duas posições do carregador das pilhas 9V, pois já nem acende o LED indicador, e o resto marcas brancas, que vêm nos kits eletrónicos/elétricos, lexman e varias outras sem nome algum.

E que carregador é esse?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ressuscitar pilhas recarregáveis Ni-Mh?
« Responder #3 em: 14 de Março de 2022, 11:02 »
Directamente no carregador?
Já fiz das duas maneiras (no carregador e fora)
Citar
São as recarregaveis do lidl, tronic energy, outras cegasa, também tenho umas de 9V da marca branca da RS que usava no multimetro, e uma também está nos zeros e também não a consigo carregar. Acho que fez avariar uma das duas posições do carregador das pilhas 9V, pois já nem acende o LED indicador, e o resto marcas brancas, que vêm nos kits eletrónicos/elétricos, lexman e varias outras sem nome algum.
Pilhas de 9V recarregáveis é lixo. São 6s/7s sem qualquer forma de balanceamento, estão condenadas à nascença.
Citar
E que carregador é esse?
Voltcraft IPC-1L, que é igual ao La Crosse BC700 / Technoline BC700. Já fez 12 anos e não tenho qualquer razão de queixa.

Está a um preço simpático na TME https://www.tme.eu/en/details/bc-700/chargers/technoline/

Há outras alternativas (mais recentes) que também suportam Li-ion, mas tens de pesquisar. Os Nitecore parecem fixe, mas não fazem descargas logo não testam capacidade nem "renovam" pilhas. Também havia uns porreiros da LiitoKala, mas parecem que andam esgotados.
Edit: muito semelhante ao BC700 com capacidade para lítio e bons reviews: https://pt.aliexpress.com/item/32799226539.html
« Última modificação: 14 de Março de 2022, 11:18 por jm_araujo »