collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Frigorifico temperatura  (Lida 26651 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Frigorifico temperatura
« em: 21 de Junho de 2014, 10:14 »
Bom dia,

O meu frigorifico entregou a alma ao criador, então fui a worten e comprei um becken 290 A+. No dia que veio os senhores entregar o frigorifico, colocaram o termóstato na posição 3.
No dia a seguir liguei meti as coisas no novo frigorifico, passou 1 dia e o frigorifico,  noto que faz pouco frio, meti o termostato na posição 4 e temperatura ronda 11ºc onde deveria andar a volta de 5ºc. No manual diz para colocar na posição 3 ou 4.

Falei com a worten e mandaram-me o técnico, e o senhor disse que nestes frigoríficos combinados grandes no verão devia estar pelo menos na posição 5 . Se bem que estes últimos dias nem tem estado calor, e no manual não diz isso.

Não satisfeito com a assistencia fui ao frigorifico do vizinho e dum familiar que são idênticos de marca branca também, e tem o termoestato no 3 e a temperatura vai proximo dos 5ºc

A minha duvida é , colocando o termostato no 5 realmente vai aos 5ºc mas não é o que vem no manual de instruções. Pelo o manual que vi de várias marcas normalmente é colocar no 3.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto, e qual é a vossa posição do vosso termostato , mesmo não sendo combinado.

Será que tenho um problema?

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2014, 11:13 »
Será que tenho um problema?
Não se pode ligar um frigorifico e colocar logo as coisas lá dentro  :)

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2014, 11:26 »
Creio que o numero em que está colocado o termostato não é relevante. Pode haver um desvio no termostato e ele só desligar a essa temperatura nessa posição (quantas posições ele tem?)
Deves é comparar a temperatura minima que ele atinje no congelador. Se fôr inferior a -18ºC é porque alguma coisa não está bem...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2014, 13:25 »
Parece que veio sem gás. nao sei se e' possível. mas se foi ai um técnico a serio, devia ter verificado isso.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2014, 16:11 »
normalmente qdo entregam os frigorificos, por andarem aos tombos dum lado pro outro, aconselham a deixar o frigorifico repousar umas horas antes de o ligar...n sei se fizeste isso..

Se o gaijo de facto nao funciona, é pedir a troca por outro igual!

(uma coisa que vi à dias na tv, foi que os frigorificos estilo americano que teem a funçao no freezing, aquilo tem uma resistencia de aquecimento mm ao lado da grelha de congelamento... parece-me super estupido essa soluçao nao?! :S entao queremos arrefecer e entao pra n se formar gelo, vamos ligar a resistencia de aquecimento?! faz-me especie qdo agora eles todos sao quase de eficiencia energetica A ou A+ ...será que gastam mm menos e cumprem o requisitos qdo teem um aquecedor la dentro?!)
« Última modificação: 21 de Junho de 2014, 16:15 por Hugu »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2014, 18:45 »
se calhar "no freezing" quer dizer "sem congelação" :)
Eu tenho um frigorífico desses "estilo americano" e o congelador não gera gelo. nunca tenho de limpar nem acumula nada.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2014, 18:52 »
se calhar "no freezing" quer dizer "sem congelação" :)
Eu tenho um frigorífico desses "estilo americano" e o congelador não gera gelo. nunca tenho de limpar nem acumula nada.
nao, aquilo congela alimentos mas nao cria gelo... mas serão eficientes esses frigorificos ou acabam por consumir mais que o velhinho que foi pra sucata?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #7 em: 21 de Junho de 2014, 20:01 »
nao, aquilo congela alimentos mas nao cria gelo... mas serão eficientes esses frigorificos ou acabam por consumir mais que o velhinho que foi pra sucata?

Exacto, que nao cria gelo, por isso penso ser essa a funcao da resistencia.
Nao faco ideia, mas ter camadas de gelo acumuladas no congelador, tambem nao e' eficiente..

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #8 em: 21 de Junho de 2014, 20:17 »
sim, a acumulaçao de gelo é mau porque queima os alimentos e assim deterioam mais depressa, mas o proprio gelo acaba por ser uma especie de armazem de frio que o frigorifico nao perde ou recupera qdo se abrem as portas.. e só tendo ar frio la dentro, cada vez que se abre a portao ar frio sai todo fora e quase obriga a uma contsante trabalho do compressor e das ventoinhas de ventilaçao de ar frio... é por isso aconselham a meter garrafas de agua dentro do frigorifico por grandes periodos de nao uso (qdo se vai de ferias ou coisa parecido) ou até mm garrafas fechadas apenas com ar, pra criar volume de ar frio que se perderia qdo se abrem as portas dum frigorifico... por isso parece-me um  bocado anti-logico ainda ter uma resistencia a ligar pra derreter o gelo e depois termos a necessidade de ligar o compressor pra compensar o ar frio que se perde qdo se abrem as portas do frigorifico... aind o facto de neste frigoorificos/combos, teem arca de congelaçao vertical, ou seja perdem mais frio que as arcas horizontais onde o ar frio nao fge por ser mais denso que o ar quente, logo menos perdas "por gravidade".
« Última modificação: 21 de Junho de 2014, 20:20 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #9 em: 21 de Junho de 2014, 20:40 »
O gelo é um ótpimo isolador, ora ter o condensador carregado de gelo, não ajuda em nada..
Mas existem muitas maneiras de aumentar a eficiência dos frigorificos, entre elas, melhores isolamentos, melhores compressores, melhores gases, só por ai, ganhas muita coisa..
Avr fanboy

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #10 em: 21 de Junho de 2014, 23:44 »
Hugo, os eng. que projetaram esses frigoríficos, não puseram a resistência só por dizer que é mais "xpto" se puderem poupar um parafuso ou no tamanho o fazem, e nem essa resistência está sempre ligada, a função dela é como o senso diz, retirar o gelo do evaporador ( não do condensador), mas só trabalha quando é detetado gelo que bloqueia a passagem do ar parando o compressor durante o processo de descongelação.

Agora sobre o frigorífico do dio123, podem existir varios fatores para o frigorífico não ter o rendimento desejado, se for falta de gás irá piorar a cada dia que passa, outra coisa muito importante é o espaço por trás do frigorífico que permita uma boa ventilação e retirada do calor do condensador.

Se for possível verifique na parte de trás do frigorífico ou onde passem tubos se verifica alguma mancha de óleo, que é por norma significado de fuga de gás, que é sempre acompanhada de óleo do compressor.
PDI

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Frigorifico temperatura
« Responder #11 em: 22 de Junho de 2014, 12:00 »
Boa tarde,

Já falei com a worten e vou trocar o frigorifico, por um da indesit. Mas realmente não está bom de todo.

 Alfredo- Quanto ao espaço tenho 15cm entre o figorifico  e a parede. Oleo não deixa, as grelhas são tapadas. A unica justificação que vejo é ou falta de gás ou mal dimensionado.