collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?  (Lida 9492 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #15 em: 06 de Dezembro de 2018, 23:18 »
A esponja (e base) que uso é esta:

https://www.antex.co.uk/products/spares-accessories/st4-stand/

A seco, a esponja aguenta olimpicamente o calor do ferro e nada fica agarrado à ponta.

Não sei exactamente de que tipo de esponja se trata. Vinha com a base e ainda hoje é a mesma.

Atenção que esta base é muito leve. Tive que lhe aplicar uns pesos.

SC
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2018, 23:54 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #16 em: 06 de Dezembro de 2018, 23:23 »
Esponja sozinha:
https://www.antex.co.uk/products/spares-accessories/sponge-for-st4/

Nada sei de portes (origem UK).

No Ebay não sei se é a esponja resistente ou tralha da mesma cor.

SC

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #17 em: 06 de Dezembro de 2018, 23:30 »
Nunca me cruzei com tal coisa.

Mas também duvido que fosse economicamente viável.
Arranjam-se estações "aceitáveis" abaixo do limite das alfandegas: https://www.ebay.com/itm/323541415504

e as pontas para elas são ao preço da chuva:
https://www.ebay.com/itm/222557180335

Tenho uma estação dessas e estou bastante contente com a mesma. Não há qualquer justificação para atualmente utilizar ferros não regulados para trabalhos de eletrónica.

Mereces um abraço pha!! Cabe mesmo no meu bolso. Ainda por cima nesta altura que metade das coisas vai para os miúdos, 20€ vem mesmo a calhar! Obrigado pela partilha!
Aconselhas o vendedor do link que passas-te?

Secundo a moção :-)
Comprei um desses também a conselho do jm_araujo, no outro dia esqueci-me dele ligado, ficou a noite toda e parte do dia, sobreviveu, o ferro também e curiosamente a ponta também, quando dei por ele não estava extremamente quente, estava perfeitamente normal.
Não comprei nesse link, comprei a um tal de "smooth-dealer" (lindo nome) e chegou cá em 13 dias, só que foi em Março e não em Dezembro...
A fonte de alimentação é comutada, o que torna a base algo leve gostava que fosse mais pesada, o suporte do ferro é para esquecer, se não metes o ferro exatamente no centro toca no lado e faz buraco, não uso.
A temperatura é bastante exata, medi quando recebi e nem me dei ao trabalho de descobrir como se calibrava (tem um furo que diz CAL).

Comprei uma caixinha disto https://www.ebay.com/itm/253793968665 mehhh... Nem vale a pena, as pontas baratas devem ser consideradas consumíveis, mas pior não ficou. Uso a esponja molhada (não a que veio com esse ferro, mandei vir umas mais jeitosas - https://www.ebay.com/itm/163213936378) e o esfregão de latão... Com pontas a esse preço não estou preocupado, só quero o ferro limpo.

Será que a solda do AKI é mesmo para eletrónica ? Já estive a ver noutras lojas semelhantes e acabei por concluir que era para soldar tubo de cobre a maçarico. Julgo que o fluxo usado para isso é bem mais agressivo.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #18 em: 07 de Dezembro de 2018, 12:18 »
Acredito, mas o problema é saber se de facto essas estações não são uma aldrabice igual. Parecem valores demasiado baixos para terem pontas e sistemas com a qualidade que anunciam e o outro lado da questão é o facto de serem uns valores já fora do limite para começar entrar ao barulho a alfândega e os honorários pelos serviços de desalfandegamento.

Também não faço grandes trabalhos, apenas alguns dessoldauras e soldaduras para desenrascar coisas básicas e tenho ferros que compro no lidl ou no AKi. Só acho estranho como é que pontas novas simplesmente começam a desaparecer e a perderem as pontas nas primeiras utilizações. Ou são pontas com uma proteção aldabrada ou então é algo que estou a fazer de muito errado. Tenho soldado com fio MG com fluxo integrado, a resina extra que só uso às vezes é um boiao que também compro pelo AKI. Tanto mergulho as pontas na resina ou pingo a ponta com solda, tenho também o cuidado de ir limpando sempre a pontas ao de leve. Não tenho usado a limpeza em esponjas embebidas em água, para evitar choques térmicos nas pontas e provocar a escamação da camada protectora. Nunca tive trabalhos com o ferro ligado mais de uma hora, e quando prevejo uma pausa na soldadura, desligo o ferro, também até para evitar consumos desnecessários, mesmo a apesar de serem ferro de 30 ou 40 watts.

Pretendia comprar pontas no ebay, já que pelo preço que estão no AKI, dá para comprar meia dúzia no ebay. O problema será o tempo de chegada e até lá, poderia remediar e tentar poupar estas pontas com algum truque. Lembrei-me da electrólise dos tempos da escola para cobrear metais ou para limpar metais com apenas uma pilha de 9Volts.

Esses ferros de soldar não regulados baratos são lixo. As pontas não prestam. Já tive alguns e com a mesma solda de eletrónica que uso noutros ferros em que as pontas duram anos, nesses corroem e duram meia dúzia de utilizações. E costumam ser demasiado quentes, levantar pistas e queimar isolamento de fios é o que costuma acontecer sempre que os usei.

A estação que enviei não é aldrabice. Tenho uma (e o vasco também), e não sendo a melhor  do mundo, pelo preço que custa não arranjas melhor e joga uma ou duas  divisões acima dos não regulados. Tive o cuidado de enviar o link de uma que o preço está abaixo dos 22€ que é o limite que garante que não paga nada na alfândega, mesmo que decidam enviar a cartinha a pedir cópia da fatura.

Quanto à idoniedade do vendedor, é ebay! Ebay protege ferozmente o comprador, nunca tive problemas em que me devolvam o dinheiro quando corre mal, já me devolveram dinheiro por cenas tão simples como a interface de um LCD ser paralela e não SPI (como dizia no listing!). O único cuidado que costumo ter é que o valor esteja na ordem de grandeza do habitual para o produto, e que o vendedor tenha mais que umas centenas de feedback. Por  exemplo essa estação costuma estar por 20 e poucos euros, essa é a mais barata mas tá lá. Se fosse tipo 12€ num vendedor com umas dezenas de vendas, seguia em frente. Mas não por medo de perder o dinheiro, mas pelo tempo perdido até poder reclamar.

Se mesmo assim achas que 22€ é caro e queres algo melhor que a tralha do Aki e Lidl, então recomendo este: https://www.ebay.com/itm/172665461627 Tenho 2, um em casa num saco com outra ferramenta pronto a levar, e outro no trabalho no fundo da gaveta. Parece um briquedo, mas é um ferro de soldar extremamente capaz,  que por funcionar ligado a USB (pode ser uma powerbank) e é excelente para trabalhos de desenrasque (que é para o que uso). Não tem problemas para trabalhos em PCB e fios até 1.5mm^2. Encontras video reviews do mesmo no bigclive e no eevblog.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2018, 12:19 por jm_araujo »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #19 em: 07 de Dezembro de 2018, 14:41 »
Este parece ser interessante, já alguém experimentou ?
Pelo que se vê do circuito parece ser mais que uma regulação de dimmer antigo (com 1 triac), e vejo 4 fios a ir para a ponta, talvez tenha mesmo regulação de temperatura.
As pontas parecem ser as mesmas dos "nossos".

https://www.ebay.com/itm/253928496936
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #20 em: 08 de Dezembro de 2018, 22:15 »
Caro jm_araujo, obrigado pelo esclarecimento, não tinha entendido que também tinha adquirido essa estação a esse vendedor, pois hás muitos vendedores a venderem coisas "parecidas" mas que acabam por não ser e os feedbacks dos vendedores podem vir de outros itens que também vendem... e que estava a fazer uma avaliação com real experiência da mesma, e que é profissional do ramo e que já tinha tido hipóteses de fazer essas comparações. Não acho caro se de facto as pontas não terem nada haver com as que tenho apanhado. Sempre pensei que no lidl e nos AKI's as coisas teriam uma qualidade melhor face às chinesices.

Fico mais aliviado em saber que a afinal tenho usado pontas de porcaria, com um "cromado" qualquer...

Nunca fui tentado a adquirir um desses via USB e nunca ligaria a um computador, mas é interessante o facto de se poder usar com um powerbank. Como é a flexibilidade do cabo USB? Uma das coisas que me atrapalha muito é a rigidez do cabo dos ferro de soldar, alguns são muito rígidos, parecendo autenticas molas ou então com cabos muito curtos, obrigando a ter de recorrer a uma extensão ainda a atrapalhar, ocupar mais ainda a mesa de trabalho.
E querendo ligar a um transformador AC-5VDC, teria de ser de 1.5A no mínimo, correcto?


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #21 em: 08 de Dezembro de 2018, 23:01 »
Tenho, já há uns 10 anos, umas daquelas "estações de soldar" azul bebé, baratuxas (cheguei a ver cá por uns 16€), que dá para controlar a temperatura mas é em loop aberto. A ponta original ainda está impecável. Não sei o que é que vocês fazem às vossas pontas. Aquilo não é para escrevinhar em ferro, ok :)?
Quando eu usava aqueles ferros tradicionais mais antigos de 25 - 30W (alguns até ainda com cabo de madeira) sim, as pontas tinham um tempo de vida curto, o "coating" saia rapidamente e o cobre exposto desaparecia a olho. Agora estas pontas "modernas"... nunca tive nenhum problema de desgaste. E sim, eu sou dos que de vez em quando "raspa" com a ponta na solda a ver se ela cede mais depressa.
Quanto à limpeza uso uma dessas tradicionais esponjas amarelas, humedecida. De vez em quando (digamos uma vez no inicio de cada sessão) mergulho a ponta na pasta de soldar (rosin-based, aquela amarelo torrado), isto faz uma óptima limpeza.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #22 em: 09 de Dezembro de 2018, 00:12 »
Também faço umas dessoldaduras com este ferro e em placas mais antigas, talvez por isso é que perco o falso coating nas pontas porque às vezes tenho de enterrar a ponta para poder derreter as soldas mais depressa.

Será que a solda do AKI é mesmo para eletrónica ? Já estive a ver noutras lojas semelhantes e acabei por concluir que era para soldar tubo de cobre a maçarico. Julgo que o fluxo usado para isso é bem mais agressivo.
A solda e o fluxo não foram adquiridas no AKI. No LIDL, já cheguei a ver e a comprar fio e fluxo em separado, mas já à uns anos que não tem aparecido ou que tenha visto.

Para as esponjas, deve ser preferível usar esponjas em latão, pois devem ser menos abrasivas que as de aço. Há estas que são para abrilhantar as panelas, deviam ser melhores se não viessem embebidas em sabão ou detergente em pó.

https://www.ebay.com/itm/253793968665
Isto também serve para soldar, para soldaduras SMD em forno ou é só para fazer um lifting ao ferro?

"a ponta na pasta de soldar (rosin-based, aquela amarelo torrado)" = pasta de soldar do link atrás ou no boião do fluxo apenas?


As pontas que ia comprar seriam estas, como vou saber se são de cobre com um bom revestimento ou se são apenas em ferro com um "cromado"? :-\
https://www.ebay.com/itm/3-5mm-Diameter-30W-Point-Solder-Tips-Head-30W-SMD-Soldering-Iron-Gun-Tip-Kit/272137435275?epid=2127330512&hash=item3f5ca7b88b:g:xRcAAOSwFqJWoaG8:rk:11:pf:0

Hoje fiz uma eletrolise a uma ponta e saiu-me isto:

Só deixei 15min, não deve ter muito revestimento, mas sempre cobriu o cobre que estava exposto após um afiamento na lixadora de rolos. Meti apenas um prego de aço no cátodo, mas devia levar também uma camada de níquel, segundo as pesquisa sobre os coatings das pontas, mas isso não sei onde arranjar do meu "armazém".

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 00:57 por brunus »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #23 em: 14 de Dezembro de 2018, 12:35 »
Esta ponta durou anos e anos e a pontinha aguentou-se sem qualquer problema. Morreu pela corrosão da haste e do corpo.

Já agora, eu nunca compro ferros de soldar em que as pontas entrem no corpo do ferro mas sempre em que o ferro entra nas pontas. De outra forma, a corrosão das pontas faz com que elas fiquem 'calcinadas' dentro do ferro e sem que haja hipótese de serem retiradas.

SC
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2018, 12:37 por SerraCabo »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #24 em: 15 de Dezembro de 2018, 21:57 »
Esta ponta durou anos e anos e a pontinha aguentou-se sem qualquer problema. Morreu pela corrosão da haste e do corpo.

Já agora, eu nunca compro ferros de soldar em que as pontas entrem no corpo do ferro mas sempre em que o ferro entra nas pontas. De outra forma, a corrosão das pontas faz com que elas fiquem 'calcinadas' dentro do ferro e sem que haja hipótese de serem retiradas.

SC

essa ponta parece bem atrofiada  ::)

Isso de serem pontas ocas ou cilíndricas tem mais haver com o tipo do sistema/elemento aquecedor que o ferro usa, as de resistencia normalmente usam pontas cilindricas pois o elemento aquecedor é um enrolamento de um fio de tungstênio (fios dos secadores ou torradeiras) numa mica ou por elemento cerâmico que é cilindrico e que entra dentro das pontas...as pontas ocas sao sempre mais caras que as pontas cilíndricas.

Na pontas, ha de varios materiais base com ou sem revestimento mais ou menos bom. Os materiais base, costumam ser o ferro e ligas aço banhado/liga de aço com prata, cobre e ligas Cu+Au+Sn, cerâmica, teflon, e os respectivos revestimento, com mais ou menos qualidade (em espessuras e nas várias/tipos de camadas usadas). 

Uma ponta de cobre com revestimento em niquel e crómio costuma levar uns banhos intermédios de ferro e depois de cromio para que depois o niquel possa aderir bem. Ha pontas que apenas leva o niquel e cromio em cima do cobre. O que importa tb nestes revestimentos é a espessura/camada de cada revestimento e os tipos de revestimento.
Ha pontas falsas que sao apenas pontas de ferro com revestimento de zinco (imitaçoes) ou as de (ferro) aço banhado e são as pontas mais baratas/fracas.

Ha umas pontas amarelas que sao tao caras como as de ceramica (são mais frageis). O extra delas é o facto de gerarem reduzidos campos magnéticos aliados a uma boa resistencia quimica.

Li algures sobre o uso de pedras de sal de amoniaco para limpar/tingir as pontas para quando elas se tornam mais dificieis.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #25 em: 16 de Dezembro de 2018, 18:53 »
Uma coisa que nunca mas nunca se deve fazer é usar a ponta para empurrar um pino que se está a fazer difícil, sei que a tentação é grande, mas tipicamente é por aí que começa a ficar esburacada. A ponta do ferro é para derreter a solda, e mais nada.
Há algumas ferramentas que podem ajudar, como agulhas ocas de inox de várias espessuras, uma das principais utilizações que lhes dou é arrancar pistas que vêm atrás dos furos plated... portanto é para usar com uma certa delicadeza, mas em qq caso é melhor que usar a ponta do ferro.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.