collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Iniciação ao openCV - Ajuda  (Lida 20547 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Iniciação ao openCV - Ajuda
« em: 21 de Outubro de 2010, 20:38 »
Boas noites a todos, venho-vos pedir ajuda com uns tutoriais de introdução ao openCv, de preferência em ambiente ubuntu e usando C++, como têm aparecido por aqui muitos projectos que usam opneCV é porque nem é muito dificil, mas a wiki do openCv é basicamente um amontoado de links e mais links, e depois um é em C, outro em python, um em Mac outro no windows, mais uns em ubuntu 9.04, se alguem tiver por ai algo para se ler digam  ;)
Já saquei o livro do openCv, eu sei que o devia ter comprado...
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 16:45 por Psycop »
Avr fanboy

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #1 em: 21 de Outubro de 2010, 21:43 »
Para que é que queres aprender processamento de imagem?  :P
É desta que vamos começar a usar o OpenCV, senso?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2010, 21:52 »
Espero que sim, após uma horita de volta disto já está instalado(ou melhor dizendo compilado do source, que instalar é para os lados dos windows), agora tenho umas 500 páginas de manual á mainha frente :s
Avr fanboy

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2010, 22:00 »
Por acaso acho que nunca vi aqui nenhum projecto que usasse o OpenCV...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2010, 22:05 »
Andam aqui uns quantos que seguem faces o ICU, o Touro do outro rapaz, que segue um pano vermelho e anda ai mais um ou dois que detectam faces usando OpenCV.
Avr fanboy

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2010, 22:06 »
Andam aqui uns quantos que seguem faces o ICU, o Touro do outro rapaz, que segue um pano vermelho e anda ai mais um ou dois que detectam faces usando OpenCV.
Esse é uma versão do OpenCV para o Processing, creio que não é o OpenCV a sério...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2010, 22:08 »
Sim é para processing, é simplificado imagino eu.
Bem, só pelo suporte a multiprocessador já ganhou dois centimos..
Tese de doutouramento: portar OpenCV para Cuda lol.
Ninguem recomenda nada para começar?
Avr fanboy

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2010, 22:25 »

Andam aqui uns quantos que seguem faces o ICU, o Touro do outro rapaz, que segue um pano vermelho e anda ai mais um ou dois que detectam faces usando OpenCV.
Embora já tenha mexido nela, a que utilizei no meu "touro" não foi a biblioteca de openCV para processing, mas sim uma chamada JMyron.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2010, 23:25 »
Costumo usar openCV nos meus projectos, como podem ver pelos meus posts aqui no forum. Tem um wrapper de .net mas chama as funçoes base em c++.

De facto a informação está um pouco espalhada e tenho-me baseado muito em papers e em algoritmos de reconhecimento facial, tendo em conta que já estao implementados no opencv é só chamar as funções. Tal como o Haarcascades, OpticalFlow, etc.

Aquilo é basicamente um "mundo" onde tens praticamente tudo o q foi estudado em computer vision, daí não aconselhar os "tutoriais" ou tentar ler o manual pois é deveras extenso e muita coisa não faz sentido se não perceberes os conceitos por tras.

A melhor forma é ver a coisa ao contrario, o que queres fazer com opencv? Reconhecer caras? Vigilancia? Seguir cores? Editar imagens?

Com base nisto então pesquisas os algoritmos e implementas no opencv. Pelo menos tem sido essa a minha forma de desenvolver.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2010, 23:54 »
E como é que encontro os algoritmos que quero, procuro opencv e o que quero fazer?
O que quero fazer é relativamente complexo, mete duas cameras a funcionar em paralelo, um ambiente com muito movimento e "ruido", será detectar linhas, obstaculos, formas, e depois tratar isso, tambem deve meter mascaras com força em cima, passagem entre diferentes modelos de cores(RGB, HSL, raw e sei lá que mais, que ainda nem sei bem o que tenho pela frente, mas sei que não é algo que vou fazer em 15 dias, nem em 6 meses lol)
Avr fanboy

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #10 em: 22 de Outubro de 2010, 00:48 »
E como é que encontro os algoritmos que quero, procuro opencv e o que quero fazer?
O que quero fazer é relativamente complexo, mete duas cameras a funcionar em paralelo, um ambiente com muito movimento e "ruido", será detectar linhas, obstaculos, formas, e depois tratar isso, tambem deve meter mascaras com força em cima, passagem entre diferentes modelos de cores(RGB, HSL, raw e sei lá que mais, que ainda nem sei bem o que tenho pela frente, mas sei que não é algo que vou fazer em 15 dias, nem em 6 meses lol)

http://opencv.willowgarage.com/wiki/VideoSurveillance  -> isto vai-te ajudar com as formas, obstaculos e movimentos.

Aconselho-te a ler sobre SURF, nao o desporto mas sim Speed Up Robust Features. --> http://opencv.willowgarage.com/documentation/cpp/feature_detection.html

Em relação aos filtros, tens imensos mas tem de se perceber o que queres fazer, mas em ultimo caso manda-te para o machine learning  -> http://opencv.jp/opencv-1.0.0_org/docs/ref/opencvref_ml.htm

Espero q isto ajude.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #11 em: 22 de Outubro de 2010, 00:55 »
Acho que dá para tirar um curso só em opencv....
Obrigado pela ajuda ;)
Tenho mesmo muito que ler.
Avr fanboy

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #12 em: 22 de Outubro de 2010, 09:35 »
Eu tenho o opencv meio implementado no meu robot, mas o processamento é todo feito do lado do PC. Pouco mais faz que detectar movimento e mover a camara para esse local (a ideia será seguir esse movimento com o robo). Existe algum pic mais evoluido que também consiga fazer isso? e que utilize o opencv, ainda que adaptado?

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #13 em: 22 de Outubro de 2010, 09:54 »
Acho que dá para tirar um curso só em opencv....
Obrigado pela ajuda ;)
Tenho mesmo muito que ler.

Em computer vision ha imensa gente a fazer mestrados, doutoramentos e pos docs, como opencv é a implentação desses algoritmos logo tens toda a razão. :) Dá para tirar um curso.

Eu tenho o opencv meio implementado no meu robot, mas o processamento é todo feito do lado do PC. Pouco mais faz que detectar movimento e mover a camara para esse local (a ideia será seguir esse movimento com o robo). Existe algum pic mais evoluido que também consiga fazer isso? e que utilize o opencv, ainda que adaptado?

Eu tambem implemento dessa forma, sendo o computador o "cerebro" pois ainda n encontrei nenhum microcontrolador acessivel que tenha essa capacidade de processamento. Mas pelo que percebo a BeagleBoard ja é capaz de processar a imagem correctamente, mas já estamos a falar de um computador, ainda que pequeno. O surveyor (baseado em Blackfin) já faz processamento de imagem mas ainda não me debrucei sobre isso.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Iniciação ao openCV - Ajuda
« Responder #14 em: 22 de Outubro de 2010, 11:02 »
Este projecto que estou a desenvolver anunciado aqui:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=1358.msg13391#msg13391
usa openCV.

A minha experiencia com o openCV tem revelado que a documentação não é espetacular. Mas isto deve-se À natureza "volatil" de desenvolvimento da biblioteca, que está em constante avanço e acrescento de funcionalidades. Sim, já tem suporte para cuda e android. (SVN)

Provavelmente se encontrares tutorials na net estes estão "desactualizados", isto é, funcionam, mas provavelmente já nao é a maneira mais correcta de fazer as coisas. (falo por exemplo na declaração de tipos de variaveis do openCV... etc)

Como disseram depende bastante se o uso é em C ou C++ ou etc..

Na minha opinião os passos para se trabalhar e integrar com o openCV são (do básico até ao utilizador avançado)

. Procurar tutorials na net para ter uma visão geral do funcionamento da biblioteca.
. Ambientar-se com a referencia online da biblioteca para a linguagem q se esta a usar.
. Estudar exemplos basicos de codigo que vem juntamente com a biblioteca openCV (versoes do SVN)
. Procurem slides de aulas de universidades (estranjeiras e tambem algumas tugas) que falem de processamento de visão assim por alto
. Quando usarem funcionalidades avançadas, leiam antes um artigo (generico) relacionado com as funcionalidades que vao tentar implementar

Senso:
Citar
O que quero fazer é relativamente complexo, mete duas cameras a funcionar em paralelo, um ambiente com muito movimento e "ruido", será detectar linhas, obstaculos, formas, e depois tratar isso, tambem deve meter mascaras com força em cima, passagem entre diferentes modelos de cores(RGB, HSL, raw e sei lá que mais, que ainda nem sei bem o que tenho pela frente, mas sei que não é algo que vou fazer em 15 dias, nem em 6 meses lol)

Neste texto todo não explicas o que queres fazer, dizes o que vais fazer mas não o que isso pretende fazer. O que fazes com as linhas detectadas? com os obstaculos detectados? e tratas essas detecções para que finalidade?


Marvim:
Já implementaste com sucesso algum sistema com usando "feature points" ?
alguem?

KS