collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Comprar Multímetro  (Lida 18424 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Comprar Multímetro
« Responder #30 em: 01 de Setembro de 2013, 23:18 »
Se calhar preferia investir num melhor, tipo este: http://dx.com/p/uni-t-uut71b-3-lcd-multipurpose-digital-multimeter-red-deep-grey-1-x-9v-battery-174843, mas gastar 100€ num aparelho sem saber se tenho garantia, ainda por cima de uma coisa que vem aos tombos do outro lado do mundo :S. O problema é que aqui em portugal vai logo para os 150€. Vou esperar pela resposta das marcas e logo vejo.

Estes multímetros são susceptíveis a problemas (excluindo os de mau uso)?



Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Comprar Multímetro
« Responder #31 em: 02 de Setembro de 2013, 11:41 »
Eu já recebi o meu ut61e e aparentemente parece tudo ok, mas ainda não lhe dei nenhum uso significativo. O que posso dizer é que pelo que vi aparente ser uma marca com o mínimo de qualidade e pelo falor pedido parece corresponder a 100%.

Cumps

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Comprar Multímetro
« Responder #32 em: 02 de Setembro de 2013, 12:44 »
Não preciso necessariamente de um LCR, mas se esses 20 ou 30€ me saem mais baratos dos que ter as características dos mesmos num multímetro, não me importo de andar com os 2 atrás.
Ainda não vi, por exemplo, um multimetro quem meça mais do que uns 200uF. Também nunca senti necessidade de medir um condensador a não ser por curiosidade. Para reparação, acho que daria mais jeito um medidor de ESR e corrente de fuga do que capacidade. Mas os mais afectados são em geral os electrolíticos, que têm valores grandes. Também nenhum multimetro mede menos que 0.1 Ohm, e tendem a medir mais inductâncias grandes do que as pequenas que são mais úteis em electrónica.

Como não sabes bem o que queres/precisas, o melhor é comprares uma coisa baratucha e quando ganhares experiência então gastas mais numa coisa que já sabes que é aquilo que queres. Os Uni-T são porreiros, e a Mauser tem um dos modelos básicos numa versão sem caixa por uns 7€.

No último ano andei a estudar circuitos amplificadores e interruptores com transitores e é muito mais pratico medir pelo multimetro directamente do que andar a calcular/medir as correntes e a fazer as contas.
????? A única razão normal que me ocorre para quereres calcular o ganho de um transístor é por motivos académicos e, nesse caso, é mesmo para medires correntes e calcular à mão... Ok, ou então para escolher um par "matched", mas isso tb só estou a ver fazer por motivos académicos... que fazes só uma vez numa cadeira e ponto. Que eu saiba, na prática qualquer necessidade que tenhas de usar o ganho do transístor é para usar o pior/melhor valor indicado na datasheet, portanto é irrelevante saber qual é o valor exacto do ganho do transístor que vais usar, até porque ele varia logo com temperatura e corrente de colector. Se precisas de saber o ganho exacto de um transistor... tens aí um circuito mal desenhado.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2013, 12:45 por Njay »

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Comprar Multímetro
« Responder #33 em: 02 de Setembro de 2013, 13:58 »
Njay, realmente nunca tinha pensado por esse lado, até porque o objectivo nos circuitos em que trabalhei era estruturá-los de maneira a que fossem o menos dependente possível dos ganhos xD.

Encontrei o Amprobe AM-530-EUR por 100€, http://www.clickplus.pt/p58455, mas por menos 10€ compro o Uni-T UT71B no DX, que parece ter melhores características. Também estive a pesquisar sobre as garantias da DX e eles parecem estar sempre dispostos a resolver o assunto. Mesmo assim penso que se tivesse algum problema e contactasse a marca directamente eles também quase de certeza que me ajudariam.

Já estive a falar com o representante da agilent, e os preços até são bons, mas em comparação com os amprobe por exemplo, pago mais 50€ com as mesmas características. Ele tem um grande negócio num já carinho, mas ficavame por 200 e tal € e eu não quero gastar isso sem ter a certeza que a diferença de preços que estou a pagar irá realmente fazer diferença no uso que lhe vou dar.

Eu coisa baratucha já aqui tenho, não mede correntes com mais de 1A e as pontas não valem um chavo, mas agora devo começar a trazer trabalhos para casa e não vou comprar um multímetro de bancada como temos lá no laboratório (€€€€), por isso convém-me ter algo minimamente preciso. Como sou uma pessoa que não gosto de andar a sempre a gastar dinheiro e ficar com a dispensa cheia de multimetros, também não queria comprar algo que se tornasse obsoleto daqui a uns anos. Ai residem as dúvidas, em que gama devo investir. As duvidas sobre as características já me esclareceste.

Obrigadão pela ajuda ;)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Comprar Multímetro
« Responder #34 em: 02 de Setembro de 2013, 14:07 »
Não li com atenção todas as respostas, mas comprei este há uns tempos e para quem quer gastar na casa dos 20-25€, é uma boa aposta (até hoje não me deu chatices). Como mandei vir numa encomenda com mais malta, praticamente não paguei portes.

http://www.digilentinc.com/Products/Detail.cfm?NavPath=2,842,882&Prod=MULTIMETER-MS8217
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Comprar Multímetro
« Responder #35 em: 02 de Setembro de 2013, 14:27 »
Fluke 11, bom multimetro...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Comprar Multímetro
« Responder #36 em: 02 de Setembro de 2013, 15:27 »
Se comprares um baratucho mas de qualidade decente, não o vais mandar fora quando comprares outro com mais funcionalidade/precisão, porque vais acabar por querer ter pelo menos 2 multimetros, por exemplo para medir tensão e corrente como já aqui alguém referiu. Eu tenho 2, e já estou a pensar arranjar uma "coisa" que faz 4 medições independentes.

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Comprar Multímetro
« Responder #37 em: 02 de Setembro de 2013, 15:53 »
Nesse caso estamos a falar de que tipo de baratucho? Tipo http://dx.com/p/ut39c-2-5-lcd-digital-multimeter-red-black-1-x-9v-6f22-battery-114345?
Este visto bem tem todas as características que eu ao inicio achava precisar por 20€.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Comprar Multímetro
« Responder #38 em: 12 de Dezembro de 2014, 18:59 »
Vou mudar de multimetro, o que acham deste aqui http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=61418 a mim parece bom pelo preço, mas se alguem souber de um melhor pelo mesmo preço otimo, preferencia portugal/europa
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Comprar Multímetro
« Responder #39 em: 13 de Dezembro de 2014, 01:24 »
Vou mudar de multimetro, o que acham deste aqui http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=61418 a mim parece bom pelo preço, mas se alguem souber de um melhor pelo mesmo preço otimo, preferencia portugal/europa
As características desse multímetro são excelentes pelo preço, se fosse comprar um agora iria para esse  ;)