collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como fazer placas electrónicas?  (Lida 35006 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #30 em: 03 de Setembro de 2010, 22:37 »
ou nao, de ficar virado para cima durante um bocado quando tirar-se a placa passa-se o dedo e vê-se os bocados a saírem, a primeira eu fiz virada para cima para ir vendo melhor e parecia que faltava quando já muito já tinha sido tirado.. este é o meu parecer assim como opinião..

eu costumo fazer "de lado"....já vi que disse asneiras então :D mas não deve ser o cobre que "limpas" com o dedo...digo eu

@GnGz,  convem usar luvas...daqueles de latex, tipo dos medicos :D

Tipo poes a placa de lado?

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #31 em: 03 de Setembro de 2010, 22:39 »
Sim...de lado...ou ao alto como preferirem :P

o meu "tanque" é alto e fino, por isso nao posso "deitar" as placas...

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #32 em: 03 de Setembro de 2010, 22:42 »
lool... assim em meu ver ate deve  ser melhor, so ainda nao "vejo" bem é a ideia de por a borbulhar com a resistência  :-\
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #33 em: 03 de Setembro de 2010, 22:44 »
A resistencia é de submergir, é tipo um ferro de soldar que tu metes dentro do teu tanque, e as bolhas é um tubo que metes dentro do tanque tambem, mas longe do aquecedor para não o derreteres.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #34 em: 03 de Setembro de 2010, 22:45 »
sim, e o percloreto nao o corroí  :-\
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #35 em: 03 de Setembro de 2010, 22:47 »
Como o nome diz é percloreto de ferro, ferro já ele tem, se a minha quimica não me falha não vai nada atacar o ferro.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #36 em: 03 de Setembro de 2010, 22:53 »
ah... ja começo a perceber... para perceberes melhor a minha ignorância eu nao tenho dessas disciplinas (quimica nem nada do genero) e sou mecatronico sem bases electronicas ou algo semelhante, tudo o que sei aprendi descobrindo, por isso alguma dificuldade..
Obrigado pela elucidação que me deste  ;) 
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #37 em: 04 de Setembro de 2010, 00:19 »
bem não corrói mais ou menos, adem fazer experiências, que se puserem um metal no percoloreto ele ou fica preto, ou acontece outra coisa (menos explodir xD) a bomba de ar serve para mexer o percoloreto e assim escusa-se de estar a mexer as placas

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #38 em: 04 de Setembro de 2010, 00:46 »
O percloreto em geral ataca todos os metais (e tecido orgânico), por isso cuidado com essa resistência de metal... não vá ela ir-se correndo até que um dia fiques com os 230V expostos na sua superficie. Tanto quanto sei normalmente usa-se uma resistência de aquário, que é de vidro.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #39 em: 04 de Setembro de 2010, 01:17 »
por isso é que dei ideia de meter uma bomba de ar de aquário, com um tubinho de ar de aquario com furinhos...é assim que estou a fazer :)

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #40 em: 08 de Setembro de 2010, 20:08 »
por isso é que dei ideia de meter uma bomba de ar de aquário, com um tubinho de ar de aquario com furinhos...é assim que estou a fazer :)
que tipo de tanque estas a usar?

caso possas por fotos, melhor :D

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #41 em: 08 de Setembro de 2010, 20:39 »
neste momento é um tupperware normalissimo, pois o tanque está "em obras" :D

Offline ptrobotics

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 133
  • Componentes para Electrónica e Robótica
    • PTRobotics - Componentes para Electrónica e Robótica
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #42 em: 09 de Setembro de 2010, 00:32 »
Olá pessoal,

Há muito gostaria de ter feito um tutorial de como fazer placas de circuito impresso para prototipagem rápida.
Eu utilizo o seguinte método.
Compro placas de fibra de vidro positivas pre-sensibilizadas, uma saqueta de revelador e um pacote de percloreto de ferro em pedra.
Para desenhar os circuitos, já utilizei o Eagle, mas neste momento utilizo o Sprint Layout (mais económico). Não tem auto router, mas acreditem, acaba por tornar muito mais simples o desenho das placas e esta ultima versão está já muito boa!
Imprimo em acetato numa laserjet, tenho uma de propósito só para estes trabalhos, mas também já fiz muitas com jacto de tinta.
Construi em tempos uma mesa de luz com lâmpadas das moscas (série TL da Philips, salvo erro) com que "queimo" as placas. Normalmente 4min é suficiente com aquelas lâmpadas. Já vi amigos a fazer com candeeiros e se a luz for uniforme, funciona. Mas mesmo assim, prefiro a minha mesa! As lampadas têm o comprimento de onda aproximado ao verniz fotossensivel da placa. Evitem olhar para aquela luz.
Tem um temporizador electrónico, ligado a um relé de estado sólido (SSR - Solid State Relay) que desliga as lâmpadas ao fim do tempo programado.

Corto as placas com uma tesoura de chapa ou com uma cizalha apropriada. Eu tenho uma própria para placas e que permite cortes mais limpos.


Corto a placa, coloco o acetato também cortado à medida e depois de descolar a pelicula que protege a placa fotosensivel, coloco normalmente um bocadinho de fita-cola para que não deslize. Quando construi a mesa, forrei a tampa internamente com espuma de 3 tapetes de rato, para que a placa ao ser pressionada contra o vidro, não tivesse bolhas de ar. Atenção aos cabelos, um esquecido, torna-se um risco na placa! Depois para corrigir a placa, é uma dor de cabeça!

Preparo os banhos, normalmente uma saqueta de revelador dá para um litro de àgua e o percloreto para a quantidade correspondente. Leiam os rótulos com muita atençao!

Aquelo com um jarro electrico àgua quente e dentro de uma caixa grande de arrumação estanque, coloco ambos os banhos em tupperwares em banho maria. Torna-se muito fácil depois para arrumar. Basta guardar o tupperware com os liquidos para outras placas e deito fora a água do banho maria. A não ser que seja um tanque profissional que tem um preço muito elevado, não utilizem outros aquecedores, o percloreto ataca tudo, mancha a roupa e tudo o que toca! Tenham cuidado, a minha mãe dava em louca comigo!!! Hoje tenho um "laboratório" só para estas coisas!

Revelam a placa no revelador com muito cuidado, porque o banho quente acelera significativamente o processo e se retiram a tinta mais do que devem - puff - ficam sem desenho e apenas com uma chapinha de cobre limpinha!

O que é que eu faço, mergulho por um canto com uma pinça de fotógrafo e tiro logo de seguida - observo - mais uma sacudidela e já se nota o desenho, é mesmo muito rápido têm de ter algum tacto! Estraguei muitas até conseguir!

Se seguida, percloreto com ela, aqui demora mais tempo, mas se o banho estiver quente não demora muito. Agitem com a pinça, eu tenho uma bombita de aquario com uma vareta para as bolhas, as pedras porosas de aquario acabam por não servir porque entopem. Regulem a torneira para não fazer demasiadas bolhas e aqui o mesmo bom senso, demasiado tempo, revelam demasiado cobre e estragam tudo. Bom senso e olhos!
Evitem tocar nas pistas porque podem riscar o desenho e acaba por tornar-se um circuito aberto!

Depois de revelado o cobre, um esfregão bravo, retiram a tinta e têm o cobre!

Furam-na, eu tenho uma Proxxon, muito util, há quem tenha Dremmell, cuidado com as brocas, nem todos os componentes têm o mesmo diâmetro de furos.

Façam sempre no fim uma breve inspecção, lupa e se for caso disso, um multimetro para verificar uma pista duvidosa.

Depois de todos os componentes soldados, coloco um verniz da contact para o cobre não oxidar - fica mais bonito!

Junto envio umas fotos de uma placa com um ATMEGA32, semelhante ao Arduino, totalmente desenhada por mim, mas sem USB (programador normal).
« Última modificação: 09 de Setembro de 2010, 11:56 por ptrobotics »
Cumprimentos
Pedro Silva

PTRobotics - www.ptrobotics.com
Loja de Electrónica e Robótica
Praca do Relógio 15 Loja 3, 2635-457 Rio-de-Mouro, Portugal
E-mail - geral@ptrobotics.com

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #43 em: 09 de Setembro de 2010, 01:11 »
Ah, outra dica de segurança: não aquecer o percloreto de ferro a mais de 45ºC, porque começa a libertar (ou começa a acelerar a libertação de) um gás muito corrosivo.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Como fazer placas electrónicas?
« Responder #44 em: 09 de Setembro de 2010, 07:58 »
ui não sabia...
ptrobotics parabéns pela tua placa, esta excelente... assim quando me for possivel vou analisar melhor o teu método a ver se me ajuda a melhorar em algo... quanto ao poste obrigado por ele  ;D


ja agora um aparte, no metodo toner alguem me sabe dizer qual o preço de cada folha +/-?
é que no centro onde estudo tem la uma boa parte de uma placa A3 penso eu (pelo menos ainda esta inorme) sem ser pre sensibilizado.. pode ser-me bem util  :D
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira