collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Interferencia na tramissão de dados  (Lida 3876 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Interferencia na tramissão de dados
« em: 09 de Maio de 2014, 22:42 »
viva

Instalei um central de deteção de incêndio endereçável J-NET, seja lá o que isto seja, para alguns colegas aqui do forum, trata de uma central que comunica com os detetores por meio de um determinado protocolo (não sei qual).

a central comunica com os detectores, por 2 fios em loop.

O problema está que estou a ter sucessivos erros na comunicação, digo isto porque, desaparecem e aparecem alguns detetores aleatoriamente.

Na minha ótica, penso que o problema está no facto de o fio de malha não estar a fazer a "gaiola de faraday" corretamente, pois tenho zonas do circuito em que essa mesma malha está em contacto com a estrutura metálica do edifício.

Depois deste bla bla, a minha dúvida é...

- Para que uma comunicação digital seja assegurada, é conveniente ter a "gaiola de faraday", certo?

- Essa "gaiola de faraday", para ficar bem-feita deve ser ligada a terra unicamente num ponto? Visto que nas zonas que o fio de malha, está a tocar na estrutura tem um terra um pouco diferente do terra que está junto à central (digo diferente, porque apesar de todo o edifício estar aterreado, estamos a falar de uns 150m de distancia).

- Outro problema é que a estrutura, é uma estante robotizada, logo pode ter alguma eletricidade estática e se eu medir voltagem entre a estante e a malha dos cabos tenho 16V.

Só queria ter a vossa opinião, para garantir uma boa transmissão nos dados.

PS: a central em questão é a seguinte:
http://www.globalfire.pt/en/pd/Panels/Addressable_31/Juno-Net_57/17/JUNO-NET-MAIN-PANEL

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2014, 02:02 »
Já falaste com o vendedor do produto sobre a forma correta de cablar os sensores?
Eu começava por aí.

O resto depende muito do protocolo de comunicação, que não sabendo qual é não tens como avaliar que asneiras estás a fazer, remetendo para o início da resposta.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2014, 14:44 »
viva

já liguei com o fornecedor e também não me sabe dizer o que se está a passar... dai a eu estar a tentar perceber a maneira mais correcta de ligar o circuito.

no meu entender, uma vez que tenho um circuito que utiliza comunicação digital a dois fios, seja em que protocolo for, o correcto será criar uma gaiola no cabo correcto?

para criar essa gaiola utilio um fio de malha que o cabo tem, agora para uma gaiola bem feita, o ponto de aterramento da malha, não deve ser num só ponto?

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2014, 16:48 »
Os cabos podem ter um shield, para minimizar ruido, ou para manter uma impedância, por exemplo cabos coaxiais.

Está-me a fazer confusão que tens o cabo em contacto com metal do edificio, quer isso dizer que o cabo está descarnado em alguns pontos, se é esse o caso, cabo novo..
Avr fanboy

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #4 em: 10 de Maio de 2014, 19:06 »
o cabo está em contacto em alguns pontos da estrutura do edificio porque a base do detector só tem bornes para a entrada e saida do sinal (4 fios no total)

a malha enrola-se e fica no espaço vazio da base... se nao tiverem cuidado a colocar fita ou manga na malha ela pode tocar onde está aparafusado o detector, no meu caso a estrutura do edificio...

imagem de uma base de detector:

relativamente ao modo de fazer a dita gaiola de faraday, qual é a maneira mais correcta de a fazer?

assumo que se a malha está a tocar na estrutura, a gaiola nao esta bem feita... mesmo a estrutura estando ligada a terra...

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #5 em: 10 de Maio de 2014, 20:24 »
Continua-me a fazer confusão falares em gaiolas de faraday quando isso é basicamente um problema de estarem a fazer um curto de um dos cabos  ???
Avr fanboy

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #6 em: 10 de Maio de 2014, 23:54 »
se calhar nao me estou a explicar bem...

eu tenho o circuito sem curtos... ou seja... o cabo vermelho faz loop entre ele e o preto tambem sem haver contacto com mais nada...

contudo o cabo tem uma malha, que nao liga nem na central nem nos dispositivos e eu utilizo essa malha, para fazer uma gaiola, por forma a evitar ruidos na comunicação.

o problema está que esse fio de malha esta em contacto com a estrutura em alguns pontos, logo se calhar estou com a malha do cabo a ter o efeito contrario ao que eu desejaria...

dai a eu estar a perguntar qual a maneira mais correcta de fazer a dita gaiola nesta situação, pois a meu ver o facto de estar em contacto com a estrutura do edificio em vários sitios é um problema que me pode estar a incutir ruido electromagnetico na comunicação.

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #7 em: 11 de Maio de 2014, 00:04 »
Se a malha não estiver ligada a nada, de certeza que não vai fazer efeito nenhum, tem de ser ligada á massa/terra se queres que tenha algum efeito funcional.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #8 em: 11 de Maio de 2014, 00:14 »
Sem saber o tipo de interface usado, é difícil saber a melhor maneira de ligar as blindagens. Há situações que não precisam ser ligadas (estilo Ethernet), há situações que cada link entre dispositivos só deve ser ligado num dos lados (estilo MIDI), há situações que deve ser ligado dos 2 lados (RS232), tens casos que todas as blindagens devem estar ligadas entre si e aterradas num só ponto (RS485).
E com essas distâncias então...

Eu tentava com blindagens todas ligadas, aterrada apenas num único ponto.
Se sabes que tens curtos à estrutura e desconfias que é disso, devias é tentar corrigi-los para ver se faz diferença. No pior dos casos ficas com a cablagem em melhor estado do que o atual, e podes investigar outros possíveis problemas.



Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #9 em: 11 de Maio de 2014, 14:09 »
Agora que falas no RS485, o equipamento em questão está ligado a um repetidor de informação por RS485 em que cada equipamento tem a sua fonte de alimentação e não vejo onde e que o negativo está comum com os dois equipamentos... muito menos a blindagem, porque o cabo que faz a transmissao em RS485 não a tem.

não poderá isso estar a induzir ruido nos sistema?

a ligação está em anexo.. o distancia que separa o painel principal da central são cerca de 150m.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #10 em: 11 de Maio de 2014, 15:51 »
Como é diferencial, a malha não é "obrigatória". Mas é cabo com fios em par torcido(tipo CAT5), certo?

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #11 em: 12 de Maio de 2014, 01:12 »
sim .. é mesmo UTP CAT5

será que essa comunicação devido a ter fontes de alimentação diferentes não poderá estar a gerar os erros?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Interferencia na tramissão de dados
« Responder #12 em: 12 de Maio de 2014, 02:41 »
Se é rs-485, vai á wikipédia e aprende um pouco sobre o protocolo.
Isso cheira-me a falta de resistências de terminação, ou o cabo é tão longo que a impedância/resistência do mesmo está a dar cabo do slew rate do sinal.
Avr fanboy