collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Aparelho para verificar cabos em tensão!!  (Lida 3666 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kramled

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Aparelho para verificar cabos em tensão!!
« em: 06 de Janeiro de 2016, 09:10 »
Bom dia,

Antes de mais gostaria de me apresentar, chamo-me Mark Roçadas e sou sócio-gerente de uma Empresa em Chaves que trabalha para a EDP.
E pedia a vossa ajuda para encontrar um aparelho ou se alguém conhece, que envie por exemplo um sinal num cabo com tensão num PTD e que eu esteja num Armário de Distribuição (P/exemplo) e consiga saber qual o cabo onde enviei o sinal.
O mais usual é nós tirarmos um fusível no PT e verificar onde falta tensão, mas isso não é muito ético ::).

Obrigado e fico a aguardar a vossa ajuda.

MR

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Aparelho para verificar cabos em tensão!!
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2016, 09:41 »
Ha um forum Portugues mais especifico para electricidades, que eh o Electricidade Portugal. A comunidade eh enorme.

Aqui eh mais electronicas e roboticas, no entanto certamente ha carolas q te conseguirao responder em conformidade.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Aparelho para verificar cabos em tensão!!
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2016, 18:48 »
Que tipo de cabos, potência com linha de terra ou linha a linha?
Estar em tensão é essencial, ao abrires o fusível estás a retirar tensão a uma das fases?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aparelho para verificar cabos em tensão!!
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:15 »
Bom dia,

Antes de mais gostaria de me apresentar, chamo-me Mark Roçadas e sou sócio-gerente de uma Empresa em Chaves que trabalha para a EDP.
E pedia a vossa ajuda para encontrar um aparelho ou se alguém conhece, que envie por exemplo um sinal num cabo com tensão num PTD e que eu esteja num Armário de Distribuição (P/exemplo) e consiga saber qual o cabo onde enviei o sinal.
O mais usual é nós tirarmos um fusível no PT e verificar onde falta tensão, mas isso não é muito ético ::).

Obrigado e fico a aguardar a vossa ajuda.

MR
O que é um PTD?
enviar sinal de potencia ou sinal codificado?
tirando o fusivel nao ficas a saber onde está o sinal, ficas a saber onde não está de certeza, pois o fusivel pode estar queimado...se houver 50 fios, podes ter de tirar 50 fusiveis ou abrir interruptor para saber qdo a tensao deixa de ter sinal, mas pra isso tb ja tens de saber qual o fio com tensao ou saber qdo algo está ligado e desligue por faltar essa tensao..

uma maneira sem andar a desarmar interruptores ou tirar fusiveis e sem estar sujeito aos perigos de ter os terminais livre e onde podes tocar sem proteçoes e apanhar esticões ou entao evitar na criação de arcos electricos caso na linha esteja com grande potencias, alem de danificar algo com essa remoção ou corte de corrente mal feita (é por isso que ha disjuntores para cortar energia) entao é usar amperimetros/multimetros com garras (aka pinças amperimetras) pra detectar sinal electro-magnético nos fios/cabos que existe qdo à passagem de corrente electrica.. ha tb sensores que servem para medir consumos do genero que enviam depois informação pra um terminal ou tlm, caso tenhas de medir corrente num sitio e estares longe onde podes ver se a corrente chega ou nao..assim escusas de andar a cortar sinal dum modo pouco seguro e correcto e sem precisar de cortar energia só para identificar linhas com carga.

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2016, 23:36 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Aparelho para verificar cabos em tensão!!
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2016, 22:52 »
Calculo que queiras algo deste género:
http://www.ariadna-inst.com/v2/pub/en/producto/4/lv_live_cable_identifier__ariadna_ic1g/
ou deste:
http://www.clydesdale.net/view_products_02.asp?productID=294&siteIndexID=2&sectionIndexID=24
Os primeiros até são espanhóis.

Esses foram dos primeiros resultados por "live cable identifier"

Se andas a mexer em PTs convém usar equipamento que cumpra as normas e tenha os certificados necessários, não vale a pena arriscar a vida por um trabalho.
E mesmo provavelmente sendo caro paga-se num instante se evitar que a EDP venha a descobrir que um empreiteiro está a comprometer a qualidade do serviço com os cortes não programados (vulgo tirar fusíveis).
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2016, 22:54 por jm_araujo »