collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.  (Lida 79601 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #75 em: 14 de Dezembro de 2012, 00:56 »
Já se falou em motores de passo e agora hidráulica, mas ainda não deixei de pensar nos servos, até podem fazer um pouco de ruído mas são fortes e fáceis de ser controlados.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #76 em: 14 de Dezembro de 2012, 01:34 »
Eu cá acho que depois de se ter a estrutura mecânica "logo se vê" :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #77 em: 14 de Dezembro de 2012, 02:24 »
alguem que domine algum modelador 3D, já podia ir brincando e fazendo umas alteraçoes ou sugestoes no projecto WREX, cujos os files podem ser descarregados aqui: http://grabcad.com/library/requested-wilmington-robotic-exoskeleton-wrex
(eu infelizmente ja nao tenho o Solidworks instalado no portatil pk o meu bichinho já mal se aguenta nas canetas!  :o a ver se o pai natal me traz um novo!  :))

Já agora, a shapeways, fazem impressoes em ceramica e outros materiais pra alem dos "polimeros" normais em impressoes 3D.. é from america, mas poder imprimir em ceramica, deve ser interessante pra dar rigidez a peças mais frageis do exosqueleto que sejam sujeitas a maiores esforços ou forças!..
Podiamos tb entrar em contacto com eles, não?!...
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, 02:28 por Hugu »

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #78 em: 14 de Dezembro de 2012, 11:25 »
Quanto ao desenho posso dar uma ajuda porque trabalho diariamente em solid edge e em alibre e domino os programas relativamente bem... E sou de relativamente "perto" de Lisboa...
Quanto a impressão 3d/maquinação de pecas "grandes" brevemente tenho novidades, mas no seu tempo crio um tópico sobre o assunto... ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #79 em: 14 de Dezembro de 2012, 12:19 »
Staples esta prestes a abrir serviço de impressão 3D com maquinas profissionais. Esta massificação das impressoras 3D vão ajudar muitos projectos como este a tornarem-se realidade.

Podes também contactar a EDP pois eles tem 1 laboratório em lisboa de impressão 3D e corte laser a funcionar e acessíveis a todos os interessados.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #80 em: 14 de Dezembro de 2012, 16:26 »
Staples esta prestes a abrir serviço de impressão 3D com maquinas profissionais. Esta massificação das impressoras 3D vão ajudar muitos projectos como este a tornarem-se realidade.
isso é fixe! pk ha mta coisa na america e o probe de pedir cenas às americas, é mm tempo de demora e depois as alfandegas!..

Citar
Podes também contactar a EDP pois eles tem 1 laboratório em lisboa de impressão 3D e corte laser a funcionar e acessíveis a todos os interessados.
ya, é o edplab certo? mas n sei co funciona aquilo lá, porque ja pedi orçamentos pra peças 3D e nunca obtive respostas!... :(

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #81 em: 14 de Dezembro de 2012, 17:42 »
Não é assim que funciona, tu contactas, inscreveste para lá ires (gratuitamente) e vais e fazes com a ajuda de quem lá está. O objectivo não é comercial mas sim apoiar projectos como este.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #82 em: 14 de Dezembro de 2012, 21:36 »
Staples esta prestes a abrir serviço de impressão 3D com maquinas profissionais. Esta massificação das impressoras 3D vão ajudar muitos projectos como este a tornarem-se realidade.

Podes também contactar a EDP pois eles tem 1 laboratório em lisboa de impressão 3D e corte laser a funcionar e acessíveis a todos os interessados.

Os serviços de impressão 3D da Staples que estão previstos são impressao em camadas de papel, não serão em plástico. Além disso esse serviço não está previsto para Portugal nos próximos tempos :\
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #83 em: 15 de Dezembro de 2012, 02:28 »
Boas noites amigos, peço imensa desculpa por não ter tido oportunidade de dar respostas a todos os que passaram aqui pelo tópico mas tenho tido imenso trabalho e tenho feito 2 turnos seguidos e não tenho conseguido responder... embora antes de me ir deitar tenha vindo sempre cá ler as vossas respostas...

Em relação aos hidraulicos também tive essa ideia, mas achei bastante complicado a questão de controlar esses hidraulicos, e depois achei que tinha algumas desvantagens tal como já foi dito a questão do peso de todo o sistema de pressão de oléo o próprio peso para ela sobre os braços de um hidraulico achei que seria demasiado pesado... e também como já foi dito a questão da portablidade de puder levar para a sala enquanto vê um desenho animado ou levar para o quarto enquanto eu lhe lei uma história por exemplo torna-se uma tarefa um pouco complicada... embora não descure essa opção... se acharem por bem que é a mais viavél... não me importo obsulatamente nada de acartar o peso que for necessário se isso significar as suas melhoras... e o meu obrigado pela ideia....

EDP LAD!!!??? mas que optima noticia... isso é simplesmente excelente caso seja necessario imprimir alguma peça numa impressora 3D poderei lá ir sem qualquer custo segundo li no próprio site a impressora 3D eles fornecem até o material (ABS julgo eu) desde que seja usado com moderação... desconhecia totalmente esse open space... isso é música para os meus ouvidos...  muito obrigado pela informação!!!!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #84 em: 15 de Dezembro de 2012, 23:54 »
EDP LAD!!!??? mas que optima noticia... isso é simplesmente excelente caso seja necessario imprimir alguma peça numa impressora 3D poderei lá ir sem qualquer custo segundo li no próprio site a impressora 3D eles fornecem até o material (ABS julgo eu) desde que seja usado com moderação... desconhecia totalmente esse open space... isso é música para os meus ouvidos...  muito obrigado pela informação!!!!

Se sois de lisboa e se vos fica facil ir ao edplab é de aproveitar ja! Tenta ir la qdo puderes e levavas os files do projecto WREX e pedias já 2 prototipos! Um ja ficavas com ele para tentar adpatar da sua filha para ver se é preciso fazer alteraçoes ou aumetar comprimentos para se adaptar à sua filha e o outro podias enviar à G7 para tentarmos fazer montagem dos motores/servos na estrutura!  8)

(um à parte) Entretanto contactei tb uma das empresas que o Sr DCautosport (dsculpa, mas eskeci o seu nome :P ) tinha postado em posts anteriores e pedi informaçoes sobre as maquinas de fisioterapia intensiva e a resposta que me enviaram foi esta:

Distinguido Sr. Antao,
 
Lo siento mucho comunicarVe que nuestros dispositivos para rehabilitaciòn no pueden ayudar
esta nina de 6 anos, como sirven solo para hacer rehabilitaciòn pasiva de los miembros superiores
y inferiores antes de interventos de cirurgìa ortopedica (reemplazo articular, protesis,...).
 
Aconsejo de vos adresar a estos distribuidores y demandar dispositivos para fisioterapia activa:
 
Chinesport (Italia)
www.chinesport.com
 
En el sitio de esta empresa, podeìs encontrar diferentes modelos de dispositivos para fisioterapia y
rehabilitaciòn activa para miembros superiores.
 
Cordialmente,
 
Federico Carroli
Sales Consultant
tel.+39 051 67 77 798
fax +39 051 67 77 357
e-mail : federico.rimec@rimec.it
www.rimec.it
Skype: federicoRIMEC
Facebook: Rimec S.r.l.
Visit us at Arab Health, from 28th to 31th of January 2013 in Dubai!
RIMEC S.r.l.: manufacturing of CPM devices and orthopedic equipment.
Questo messaggio (compresi gli allegati) contiene informazioni confidenziali destinate ad uno specifico destinatario, protetto dalla legislazione vigente. Se non siete il corretto destinatario, dovrete cancellare questo messaggio poiché ogni utilizzo, copia o distribuzione o impiego di ogni parte di esso, è assolutamente proibita.
This message (including any attachments) contains confidential information intended for a specific individual end purpose, and is protected by law. If you are not the intended recipient, you should delete this message and are hereby notified that any disclosure, copying, or distribution of this message, or the taking of any action based on it, is strictly prohibited.

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #85 em: 17 de Dezembro de 2012, 18:36 »
estranho... pois pela defenição tanto de uma como de outra acho que a minha filha precisa de ambas.....

Mobilização Passiva

Movimento dentro da amplitude de movimento livre, que é produzido inteiramente por uma força externa, não há contração muscular voluntária. A força externa pode vir da gravidade, de um aparelho, de outra pessoa ou de uma parte do corpo do próprio individuo.

Indicações

Quando um paciente não se acha apto para mover ativamente um segmento ou segmentos do corpo, como, um comatoso, um paralítico ou alguém em repouso total no leito, ou quando há uma reação inflamatória e a amplitude de movimento ativa é dolorosa, a AM passiva controlada é usada para diminuir as complicações da imobilização de modo a:
-  manter a integridade da articulação ou tecido mole;
-  minimizar efeitos da formação de contraturas;
-  manter elasticidade mecânica do músculo;
-  promover circulação vascular;
-  manter liquido sinovial para nutrição das cartilagens e difusão de substâncias dentro da articulação;
-  diminuir ou inibir dor;
-  auxiliar o processo de cicatrização após uma lesão ou cirurgia;
-  ajudar a manter a consciência de movimento do paciente;
-  também é utilizado para determinar a elasticidade do músculo e outros tecidos moles, para determinar limitações de movimento e estabilidade articular.

  Mobilização ativa

Movimento dentro da AM livre, que é produzida por uma contração ativa dos músculos que cruzam aquela articulação. Pode ser do tipo isotônica, onde pode ocorrer a aproximação das fibras musculares(estão no sentido de um centro único)denominada de contração concêntrica, ou ocorrer o afastamento das fibras musculares denominada de contração excêntrica.Nas contrações isométricas ocorre a contração muscular, porém não há arco de movimento.

Indicações

Quando o paciente está apto para contrair ativamente seus músculos e mover um segmento, e quando não existe contra-indicações, a AM ativa e utilizada para:
- alcançar as mesmas metas da AM passiva com os benefícios adicionais de resultar em contração muscular;
- manter elasticidade e contratilidade fisiológicas dos músculos participantes;
- dar feedbach sensorial dos músculos em contração;
- promover estímulos para integridade óssea e articular;
- aumentar a circulação e evitar a formação de trombos;
- desenvolver coordenação e habilidades motoras para atividades funcionais.

Contra-Indicações para mobilização passiva e ativa

- são contra-indicados em circunstâncias onde o movimento de um segmento possa ser prejudicial;
- imediatamente após rupturas agudas, fraturas e cirurgias;
- movimentos onde ocorre aumento da dor e inflamação;
- processos inflamatórios agudos;
- dor articular ou muscular severa;
- dor muscular imediata ou tardia. 

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #86 em: 18 de Dezembro de 2012, 15:37 »
Já recebi a resposta da edp fablab  :(... infelizmente o meu pedido foi recusado :( devido a não existir de momento material para a impressora (ABS julgo eu)... vou ter de aguardar até que exista material... além de ter pedido se seria possivel ir lá fazer a impressão em 3D levando eu o material.... mas ainda estou a aguardar a resposta... Também estou a aguardar a resposta do Sr.º Tariq após o envio do video pedido por ele... pois tive alguma dificuldade no envio... porque embora o video tivesse apenas 1minuto e 24 segundos mesmo após ser comprimido com o winrar ficou com 96MB e o hotmail apenas permite enviar 25MB... tive de fazer o envio online.... nem sei o que isso é... mas depois de ler percebi que o arquivo fica numa could minha... espero que ele consiga visualizar o video.... e aproveito para agradecer uma vez mais a ajuda de toda a comunidade lusorobótica.... e um agraço especial a toda a G7 electrónica que têm sido incansáveis em ajudar-me!!! a todos o meu obrigado!!!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #87 em: 18 de Dezembro de 2012, 15:58 »
Já recebi a resposta da edp fablab  :(... infelizmente o meu pedido foi recusado :( devido a não existir de momento material para a impressora (ABS julgo eu)... vou ter de aguardar até que exista material... além de ter pedido se seria possivel ir lá fazer a impressão em 3D levando eu o material.... mas ainda estou a aguardar a resposta... Também estou a aguardar a resposta do Sr.º Tariq após o envio do video pedido por ele... pois tive alguma dificuldade no envio... porque embora o video tivesse apenas 1minuto e 24 segundos mesmo após ser comprimido com o winrar ficou com 96MB e o hotmail apenas permite enviar 25MB... tive de fazer o envio online.... nem sei o que isso é... mas depois de ler percebi que o arquivo fica numa could minha... espero que ele consiga visualizar o video.... e aproveito para agradecer uma vez mais a ajuda de toda a comunidade lusorobótica.... e um agraço especial a toda a G7 electrónica que têm sido incansáveis em ajudar-me!!! a todos o meu obrigado!!!

sim, tb se pode comprar o material e aparecer la com um rolo de abs!.. só que comprar na europa, acho k só mandando vir da UK..

qto ao video, podias ter colocado no dropbox (podes criar conta no dropbox gratuitamente) e depois enviavas só o link de partillha pelo mail..

Offline nunofilipemargarido

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #88 em: 21 de Dezembro de 2012, 09:46 »
Eu não tenho muito tempo, disponível, mas se for necessario fazer algumas tasks mandem-mas por mail que eu estou disposto a colaborar, desde que seja Open hardware ou software :)


   Meu mail é nunofilipemargarido@gmail.com

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #89 em: 22 de Dezembro de 2012, 00:56 »
Eu não tenho muito tempo, disponível, mas se for necessario fazer algumas tasks mandem-mas por mail que eu estou disposto a colaborar, desde que seja Open hardware ou software :)


   Meu mail é nunofilipemargarido@gmail.com
Boas noites embora eu não saiba concretamente o que isso é.... obrigado....