collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro  (Lida 28825 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #15 em: 07 de Março de 2012, 09:33 »
Vem mesmo a calhar. Muito obrigado asena!!
Já agora, que programa aconselhas e compilador aconselhas para linguagem C?


Olá Nuno, obrigado.

Programa para escrever código? hum...  uma pesquisa rápida pelo site do fabricante diz-te logo que o MPLAB X é a ferramenta de eleição.

E o compilador aconselho o HITECH.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #16 em: 07 de Março de 2012, 09:39 »
A Microchip vai lançar ou já lançou um compilador unificado para toda a familia de 8 bits, a versão free como sempre é um bocadinho coxa, mas tendo em conta que a Microchip já comprou um dos compiladores da familia de 8 bits vale mais aprender a ferramenta oficial da casa mãe que uma terceira, diria eu.
Mas sempre li que o HiTech era o melhor compilador e o mais eficiente para os 8 bits da Microchip.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #17 em: 16 de Março de 2012, 23:30 »
É o MPLAB-X e já está lançada a versão oficial. Vale a pena experimentar, o ambiente de desenvolvimento está muito bem criado pois foi baseado no NetBeans.

O HITECH é o melhor compilador de PIC que usei até hoje. Uso-o para todas as séries excepto a PIC32 que aí uso o C32.
Para o AVR estou a usar o IAR que é fantástico, e para o ARM o NetBeans.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #18 em: 20 de Junho de 2012, 18:34 »
Tenho andado de volta e mais volta com os PICs a querer comecar a encarrilhar com eles devagarinho, com a ideia de comecar por um a familia mais baixa que os PIC24, dsPIC eos PIC32 ( que acabei de comprar o MicrostickII recentemente, para poder gravar os bootloaders do Pinguino para os meus projectos).

Mas tenho andado indeciso, ja que nao conseguia encontrar nada de jeito que me ensinasse online... Claro que C teria sido a preferencia ja que estou bem acostumado, C++ tb... Mas agora que encontrei este tutorial teu, ja perdi o medo, e vou me atirar de cabecorra !!

Asena, que placa barat me recomendas ?!? Ou projecto DIY para fazer, que possa construir eu mesmo ( Nao sou nenhum novato nesse aspecto, por isso e sempre andar !!

E pbrigado por partilhares...

Ja agora, os teus cursos sao so pessoalmente ?!? Ou tb da para fazer pela net ?!? E que queria mesmo esses exemplos em C tb ( apesar de estar bastante interessado em aprender ASM para os PIC, sem duvida , porque depois de ter lido alguns tutoriais, nao parece nada assustador como pareceu ao principio de ter conhecido os PIC. Alias, como disseste parece ser bastante intuitivo)
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #19 em: 20 de Junho de 2012, 20:19 »
Para o AVR estou a usar o IAR que é fantástico, e para o ARM o NetBeans.

Porque não o GCC-AVR?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #20 em: 20 de Junho de 2012, 20:21 »
Suporte técnico?
Para ARM, estou vendido no Coocox, nada de chanatar compiladores e andar a tirar ficheiros sabe-se lá de onde, e suporta cortex M0, M3 e M4, ou se for só NXP, é usar o CodeRed que está limitado a debug de 128K de código.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #21 em: 20 de Junho de 2012, 22:28 »
Para o AVR estou a usar o IAR que é fantástico, e para o ARM o NetBeans.

Porque não o GCC-AVR?


Como o Senso diz -> SUPORTE TECNICO.

Comprando o IAR (ou qq outro compilador de topo), tens o fabricante sempre disponivel para responder às tuas perguntas muito rapidamente.
Chegamos a ter sessões de Skype abertas.



Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #22 em: 20 de Junho de 2012, 22:35 »
Tenho andado de volta e mais volta com os PICs a querer comecar a encarrilhar com eles devagarinho, com a ideia de comecar por um a familia mais baixa que os PIC24, dsPIC eos PIC32 ( que acabei de comprar o MicrostickII recentemente, para poder gravar os bootloaders do Pinguino para os meus projectos).

Mas tenho andado indeciso, ja que nao conseguia encontrar nada de jeito que me ensinasse online... Claro que C teria sido a preferencia ja que estou bem acostumado, C++ tb... Mas agora que encontrei este tutorial teu, ja perdi o medo, e vou me atirar de cabecorra !!

Asena, que placa barat me recomendas ?!? Ou projecto DIY para fazer, que possa construir eu mesmo ( Nao sou nenhum novato nesse aspecto, por isso e sempre andar !!

E pbrigado por partilhares...

Ja agora, os teus cursos sao so pessoalmente ?!? Ou tb da para fazer pela net ?!? E que queria mesmo esses exemplos em C tb ( apesar de estar bastante interessado em aprender ASM para os PIC, sem duvida , porque depois de ter lido alguns tutoriais, nao parece nada assustador como pareceu ao principio de ter conhecido os PIC. Alias, como disseste parece ser bastante intuitivo)


Oi, projectos DIY de placas de desenvolvimento, normalmente não são muito versateis... poderás ter que andar a ligar fios de um lado p o outro.

As placas "baratas" que eu uso para dar formação e às vezes para pequenos comprovativos de código, são as da EasyPIC, nomeadamente a 5 e a 6.

Dantes usava as da Primetec, mas não são tão versateis em termos de ligações dos periféricos aos micros e nem tem tantas expasões, menos modernas... etc. Ainda as usei btt tempo, acho q me sobrou uma placa montada e uma virgem para soldar... algures.


Em relação aos cursos, dar pela net implica sessões de Skype / Teamviewer, o que normalmente a largura de banda com o video+audio a partir da 3 ligação fica impossivel.
Quando há condições, uso salas com videoprojectores e faz-se a coisa num dia ou em três, depende da modalidade.


Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #23 em: 21 de Junho de 2012, 10:33 »
Tenho dois KIT's DIY:

Podes verificar aqui:

http://guimaraes-braga.olx.pt/pic16f84-placa-de-desenvolvimento-iid-401587319

O outro dá para Ligar um LCD tem um max232 para ligação UART e uns botões para navegar nos menus do LCD.

Cumps

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #24 em: 21 de Junho de 2012, 10:47 »
Obrigada, mas ja comprei um PickIt2, que vem com 44-pin demo board with PIC16F887 http://www.microchipdirect.com/productsearch.aspx?Keywords=DV164121 .
E mais facil para mim comprar por aqui, ja que vivo no Reino unido.
Mas agradeco a oferta. Estive a ver as outras cenas que la tens e curti !! Forca !!
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #25 em: 01 de Julho de 2012, 11:13 »
asena, tenho estado adorar o curso meu. Como ja tinha tido a imporessao a ultima vez que olhei a u tutorial de Assembler para PIC's, relamente e muito mais facil que pensei... Tenho seguido tambem com C, ja que e onde me sinto mais a vontade ( apesar de nao ter os exemplos de c, relacionados com o teu curso o que e uma pena, mas basta adaptar outros basicos as placas que estou a usar - PIC16F886 como nos teus exemplos praticos).
Com o PickIt2 vinha uma placa com o PIC16F887, dai ter comprado depois a placa demo com PIC16F886 ja que e a que usas.
Mas como disse, obrigada por partilhares !!



ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #26 em: 04 de Julho de 2012, 09:26 »
A pedido de  muitas familias, e por já não faz sentido guardar a informação....  dentor dos próximos dias vou colocar aqui os exemplos em C de HITECH.

São bastante simples, mas como tinha o compromisso dos cursos passados e um ponto a favor par aos cursos futuros, não podia mostrar o código.

Agora, tudo mudou. A informação é livre e deve ser mostrada.
Aguardem, darei notícias.


Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #27 em: 04 de Julho de 2012, 23:13 »
Granda cena, oh asena !!!
Obrigado !!
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #28 em: 05 de Julho de 2012, 01:44 »
Qual a vantagem de PIC em relação a AVR?

Pelo que tenho visto, parece-me que PIC sempre foi mais usado e só agora com os arduino, é que se começou a usar mais AVR. Mas eu sou novato nisto, posso tar com a ideia errada...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [PIC] Curso de Microcontroladores PICmicro
« Responder #29 em: 05 de Julho de 2012, 09:07 »
Qual a vantagem de PIC em relação a AVR?

Pelo que tenho visto, parece-me que PIC sempre foi mais usado e só agora com os arduino, é que se começou a usar mais AVR. Mas eu sou novato nisto, posso tar com a ideia errada...

Não tem vantagem nem desvantagem. No entanto, depende da aplicação. Embora sejam bastante concorrenciais um com o outro.
Há quem diga que prefere PIC por isto e aquilo, outros dizem que preferem AVR.

Eu uso os dois e adapto-me às vantagens/desvantagens de cada um. A escolha do micro depende da aplicação.
Não tenho um micro ou uma gama favorita. Uso o q melhor se adaptar ao trabalho.


No entanto, atenção a excelentes Microcontroladores da Energy-Micro, Renesas e Silicon Labs.