collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ferro Soldar - Opiniões  (Lida 6815 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ferro Soldar - Opiniões
« Responder #15 em: 02 de Junho de 2014, 19:59 »
Essas soldas dão todas ideia de serem algo agressivas no seu fluxo, mais viradas para serem usadas para soldar fios que tipicamente agradecem um fluxo mais activo para limpar toda a oxidação para eletrónica queres um fluxo suave(chamado de mild) e de preferência um no clean, para teres a certeza que aquele protótipo rápido feito á 6 meses não tem metade das pistas corroidas quando lhe voltares a pegar.

Outro facto importante é usar ligas 63/37, isto quer dizer que é uma liga eutéctica, o que quer dizer que a transição de liquido para sólido se dá numa só temperatura, e não numa gama de temperaturas, é util quanto estás a soldar dois fios, pois é mais facil ter juntas bem feitas, assim como a pingar o primeiro pino de um SMD, á sempre uns tremeliques com as pinças, assim é só dar uma sopradela e fica logo uma solda bonita e brilhante, basicamente reduz-te a probabilidade de uma solda fria.

Eu recomendo este rolo, tenho um destes e um mais fino, mas 99% das vezes é isto que uso:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/MG-Chemicals/4865-227G/?qs=sGAEpiMZZMuQDxh7mFZIafA0CFytvp0PG56VNmTyk1Y%3d

Quanto ao fluxo, uso esta seringa, pode parecer pouco, mas isso usa-se uma gota de cada vez, dura, dura e dura, mais uma vez, é um fluxo suave, e lavavél com água, para além de dizer que é no clean, pelo nas minhas placas nunca me roeu nenhuma pista(algumas já com 2).

http://pt.mouser.com/ProductDetail/MG-Chemicals/8341-10ML/?qs=sGAEpiMZZMtVjQNhW0kfZl2iJWHFFrFoHEAOyfdtDbQ%3d

Quanto ao ferro, sempre usei um JCB30S com uma ponta chisel de 2-3mm(não tenho total certeza da medida), serve para soldar TUDO(excepto BGA's e QFN's não castelados), antes de se fazer uma nova solda deve-se passar o ferro pela esponja(seja com água ou as de latão/bronze), e adicionar solda nova ao ferro, quando vais acabar de soldar, é limpar a ponta, e meter um pouco de solda na ponta(se for em chisel, dos dois lados, não esquecer).

Essa estação no inicio do tópico se não estou em erro não tem feedback, é basicamente um dimmer num ferro comum, por isso se não o estiveres a usar, ele vai continuar a sobre-aquecer, o meu truque para não ter o ferro a assar enquanto não o estou a usar, é ter uma ventoinha apontada para o ferro, que é tambem a ventoinha que me tira o fumo do fluxo de cima.
Avr fanboy