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Electrónica Geral / Re: O que é isto ?
« Última mensagem por dropes em 23 de Março de 2024, 17:01 »
Ora viva   ;D

Não sei, mas tem umas estranhezas :)
Alimentado por 3v (cr2032 ou similar), 5 saídas "tipo" coletor aberto (díodo), com led indicador quando a saída estiver grounded de fora (com 1k e led vermelho não faz drive de nada, não deve chegar a 1mA).
Bizarria: as.saidas são "floating", não incluís massa nem power no conector.
Acabei de montar hoje e está a 100%, as resistências de 1k passei para 470ohms, no total consome 3.5mA com os LEDs apagados, e 4.7mA com eles acesos. São de alto brilho e sinalizam bem.

Citar
O routing requer uma revisão,  tens uma via a roçar o VCC junto ao micro. E parece-me que o routing dos diodos está em curto. E os pads do suporte das pilhas estão sobre pistas de sinais. Isso passou DRC?
LoL nepia de DRC, interessou-me mais as ligações, foi montado em veroboard com recurso a layout de 3 faces para orientar.
Sim, necessitaria de uma boa revisão.

Este circuito poderia ser realizado com um NE555 e um CD4017, com algumas desvantagens.

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Electrónica Geral / Re: O que é isto ?
« Última mensagem por jm_araujo em 23 de Março de 2024, 09:34 »
Não sei, mas tem umas estranhezas :)
Alimentado por 3v (cr2032 ou similar), 5 saídas "tipo" coletor aberto (díodo), com led indicador quando a saída estiver grounded de fora (com 1k e led vermelho não faz drive de nada, não deve chegar a 1mA).
Bizarria: as.saidas são "floating", não incluís massa nem power no conector.

O routing requer uma revisão,  tens uma via a roçar o VCC junto ao micro. E parece-me que o routing dos diodos está em curto. E os pads do suporte das pilhas estão sobre pistas de sinais. Isso passou DRC?
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Electrónica Geral / O que é isto ?
« Última mensagem por dropes em 22 de Março de 2024, 19:56 »
Olá pessoal  :)

Por vezes deparo-me com a ausência de um circuito demasiado específico, este é simples mas de grande utilidade (no meu caso).




Aqui fica um amostra para quem tentar adivinhar a sua função ;)
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Outros Sistemas / Re: Emulador NES em ESP32
« Última mensagem por dropes em 13 de Março de 2024, 21:19 »
Revisão 1:
- Fonte da "bateria" idêntica ao restante texto
- Em modo DEMO, o score mantem-se sempre visível do último jogo
- Adicionada bibilioteca "Adafruit_BusIO" em falta



Este fórum tem andado meio parado... ou melhor, mais parado que o habitual :P
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Outros Sistemas / Re: Emulador NES em ESP32
« Última mensagem por dropes em 05 de Março de 2024, 15:50 »
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Outros Sistemas / Re: Emulador NES em ESP32
« Última mensagem por dropes em 02 de Março de 2024, 21:01 »
Finalmente acabei  ::)

Uma revisão ao código e alterações de componentes, parece-me bem agora.

Mudanças:
- Esquema e conexões para protótipo
- Suporte ST7789
- Sons através de dois canais ESP32 8b DAC (ambiente / efeitos)
- Funções dos botões A e B
- Mostrar fantasmas assustados piscando antes de voltarem ao normal
- Monitor de capacidade da bateria
- Gravação do hiscore na flash (Esp32 não tem eeprom)

IDE Arduino.


Amanha devo publicar, algumas fotos vídeo e link Guithub.

Bom fim-de-semana  ;)

ps: hoje não foi dia de programação, lembrei-me que faltava gravar o hiscore, para não começar sempre do 0
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Outros Sistemas / Re: Emulador NES em ESP32
« Última mensagem por dropes em 27 de Fevereiro de 2024, 21:33 »
Olá pessoal  ;D

Decidi-me ficar pelo pac-man  :P
A ideia de um emulador é boa, entretanto fui para este, com uma resolução de 240x320, em vez dos 240x240 usada na emulação NES.



No post original do pac-man, não tem SOM, perde um bocado com isso quando o esp32 tem mais que possibilidades de o fazer.
Na reprodução dos sons, são 11 no total, alguns em loop, outros apenas uma vez em efeitos sonoros.
Demorei 10 minutos na programação dos switchs (mais uma falta), e 3 dias para colocar os sons (ainda sou meio noob nestas coisas).

O som ambiente (via loop) é reproduzido por um canal DAC 8bits do micro, e os efeitos são reproduzidos pelo 2º canal DAC; assim consegui manter uma qualidade sonora razoável, sem recorrer a um DAC externo.
Na saída do amplificador de som, o altifalante fica entre os canais, assim a mistura é efetuada e dispensa ao mesmo tempo condensadores de saída.

A placa está no forno e deverei terminar amanhã.

Não há nada melhor que começar uma linguagem nova, e colocar ponteiros para endereços. damn

Inté  :)


obs: todos os ficheiros (firmware e cad) ficarão disponíveis via Guit; com referência ao autor original.


last edit: esqueci-me por completo do regulador, a máxima tensão do micro é de 3.6V  :-[
                por enquanto está a funcionar bem, vou tentar soldar um LDO algures...
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Outros Sistemas / Re: Emulador NES em ESP32
« Última mensagem por dropes em 19 de Fevereiro de 2024, 16:19 »
Boas

Não sei o que se passa, mas não consigo ter um frame-rate superior a 1 :-\
Já me certifiquei que o display está em SPI via hardware, se alterar para software, ainda fica pior.

Estou sem ideias, experimentei outra variante (pac-man) e funciona perfeitamente, mesmo os exemplos das bibliotecas correm bem.  :(

Pac-man: https://github.com/MhageGH/esp32_ILI9328_Pacman/tree/master
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Outros Sistemas / Re: Emulador NES em ESP32
« Última mensagem por dropes em 16 de Fevereiro de 2024, 14:22 »
Ando aqui ás voltas para tentar entender C, que linguagem mais complicada  :-\

C não é assim tão mau, o  K&R lê-se num par de horas e tá lá tudo. O problema é lidar com bibliotecas e todo o código  herdado  nas varias plataformas.

Baby-steps  :)

C tem particularidades em atalhos e comparações aritméticas que desconhecia, engano-me frequentemente:
- Maiúsculas / minusculas
- ; no final, faz-me lembrar o bom Pascal

Sim, as bibliotecas e recursos são uma dor de cabeça, além de estarem em diretórios separados, os recursos são de acordo com o ESP32, que por vezes fica difícil saber como alterar pequenas coisas, e recorro bastante á net para procurar soluções.

Neste momento já lê todos os ficheiros, e utiliza a PSRAM integrada, anteriormente gravava em flash cada ficheiro proveniente do SD... isso não era nada bom.

vamos ver...





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Outros Sistemas / Re: Emulador NES em ESP32
« Última mensagem por jm_araujo em 14 de Fevereiro de 2024, 18:26 »
Ando aqui ás voltas para tentar entender C, que linguagem mais complicada  :-\

C não é assim tão mau, o  K&R lê-se num par de horas e tá lá tudo. O problema é lidar com bibliotecas e todo o código  herdado  nas varias plataformas.
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