collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.  (Lida 78758 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #90 em: 22 de Dezembro de 2012, 01:08 »
Eu não tenho muito tempo, disponível, mas se for necessario fazer algumas tasks mandem-mas por mail que eu estou disposto a colaborar, desde que seja Open hardware ou software :)


   Meu mail é nunofilipemargarido@gmail.com
Os files do projecto WREX,  está pra download neste sitio:
http://grabcad.com/library/requested-wilmington-robotic-exoskeleton-wrex

eu co não tenho o solidworks instalado, nem qq outro modelador 3D, n posso "brincar" com os ficheiros..
quem tiver hipoteses ou sugestoes era porreiro! (partilhem os sketches ou print screens para podermos debater sugestoes!..)

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #91 em: 24 de Dezembro de 2012, 19:36 »
Aproveito Este mesmo Tópico para desejar a toda a comunidade Lusorobótica as maiores felicidades neste época festiva, a todos um Feliz Natal, cheio de prendas para todos e principalmente que o Pai Natal concretize os desejos de todos.... A todos as nossas sinceras Boas Festas!!!
[/b][/size[/color]]

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #92 em: 26 de Dezembro de 2012, 01:13 »
Por primeiro, tenho que dizer que és um paizão! Emocionante sua força de vontade!

Certa vez iniciei um projeto (infelizmente não saiu do papel por falta de verbas, mas não vem ao caso aqui) para uma grande feira de ciências em que a reabilitação era o foco.

Pode parecer banal, mas tínhamos um acelerometro acoplado à cabeça do usuário, e conforme a variação nos 3 eixos de um plano cartesiano, teríamos uma resposta.

Tinha os moldes do exoesqueleto desenhado em papel. Iria fazê-lo em plástico ABS.

Se interessar, contacte-me: gsalgueiros@gmail.com

P.S. - Estou acompanhando o tópico
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #93 em: 26 de Dezembro de 2012, 20:11 »
Boa tarde e desde já obrigado por participar neste projecto tão importante para mim (e pra todos os que puderam possivelmente usufruir dele).
Concerteza será então uma das pessoas indicadas para ir acompanhando o evoluir deste projecto então, uma vez que fez parte integrante de algo semelhante...
Sinceramente como leigo na matéria que sou e volto a frizar que o sou, não entendi o funcionamente do acelerometro, não percebi qual seria a sua função...!!!??? uma vez que tem os moldes desenhados em papel pergunto se são de alguma forma identicos aos que temos aqui em ficheiros pra imprimir em 3D??? se interessar... bem claro que interessa.... toda a ajuda é bem vinda.... e tudo me interessa.... e so tenho a agradecer a sua disponiblidade em ajudar.

Aproveito também para dizer que ainda aguardo a resposta do Srº Tariq após o envio do video pedido por ele, nunca mais obtive nenhum tipo de resposta por parte do mesmo, o que sinceramente já me leva a desesperar, será que recebeu o meu email!? Será que recebeu o video? Será que esta de férias nesta época festive e dai não me ter dito mais nada!!!??? muitas duvidas e poucas respostas.... Será que existe alguma forma de receber um relatório de entrega ou de leitura de um email enviado? a semelhança do que aconteçe com um SMS ou MMS??? alguém sabe?
Aproveito também para dizer que também ainda estou a aguardar resposta da EDP FABLAB que infelizmente também nunca mais se dignou a responder, mesmo depois de eu ter explicado a situação e para que motivo seria... até fiz a pergunta se seria possivel levar eu o material uma vez que o motivo da recusa foi a falta de material para a impressora e a resposta até a presente data foi zero.... Enfim esperarei até Janeiro, se essa resposta não vier vou tentar entrar em contacto com um fablab em Coimbra para ver se é possivel... e se esse não for sei que também existe um no Porto e tentarei ir a esse....
Tenho também já uma consulta marcada para o Drº Professor Abel Nascimento para o fim de Janeiro para pedir uma segunda opinião ao que dizem na Estefânia conforme foi sugerido e indicado por um membro aqui da Lusorobótica a qual me prontifiquei de imediato..... Como podem observar esta tudo encaminhado mas tudo parado.... Não há novidades por enquanto....
Uma vez mais obrigado a todos por tudo....

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #94 em: 27 de Dezembro de 2012, 23:46 »
O projeto consiste basicamente em um acelerômetro acoplado à cabeça do usuário. Conforme o movimento da cabeça, o Arduino processaria a variação em determinados eixos e executaria uma função.

Por exemplo,mexendo a cabeça na diagonal frente/direita, teríamos:

Eixo X > 0;
Eixo Y >= 0;
Eixo Z > 0;

Assim, por exemplo, o exoesqueleto levantaria o braço esquerdo.

Tenho um projeto desenhado à mão. Se souberem de alguém que faça animações a fim de ilustrar o projeto, me avisem para que possamos desenvolvê-lo juntamente com a ilustríssima Comunidade Luso Robótica e disponibilizarmos todo o projeto de forma Open Source.
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #95 em: 27 de Dezembro de 2012, 23:55 »
@gabriel: o projecto esta para download nos links ja postado atrás!.. Seria interessante ter alguem que pudesse ir redesenhado o exosqueleto enqto acertavamos detalhes e medidas!..

@Pai: o acelerometro, seria uma funcionalidade do genero dos telemoveis ou comandos de jogos pra comandar algo com a inclinaçao ou movimentos feitos pelos  tlms/comandos.. acho k isso seria mais para pessoa com imobilidade total ou quase, qdo apenas teem a cabeça para indicar/comandar funçoes/movimentos.

Não é o caso, porque a criança em questão é completamente normal que tem apenas problemas nas articulaçoes dos braços (mau desenvolvimento ou desenvolvimento incompleto) e a ideia do exosqueleto é poder fazer fisioterapia para poder ganhar mobilidade e massa muscular nos braços.

@Pai: deve ser normal nesta época as coisas demorarem.. as pessoas tiram uns dias, n vao ver os mails e tal.. e alem disso, tb deve querer ver e rever o video para melhor avaliar a situaçao! Vamos aguardemos mais uns dias pela resposta do médico para ver o que podemos fazer!..
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 23:57 por Hugu »

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #96 em: 28 de Dezembro de 2012, 00:05 »
@gabriel: o projecto esta para download nos links ja postado atrás!.. Seria interessante ter alguem que pudesse ir redesenhado o exosqueleto enqto acertavamos detalhes e medidas!..

É que meus desenhos eram diferentes. Mas, sem dúvidas, esses são mais profissionais.

@Pai: acho k isso seria mais para pessoa com imobilidade total ou quase, qdo apenas teem a cabeça para indicar/comandar funçoes/movimentos.
Não é o caso, porque a criança em questão é completamente normal que apenas  problemas nas articulaçoes dos braços e a ideia do exosqueleto é poder fazer fisioterapia para poder ganhar mobilidade nos braços e massa muscular.

Exato, a ideia do meu projeto é para pessoa com pouca mobilidade.

Mas no caso de Estefânia, tinha pensado em acoplá-lo para estimular a mobilidade conforme a intenção dela. Pois há de concordar comigo que, uma vez o movimento estimulado continuamente, sua prática cotidiana se tornará mais fácil para a paciente. Compreende?

Abraçs
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #97 em: 28 de Dezembro de 2012, 14:44 »
Penso que entendi... mas acho que a ideia inicial seria acoplar alguns tipos de motores ou servos como dizem aliado a algum software que iria fazer precisamente isso... o software controlaria os angulos que o motor faria no braço fisicamente assim como o força do mesmo e velocidade que faria esse curso up and down.... isto tudo de forma ajustavel para por exemplo todas as semanas puder aumentar 1 ou 2 graus.... pudendo assim ir aumento o esforço da dita fisioterapia....
Agora uma vez que não percebo absolutamente nada de software de desenho nem de modelação peço a alguém que perceba, assim tal como o Srº Hugu referiu que possa ir fazer o download do projecto base que está num tópico acima, e também irei editar o meu 1º post e lá colocarei os links do projecto... se alguém puder fazer o download e ir aperfeiçoando o projecto seria o ideal, entenda-se que por aperfeiçoamento me refiro a ir colacando um motor aqui e outro ali, um sensor aqui e outro acolá e que possa da mesma postar aqui as alteraçoes que possa ter feito de forma a partilhar com todos nós essas alterações e ir ajustando conforme as demais opiniões que possam vir a surgir....
Sei que o que peço não é pouco...
Sei que é demasiado o que estou a pedir, mas sinceramente não sei a quem recorrer para tal, e por isso peço-vos imenso que me ajudem a concretizar este projecto que não o deixem "morrer" por aqui...
Apelo a todos os que possam dar ideias ou contribuir de alguma forma para este projecto que o fassam... Apenas poderei dar o meu eterno obrigado a todos.... Obrigado

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #98 em: 03 de Janeiro de 2013, 16:10 »
Contactei o André da Guibot para ver se eles nos ajudam com a impressao dos 2 modelos!
Citar
me:  boas andré
k tal essas entradas?!
andre:  foram fixes, muito fixes mesmo
 me:  ganda maluco! :P
olha, smp viste aquele topico no forum LR sobre aquele exosqueleto?
andre:  não me enviaste o link
 me:  nao?! lol ups! :P
1min
 me:  o topico está mm na primeira pagina do forum, está em destaque
mas é este o topico de discussao: http://lusorobotica.com/index.php?topic=5752.0
os tais files do modelo 3d pode ser descarregado aqui:
http://grabcad.com/library/requested-wilmington-robotic-exoskeleton-wrex
andre:  já vi
 andre:  querias que fazer o protótipo?

 me:  queriamos 2 prototipos
um prá familia em causa...pra a ajudar no dia a dia e outro pra nós podermos adaptar e verificar co modificar o modelo pra levar motores nas articulaçoes
andre:  ok, tenho de falar com o guilherme
 me:  o pai da criança ja contactou a edplab por causa de fazer um prototipo, mas disseram k n tinham material em stock de momento e nunca mais lhe responderam qdo voltou a perguntar se poderia ele levar o material lá e imprimirem entao o exosqueleto
andre:  vamos ter de vos cobrar algo pelo material
 me:  sim, compreensivel, nós organizamos uma vaquinha se for preciso!
andre:  ok
vou falar com o guilherme amanhã digo-te qq coisa

 me:  ok gracias

Entretanto ja alguem "brincou" com os files 3D do WREX?..

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #99 em: 09 de Janeiro de 2013, 08:53 »
Obrigado mais uma vez hugo.... Quando souberes de alguma coisa diz-me tá ok? obrigado

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #100 em: 29 de Janeiro de 2013, 23:18 »
Viva! Gostaria de felicitar o DCautosport por todo o seu empenho e força, acredito que com o contributo de todos conseguiremos materializar este projecto, e ajudar não só a sua filha como muitas outras crianças!!

Do pouco que estive a ver da WREX existem ali objectos mais complicados do que outros para serem impressos, os menos fáceis podem dar algum trabalho extra pois a impressora que foi ali usada é mais evoluida do que a nossa.. mas só experimentando é que ficamos mesmo a saber.. acredito que conseguimos!!



Olhando para o video, reparo que há mais coisas além dos objectos impressos e que precisamos de ir pensando:
- todos os restantes componentes necessários, os ferrinhos não parecem problemáticos de encontrar
- o stand para fazer as primeiras experiências com toda a estrutura sem sobrecarregar a criança
- assim que a criança estiver acostumada à estrutura e estiver pronta para progredir, terá que ser produzido um "colete" à medida que vai suportar toda a estrutura
- ver onde se podem arranjar elásticos
 
Em relação aos custos do material se for a dividir por todos dá uma quantia bastante acessível!

Resumindo, bora avançar malta?   :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #101 em: 30 de Janeiro de 2013, 01:05 »
Deviamos pensar numa valor minimo necessario para construir pelo menos dois modelos (versao passiva e versao activa), e deviamos meter num desses sites de crowdfunding para conseguirmos reunir essa verba...

@guibote: qual e` a sua empresa? estavam em consideracao ajudar na parte industrial, e nos modelos impressos?

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #102 em: 30 de Janeiro de 2013, 08:57 »
tenho dúvidas em relação ao modelo "activo".. será mesmo aconselhado para este caso/doença? já viram isso a ser utilizado em alguma situação?

este sistema pressupõe a estimulação do sistema motriz da criança fazendo com que os músculos evoluam e tenham cada vez mais força... um sistema "activo" remove por completo esta componente, pelo menos esta é a leitura que eu faço e sou um leigo nesta matéria

não acho que isto deva ficar ao nosso critério, mas sim ao critério de um médico devidamente qualificado e dos pais da criança... nem estou ainda a considerar o grau de complexidade que tem um colete motorizado.

Nesta primeira fase, para o desenvolvimento de um protótipo WREX, disponibilizo os meios da Artica (impressora 3d e componente de desenvolvimento do hardware para o colete)

Gostaria de deixar o convite ao Sr DcAutoSport e a quem se quiser juntar para vir visitar as instalações da Artica. Convém envolvermos um médico logo de inicio para termos o devido aconselhamento profissional.. todo o colete terá que ser devidamente adaptado e talvez dimensionado para a criança.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #103 em: 30 de Janeiro de 2013, 16:25 »
o exosqueleto activo, seria para ajudar/forçar as articulaçoes, porque pra alem do desenvolvimento muscular, é preciso "moldar" as articulaçoes para os braços poderem articular melhor nas amplitudes normais deles. Por isso a criança precisa de ganhar mobilidade pra alem da massa muscular.

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #104 em: 01 de Fevereiro de 2013, 15:19 »
Peço imensa desculpa a todos de apenas responder agora mas o trabalho não me tem dado muito tempo disponível...
Pois bem, tenho algumas novidades... Já fui a tal consulta com o Dr.º Abel Nascimento... mas isso explico depois com mais tempo... quanto ao resto hoje mesmo fui pessoalmente á EDP FABLAB onde falei e expliquei o que pretendia... foi me dito que o projeto é concebível e tem pernas para a andar (o modelo tal e qual o da Emma apenas com elásticos sem motorização) provavelmente terei de pagar é o material para a dimension elite 3d (o que já não é pouco) mas que vão ver o que podem fazer e dia 7 me dirão o decidiram...
Quanto ao resto wrex motorizado volto a frisar que isso serviria para ela fazer fisioterapia tal e qual faz todos os dias passiva e não activa uma vez que ela não mexe os braços por ela própria toda a fisioterapia que faz (aos braços) é por meio passivo e não activo... portanto seria um acrescentar de carga horária dessa mesma fisioterapia a semelhança do que acontece no particular onde é feita intensivamente durante várias horas seguidas e não apenas 45 minutos diários como aquilo que ela faz neste momento.
O wrex pode ser acoplado a uma cadeira por exemplo para ir fazendo testes e evitar custos de maior por enquanto... depois com calma passa-se para o colete...
Friso também que ela tem todo o acompanhamento médico especializado necessário para poder usufruir deste projecto até por parte das fisioterapeutas que são quem mais lida com ela e sabe a evolução desde pequena.
Acho que a primeira ajuda mais imediata era de facto pegar no projecto tal qual ele está e começar a inserir motores e fios e etc etc que não percebo isso seria a coisa mais imediata.. antes de ter esse modelo em projecto é impossível avançar mais... portanto apelo uma vez mais a quem puder e tiver conhecimentos para tal que possa ir "brincando com o projecto e com motores"...

Entretanto como a dificuldade de muitos é o facto de não conseguirem abrir os ficheiros pois não têm o software Alibre Design, eu exportei pelo próprio Alibre os ficheiros em mais formatos... que colocarei aqui assim que possa.

Aqui fica o link para o download em vários formatos:

http://www.multiupload.nl/JC03DZCZU0

Uma vez mais o meu muito obrigado.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 15:36 por DCautosport »