collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: LR, passado, presente e futuro  (Lida 22853 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #30 em: 01 de Outubro de 2018, 00:09 »
Falta de tempo basicamente, e um bocado falta de interesse, um bocado burned-out das electrónicas  :-\

Mas facebook não é substituto de um fórum na minha opinião, nem de perto nem de longe, demasiado desorganizado, search inútil, etc. Mas muita gente abandonou N fórums que há uns anos tinham milhares de utilizadores online diariamente para hoje estarem desertos ou mortos, para um grupo inútil de facebook que acabam todos por abandonar porque aquilo tem zero ponta de organização e metade dos posts é sucata, spam, publicidade e mais sucata, nunca vi uma plataforma tão inútil com tanto utilizador e ao mesmo tempo tão boa a destruir comunidades.

Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #31 em: 01 de Outubro de 2018, 09:11 »
Deixa lá... o facebook também está a acabar ( dizem... não sei quem.. não tenho fontes :P )
está tudo a migrar para o Instagram! Lá é que vai ser criar comunidades de makers!

"Mostra o projecto que estas a fazer!": Tira foto e manda pro Instagram!
"Discussão activa da comunidade": Dá corações!

"thoughts and prayers" !  :-[

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #32 em: 01 de Outubro de 2018, 11:03 »
Deixa lá... o facebook também está a acabar ( dizem... não sei quem.. não tenho fontes :P )
está tudo a migrar para o Instagram!
Preencher espaços em branco ;) :

Instagram é propriedade do ________. Logo a tua primeira afirmação é ______.

 ;D ;D ;D ;D



Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #33 em: 01 de Outubro de 2018, 11:44 »
Também sou da ideia que as actuais redes sociais criam mais tristeza e inveja do que benefícios, as pessoas tendem em partilhar os melhores momentos, por vezes até encenar momentos só para esse efeito, o que faz com que quem consome essa informação fique deprimida ao não ter uma vida “perfeita” como as restantes pessoas.

Há alguns anos que deixei o Facebook por esse motivo e não tenciono voltar.

Vou utilizando mas pouco o Twitter, mais como fonte de notícias que posso controlar o tipo de pessoas que sigo e a informação que me chega, mas mesmo essa por vezes é mais razão para procrastinar do que outra coisa.

Estamos viver uma altura de muito consumo de informação e pouca criação.

Acho que o LR podia arrebitar com um projecto comum que envolvesse as valências de cada membro, mas a maior parte das pessoas que cá anda, como eu, andam um pouco desgastados das rotinas laborais e familiares. Isso não é de todo desculpa, porque todos precisamos de hobby’s para nos mantermos mentalmente saudáveis, e acredito que custa mais começar um projecto do que propriamente depois dedicar a ele uma vez que comece a andar.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #34 em: 01 de Outubro de 2018, 14:09 »
Instagram é propriedade do ________. Logo a tua primeira afirmação é ______.

Siiim.. eu pensei nisso quando escrevi, mas para o efeito de piada quiz na mesma escrever ;D

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #35 em: 01 de Outubro de 2018, 14:23 »
Acho que o LR podia arrebitar com um projecto comum que envolvesse as valências de cada membro

Eu sou um bocado desacreditado em relaçao a este tipo de projectos, principalmente pelos factores que proprio referiste de tempo, interesse etc.
Até hoje só só tenho conhecimento de um ou dois projectos Portugues comunitarios terem dado alguma coisa. Nesses casos as pessoas envolvidas ja se conheciam e trabalhavam mais o menos juntas.

Voltando ao assunto, algo que me questiono é que nos ultimos anos tem havido em Portugal tantos jovens a participar em campeonatos de robotica, com acesso facilitado a electronicas nos dias de hoje, etc.. será que alguem seguiu o "bichinho" da área... e onde param essas pessoas no mundo social real e virtual?!
Onde andarao dispersadas?

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #36 em: 01 de Outubro de 2018, 14:28 »
Só mantenho a minha conta no FB porque ainda jogo o Angry Birds, mas para entrar no FB para ler as msg é só mesmo se estiver com a neura... .-(

Só não escrevo mais aqui pq tenho vergonha, mas nenhuma das perguntas que tenho feito ficou sem resposta. mas tento limitar-me para não perguntar coisas muito estúpidas. Não me parece que ninguém aqui tenha muito jeito para fazer a papinha de quem não tem paciência de estudar. Mas é assim que é suposto ser e acho muito bem.

Tenho pena que não haja mais movimento, mas não sinto falta nenhuma daquelas threads do "meu caro" para cá e para lá, se bem que a coisa boa dos foruns é que é só passar à frente, portanto não é coisa que me afete muito.

Mas sim, na esmagadora maioria, todas as msgs novas me interessam e são lidas com gosto.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #37 em: 01 de Outubro de 2018, 15:51 »
Acho que o LR podia arrebitar com um projecto comum que envolvesse as valências de cada membro

Eu sou um bocado desacreditado em relaçao a este tipo de projectos, principalmente pelos factores que proprio referiste de tempo, interesse etc.
Até hoje só só tenho conhecimento de um ou dois projectos Portugues comunitarios terem dado alguma coisa. Nesses casos as pessoas envolvidas ja se conheciam e trabalhavam mais o menos juntas.

Voltando ao assunto, algo que me questiono é que nos ultimos anos tem havido em Portugal tantos jovens a participar em campeonatos de robotica, com acesso facilitado a electronicas nos dias de hoje, etc.. será que alguem seguiu o "bichinho" da área... e onde param essas pessoas no mundo social real e virtual?!
Onde andarao dispersadas?

EEVBlog e afins, porque fórums internacionais são mais abrangentes, e depois de te habituares a usar um certo fórum não postas a mesma coisa em 2 ou 3 diferentes.
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #38 em: 02 de Outubro de 2018, 10:27 »
Continuo por cá regularmente, actualmente sem projectos, sem ideias, sem facebook, sem instagram, tweeter e afins...


StarRider,
bem-vindo de volta ao LR


Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #39 em: 05 de Outubro de 2018, 09:22 »
Eu deixei de participar aqui porque tudo o que escrevo/digo é alvo de críticas e juízo de valor.

Uma coisa é disser que estou errado mas orientarem, que agradeço totalmente! Afinal o forúm serve também para isso. Outra coisa é dizer que estou errado, que só digo asneiras, e que estou a tentar acertar ou que a informação está toda na internet! Como já escrevi, mais do que uma vez, óbvio que a informação está toda na internet mas isso não significa que um iniciante saiba lá chegar e fazer o devido filtro! Alias, hoje olho para os fóruns como um colega de trabalho mais velho. Pois este tem a experiência e a sabedoria para dizer ao novato "está errado, olha para esta matéria e para esta matéria e vai estudar!" Atitudes que faltam em muitos locais de trabalho e também aqui no forum!

Vivemos numa era de aparências, onde os "profissionais" sabem tudo e ninguém explora o que sabe, para não demonstrar as suas "fraquezas"!

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #40 em: 17 de Outubro de 2018, 21:04 »
Fóruns no geral estão todos com imensa dificuldade em reter utilizadores, Portugal simplesmente tem uma audiência muito pequena para algo tão nicho. E diria que houve uma grande troca para mobile, e não é propriamente bom para criação de conteúdo, e a moda agora é consumir conteúdo em redes sociais e youtube. Cada vez menos pessoas "aprendem" a ler. Basta botar um video e consumir passivamente, e quase parece que se aprendeu algo.


Pessoalmente saí também devido a carreira, e deixar de ter tempo para hardware a sério. E da mesma forma que saí da LR, saí do LMR e quase todos os fóruns que frequentava(excepto o stackoverflow e reddit). Talvez tenha sido em parte por ser extremamente repetitivo.

Dar-me-ia muita pena se o fórum não conseguir continuar, mas não sei o que se poderia fazer para aumentar o tráfego.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2018, 21:13 por amando96 »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #41 em: 17 de Outubro de 2018, 22:54 »
Concordo com várias coisas que foram ditas anteriormente.

Penso que a malta mais nova, hoje em dia está muito focada nas "generalidades": compra um arduino, monta uns shields, usa os exemplos e siga para bingo.

Realmente a solução para o fórum não é fácil, mas que é importante que se mantenha, isso não há dúvida.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #42 em: 26 de Outubro de 2018, 20:59 »
Adoro electrónica desde puto, desmontava tudo para ver como funcionava, voltar a montar já era outra história  :P

Agora com 44 continua a fascinar-me, realmente o tempo para hobies passou para 0... a maioria dos equipamentos têm pcbs com ics personalizados que não têm outro proveito e por vezes lá se encontra um familiar :)

Por mim a LR deveria continuar, nem todos dependem de tecnologias plug&play e sentem necessidade de comunicar, questionar e publicar sua invenção, por mais básica que seja "fui eu que fiz".

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #43 em: 26 de Outubro de 2018, 23:30 »
Há uns meses tive uma conversa com o dono de uma pequena loja que vende um pouco de tudo relacionado à electricidade.

Contou-me ele que há uns 20(?) anos a loja vivia da venda de componentes electrónicos para a malta que nas escolas fazia pequenas montagens. Dizia ele, que alguns entusiasmavam-se, não se ficavam pelas montagens da escola e iam fazendo outras continuando a comprar-lhe componentes.

Dizia ele que tudo isso foi desaparecendo e que duvidava que fosse por causa do ebay. Na opinião dele, as tais montagens deixaram pura e simplesmente de se fazer.

A impressão que tenho é que o sistema de ensino passou a considerar repugnante qualquer tipo de trabalho que não se desenvolva puramente no computador e, preferencialmente, por copy+paste. Da serralharia à electrónica tudo praticamente desapareceu. Há excepções mas são cada vez mais raras e incipientes em resultados reais (não me refiro a classificações que são cada vez mais zenitais). A regra geral parece-me ser que esse restante ensino técnico tem ou alunos bem adultos que aprendem algo mas com falta de bases ou malta muito jovem que anda por lá para fazer cócegas ao telemóvel.

Esse processo começou, quanto a mim, há uns 50 anos (com Veiga Simão nos anos 60), mas parece-me que só muito depois se começou a notar que a coisa tinha pinta de ser 'projecto' para matar todo o ensino técnico (deem o nome que quiserem). E assim foi. Tudo foi remetido à sucata.

Os meus filhos ainda fizeram umas montagens, os meus netos já não.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #44 em: 05 de Dezembro de 2018, 04:16 »
No meu caso, falta de tempo. Mas sempre volto para matar saudades.
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!