collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.  (Lida 80039 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #60 em: 11 de Dezembro de 2012, 14:57 »
Hum..... obrigado......

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #61 em: 12 de Dezembro de 2012, 10:22 »
Só para relembrar este tópico, passado uns dias começa a ficar em esquecimento e sei que é muito importante manter em aberto este problema até à sua resolução.

Neste momento é suposto o Hugo ter-lhe enviado um texto em inglês, claro que seria melhor ter sido o Sr. a realizá-lo em português antes da sua tradução, por isso é confirmar se está de acordo com ele e completar os espaços.
Creio haver uma gafe no início do texto quando refere ter aparecido esse problema devido a complicações de parto, desconhecendo o motivo.

Não se esqueça de anexar uma foto da sua filha para ajudar a ser mais credível.

Mantemo-nos disponíveis para o ajudar, isso pode acreditar, conheço este fórum à relativamente pouco tempo e existe uma força de vontade em ajudar entre todos não encontrada em mais nenhum fórum que eu conheça.  ;)
Por isso, mesmo que a resposta do e-mail seja negativa, arranjaremos uma forma de recriar o protótipo.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #62 em: 12 de Dezembro de 2012, 11:31 »
Metendo mais uma achega, este tipo de projectos normalmente são um pouco caros e desta forma e caso não haja fundos ilimitados, aconselho a pensar a utilização de um dos sites de crowdfunding disponiveis em Portugal de forma a financiar a construção da maquina. (http://www.massivemov.com/ http://ppl.com.pt/)

Não só pela sua filha mas para poder desenhar algo que possa ajudar mais crianças nessas condições, e isso é logo a partida algo que move muita gente.

Assim que o projecto estiver mais definido e os custos necessarios respectivamente descritos posso ficar responsavel por recolher os dados necessarios para essa angariação de fundos.

Já agora, este topico deveria ser colocado em destaque no forum por meio de sticky ou de colocação na primeira pagina, não é que caia no esquecimento mas é do tipo de projectos que de certeza todos querem acompanhar com atenção.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #63 em: 12 de Dezembro de 2012, 12:02 »
Tens razão Marvin, vou tratar disso.

Fixo e na homepage.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #64 em: 12 de Dezembro de 2012, 13:49 »
Boa tarde,
Antes de mais, espero que a sua filha melhore.
No que eu puder ajudar, estou sempre pronto!

Agora falando da doença, tem a certeza que não há operação possível? Eu não sei muito da doença, mas a minha irmã teve/tem a mesma doença/deformação... Artogripose certo? Ela tinha na mão. O que acontecia era que a mão ia fechando cada vez mais à medida que ela crescia e ela não conseguia abrir a mão completamente, se bem que nunca a prejudicou em nada. Tinha ainda um ligeiro desvio nos dedos. Ela foi operada este ano pelo prof. Abel Nascimento. Penso que é um bom cirurgião e penso que era boa ideia ter uma consulta com ele, se puder.

Boa sorte no projecto, vou ficar a acompanhar.

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #65 em: 13 de Dezembro de 2012, 00:31 »
Novidades... peço desde já desculpa por ontem e hoje não ter estado muito tempo disponivel para responder a todos no forum... qualquer das formas tenho novidades.... e boas... mas primeiro a má... (o melhor fica para o fim)
resposta ao email enviado por mim a Stratasys na página de contacto.

RE: I apologize if you received some misinformation, but Stratasys does not produce exoskeletons. We are a manufacturing company that makes machines for the 3D printing industry. I'm sorry that we are unable to help you.

Regards,
Service Customer Feedback


Agora a melhor parte...
Resposta ao email acompanhado de algumas fotos enviado por mim ao próprio desenvolvedor do exoesqueleto.

RE:
Hi Mr Costa,
 
Thank you for your email. We will try to help you with your daughter.

We have fit a number of children with amc with the wrex. Either it is attached to a wheelchair, chair, or on their back for the kids that can walk.
 
Attaching to the back is the most complicated because parts have to fit right and line up with the joints correctly. We are working on a motorized wrex but it is quite complicated.

 
 
In the meantime if you send me a short video of your daughter moving her shoulders and elbows, and then someone moving them, we can tell how much active and passive range of motion she has. Once we see what she may need in terms of an orthosis we can see about the next step.
 
I am certainly willing to help you design something automatic, however, there are devices that assist with therapy you may want to look at like the Armeo, and Armin. These are expensive though. … but the problem is not simple.
 
I will wait to receive the video.
 
 
 
Thanks,

Tariq
 
 
 
 
 
Tariq Rahman, PhD
 
Nemours Biomedical Research
 
A.I. duPont Hospital for Children
 
Wilmington, DE 19899
 
(302) 651 6831

Alguém traduz para português correcto? eu entendi praticamente tudo mas se alguém puder traduzir agradecia... e claro amanhã o mais tardar vai seguir um video para o Srº Tariq.

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #66 em: 13 de Dezembro de 2012, 03:07 »
No primeiro email dizem que eles não são os fabricantes do wrex, mas sim, são fabricantes de maquinas de impressão 3D (usadas para fabricar coisas como é o caso do wrex).

No 2º, dizem que vão tentar ajudar a sua filha. Ja aplicaram o wrex a várias crianças com amc (abreviatura para o nome da doença que a asua filha tem...) e o wrex pode ser aplicado em cadeiras de rodas, cadeiras, ou não costas da criança quando esta é capaz de andar embora esta seja a solução mais complicada porque as peças têm que ficar correctamente colocadas e alinhadas com as articulações. Estão também a trabalhar numa solução motorizada mas é bastante complicado.

Pedem que entretanto lhes envie um pequeno video para verem como é que a sua filha movimenta os ombros e cotovelos e depois com alguém a movimenta-los para verem o alcance de movimentos activos e passivos que ela tem. Após eles verem o que precisa ela logo se verá qual o próximo passo.

Dizem também que gostavam de ajudar a projectar algo automático, no entanto há aparelhos que auxiliam a terapia e sugerem que veja o Armeo e o Armin que são caros (dizem..) mas que o problema não é simples.



Isto não é uma tradução mas no fundo é o que é dito nos emails.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #67 em: 13 de Dezembro de 2012, 03:45 »
o primeiro mail é estranho, porque a propria stratsys parece tb fabricar e fazer impressoes 3D, e o site deles até tem um sitio onde se podem pedir samples e fazer pedidos!.. no minimo estranho a resposta deles!...  :( (podiam tb no minimo, ter dito qual foi a empresa que desenvolveu o WREX e onde foram feitas as peças do exo e que iriam reencaminhar o mail pra lá.. no mínimo!!  >:()

Mas sem desanimar! Foi bom ter tido resposta do Sr Tariq! e o interesse em ajudar a sua filha e parceria no desenvolvimento do equipamento fisio da melhor forma possivel!  :D

Trate entao do video que entretanto vamos já tratar do segundo mail!  8) 

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #68 em: 13 de Dezembro de 2012, 09:18 »
Bons Dias,

...ora aqui esta uma atitude daquelas....sem palavras mesmo....    DCautosport é de louvar o SuperPai que esta a ser ;) ...."bem sei" o que deve estar a passar, ...ter aquele sentimento de impotente, rsrsrsr também passei por uma experiência idêntica, mas como tudo na vida não é só espinhos ;) ..... "caiu" num bom lugar, mais que não seja para obter ideias, pois por aqui tem boas carolas ( desculpem o termo ) apesar de não ter tido muito tempo ultimamente no que poder ajudar contem comigo, a experiência e conhecimento são poucos ou nenhuns mas terei todo gosto em ajudar ;)

Abraço e boa continuação

Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #69 em: 13 de Dezembro de 2012, 14:15 »
o primeiro mail é estranho, porque a propria stratsys parece tb fabricar e fazer impressoes 3D, e o site deles até tem um sitio onde se podem pedir samples e fazer pedidos!.. no minimo estranho a resposta deles!...  :( (podiam tb no minimo, ter dito qual foi a empresa que desenvolveu o WREX e onde foram feitas as peças do exo e que iriam reencaminhar o mail pra lá.. no mínimo!!  >:()

Não é nada estranho, tu é que não percebeste nada :). Essa empresa stratasys é fabricante de máquinas de impressão 3D. A stratasys descobriu estes 2 senhores no hospital do Nemours, que usaram uma máquina Stratasys que tinham no laboratório do hospital para imprimir partes para um exoesqueleto, e fizeram uma reportagem sobre isso, como forma de promoção e para mostrar como as máquinas deles são boas. Estes 2 Srs. do hospital é que desenvolveram o WREX e fabricaram alguns exos para pacientes que tinham lá no hospital.

Subscrevo a tradução do elfo. Esclareço apenas que o "pequeno video" deles quer dizer "curto", ou seja, faz um video o mais curto possível que mostre com clareza o que é pedido (1º ela a tentar movimentos sozinha e depois com alguém a fazer os movimentos por ela).

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #70 em: 13 de Dezembro de 2012, 14:38 »
Boa tarde,
Antes de mais, espero que a sua filha melhore.
No que eu puder ajudar, estou sempre pronto!

Agora falando da doença, tem a certeza que não há operação possível? Eu não sei muito da doença, mas a minha irmã teve/tem a mesma doença/deformação... Artogripose certo? Ela tinha na mão. O que acontecia era que a mão ia fechando cada vez mais à medida que ela crescia e ela não conseguia abrir a mão completamente, se bem que nunca a prejudicou em nada. Tinha ainda um ligeiro desvio nos dedos. Ela foi operada este ano pelo prof. Abel Nascimento. Penso que é um bom cirurgião e penso que era boa ideia ter uma consulta com ele, se puder.

Boa sorte no projecto, vou ficar a acompanhar.
Existe vários niveis de artrogripose... uma afeta apenas um membro (tipica mal formação) outras mais complicadas que envolvem todos os menbros superiores outras menbros inferiores outras ambos e tb ai em varios estágios de gravidade por ser uma doença com problemas neuro e musculares nem todo pacientge é igual... uns têm musculos rigidos outros demaisado flacidos... tudo depende... quando tiver um bocadinho elaborarei um texto sobre a artrogripose feito com base em artigos cientificos... quanto ao Drº. Professor Abel nascimento sinceramente nunca tinha ouvido falar e desconhecia totalmente... embora a  minha filha seja seguida no hospital dona estefãnia pelo "melhor" ortopedista pediatrico não descuru a opcão de outras opiniões uma vez que aos braços eles digam que não podem fazer nada...

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #71 em: 13 de Dezembro de 2012, 14:51 »
Mas parece-me ser boas novidades não acham? apesar de o Srº tariq não ter falado de o valor do suposto exo só o facto de se prontificar a ajudar já me parece bem.... e o facto de ele/eles próprios estarem a tentar desenvolver um exo robótico, para que torne possivel uma fisio intensiva faz-me cada vez ter mais certezas que a minha ideia inicial não é então assim tão descabida nem tão fora de contexto nem tão perigosa como parecia... parece-me que talvez seja mais dificil do que eu imaginava (talvez por ser um nerd em robótica) mas parece-me ser algo alcançavel e atingivél, tenho aquela sensação que de facto será feita "história" aqui!!! Se os americanos conseguem fazer ou inventar isso nós portugueses também somos, pois defendo bastante que temos excelentes profissionais em portugal, que cá nunca são aproveitados nem valorizados e as vezes nem meios têm.. mas são tão bons ou melhores que os desse mundo fora.... isto faz-me lembrar aquela de " o portugues desenrasca-se pra tudo e com tudo" portanto queria apenas dizer estou super satisfeito por me ter incrito na Lusorobótica e não em outro forúm qualquer do genero internacional!!! uma vez mais obrigado a toda a cumunidade...

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #72 em: 13 de Dezembro de 2012, 15:21 »
O prof Abel Nascimento é considerado, por muitos, o melhor cirurgião reconstrutivo do país... Daí ter falado nele. Ele é prof de medicina (penso eu) na universidade de Coimbra.

Veja mais aqui: http://www.abelnascimento.net/home.htm

Penso que valia a pena falar com ele.


Quanto ao exoesqueleto, acho que devia ser feito com a colaboração de profissionais de saúde, visto que a estrutura tem de ser correcta para não piorar o estado da menina.

Se o Sr. Tariq se prontificou a ajudar, força nisso!

Fico à espera de mais novidades,

Boa sorte!

Offline brfr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #73 em: 13 de Dezembro de 2012, 16:11 »
Boa tarde,
Compilando um pouco ideias e mecanismos que vi neste tópico e supondo desde já uma estrutura, se utilizar o exoesqueleto dos elásticos ou algo identico, substituindo apenas os elásticos por cilindros pneumáticos como me parece ser a força motriz dos sistemas do site:
http://www.medicalexpo.com/prod/rimec/shoulder-elbow-and-wrist-continuous-passive-motion-devices-69852-438644.html
A pressão de ar nestes cilindros pode ser regulada por reguladores de pressão(~60€ cada) um em cada tipo de articulação de modo a controlar a força.
A velocidade dos movimentos pode ser regulada por reguladores de caudal (~5€ cada) um em cada tipo de articulação de modo a controlar a força.
o preço dos cilindros vai variar conforme o comprimendo e diametro (quanto maior o diametro maior a força alcançada por esse cilindro).
Esta coisa dos cilindros foge um bocado ao desafio electrónico mas é muito mais fácil de controlar. bastaria um pequeno temporizador para inverter sentidos de deslocamentos a activar uma electrovalvola por cada cilindro. A maior parte do pessoal deste forum sabe a dificuldade e o trabalho/tempo necessário para dimensionar/construir um sistema fiavel para controlar um motor.

para ajudar a dimensionar os cilindros sugeria uma medição da força necessária na fisioterapia... sendo um bocado "artezanal" utilizando uma balança nos pontos em que se faz força e obter a leitura em kilos.
força do cilindro=área util da camara do cilindro * pressão
KG=cm2*bar(kg/cm2)
isto é apenas uma ideia... pode... concerteza haverá mais...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #74 em: 13 de Dezembro de 2012, 20:38 »
@brfr: de facto tb me surgiu essa ideia de usar cilindros pneumaticos ou hidraulicos para mover cada sessao do braço, como se fosse a pá duma rectro-escavadora, mas o probe é o sistema de alimentação do ar-comprimido ou do oleo hidraulico... teria de ser um sistema fixo, seria algo pesado, pouco portatil, cabos e tubos a sairem do exosqueleto... Nao deixa de ser uma opção, para um equipamento mais profissional e mais robusto e tvz mais eficiente na fisioterapia!