collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Qual a razão deste díodo?  (Lida 12703 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #15 em: 13 de Fevereiro de 2017, 14:46 »
Tenho dúvidas se resolvias a questão com um zener de 5V1 na alimentação, porque um zener normalmente começa a conduzir alguma coisa antes de chegar à tensão de zener, e terias que ter atenção à tolerância. A juntar a isto, a tolerância de 5V de alimentação costuma ser 5%, ou seja de 4.5V a 5.5V... e podes ter azar na tensão de alimentação. Se mudares para um zener de 5V6, já ficas facilmente sem protecção porque normalmente o clamp dos integrados é de 0.5V e com 5V6 já estás fora dos limites de um rail de 5V. Ou seja, não é simples.

A não ser que vás para um "zener" mais preciso e com um joelho "sharp", como um TL431 (que é uma tensão de referência de baixa tolerância + ampop + BJT de saída e não custa mais de 0,30€). Nunca vi este esquema ser usado em lado nenhum.

Dada a complicação que se vai criando, acho que ou se consegue casar bem a resistência de limite de corrente do pino com o consumo do circuito, ou é melhor re-avaliar a protecção que se quer fazer...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #16 em: 13 de Fevereiro de 2017, 16:14 »
Se a alimentacao for correctamente protegida e limitada, entao esse problema nao existe (nem sao precisos zenners).
Porque depois na entrada, para proteger, basta (como num esquema previo aqui nesta thread) colocar diodos normais (depois da resistencia) que assim que a tensao na entrada (dps da resistencia) esteja acima de Vcc+0.7 entao ele comeca a conduzir.

Se calhar temos é que garantir que a alimentacao no circuito nunca passa acima de (AbsVccMax-0.7V) assim temos sempre uma margem para a entrada "escoar" tensao/currente para a alimentacao ou GND, sem nunca passar acima da AbsVccMax

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #17 em: 13 de Fevereiro de 2017, 16:44 »
Já estávamos um passo à frente :D
O Vcc não tem uma capacidade de escoar corrente "infinita". Os reguladores normalmente* só fornecem corrente, se tiveres outras fontes (os diodos) a injetar corrente no Vcc, quando ultrapassas o consumo do circuito o regulador que estava a alimentar e manter a tensão deixa de ter o que fazer e o Vcc vai começar a subir, podendo pôr em risco todo o circuito.

*-há fontes de 2 quadrantes, que fornecem ou absorvem corrente para manter a regulação, mas €€€€€€€€.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #18 em: 13 de Fevereiro de 2017, 17:23 »
O problema é exactamente esse. Quando a corrente a entrar pela resistência + díodo ultrapassa a corrente de consumo do circuito (pensando apenas no caso "positivo"), a tensão no rail sobe proporcionalmente ao excedente. É nisto que este mecanismo de protecção de "díodos aos rails" é uma armadilha.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #19 em: 13 de Fevereiro de 2017, 17:41 »
Nao tinha percebido esse ponto da discussao :/
Poix teoricamente faz sentido, na pratica imagino que isso nao aconteca (resistencias entrada mt altas em relacao a outros consumos), mas se realmente é assim e se trata de um circuito mt baixo consumo, entao vale a pena verificar e talvez usar os zenners.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #20 em: 13 de Fevereiro de 2017, 22:14 »
Mais uma achega.

Já trabalhei em equipamentos cujas fontes tinham este tipo de protecção, uma espécie de haraquiri em electrónica.

https://www.google.pt/search?q=crowbar+protection&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjm0Ijiio7SAhWmHJoKHZyPB08QsAQILw&biw=1920&bih=979

Nos casos mais 'mansos' estoira um fusível, noutros, estoira tudo por forma a permitir a sobrevivência do circuito principal (o propriamente dito a ser alimentado, que, tipicamente, custa um olho).

SC.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #21 em: 14 de Fevereiro de 2017, 01:28 »
Meus senhores e minha senhoras problema desvendado!  :D

O díodo é para o caso de o ampop queimar não acontecer um curto circuito entre +VCC e -VCC.

Obrigado pela ajuda, aprendi com os vossos comentários :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #22 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:20 »
Sou só eu, ou essa solução é absurda?
Não entra em "curto" , mas fica com a queda de 2 diodos. 1.4V<30V, só não é um curto em teoria, na prática os diodos tal como o opamp vão fritar, e a fonte vai ter de debitar uns Amperes.
Edit: nem sequer são bons "fusíveis", quando falham é normal ser em curto e carregam muitos A até estourarem!
Que é que estou a ver mal?
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 08:33 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #23 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:41 »
Que o professor percebe tanto de eletrónica como o pessoal que compra 200 leds do ebay e um arduino e vai pedir código para os fóruns e chorar que a código copiado de um post qualquer não funciona.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #24 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:44 »
Senso  ;D
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #25 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:47 »
Tragam esse professor para as redes sociais aqui do forum! Vai ser queimado em praca publica! :D

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #26 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:51 »
o melhor entao será meter um diodo invertido no prof para ele nao queimar demasiado ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #27 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:34 »
Uma boa parte dos OpAmps não suporta que as entradas possam ficar mais positivas ou mais negativas que a alimentação. Nesse caso colocam-se díodos entre a entrada e as alimentações. Entretanto, a capacitância de entrada aumenta, razão por que não vêm, em muitos casos, instalados dentro do OpAmp.



SC

Ora Viva,
Antes de lincharem o professor  :P deixei-me argumentar mais um pouco.
O díodo não é ligado em paralelo com VCC, mas sim em série com VCC. Portanto, sai um fio da fonte, por exemplo do +VCC, passa pelo díodo directamente polarizado e por fim liga ao pino de +Vcc no ampop.

O que eu percebi, segundo o que me foi explicado, é que caso o ampop queime, por razões adversas, o mesmo vai permitir que exista uma ligação entre +Vcc e -Vcc. Isto vai gerar um curto circuito. Para prevenir isso deve-se colocar um díodo nesta situação.

O que acham?  ;D

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #28 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:41 »
Ora Viva,
Antes de lincharem o professor  :P deixei-me argumentar mais um pouco.
O díodo não é ligado em paralelo com VCC, mas sim em série com VCC. Portanto, sai um fio da fonte, por exemplo do +VCC, passa pelo díodo directamente polarizado e por fim liga ao pino de +Vcc no ampop.

O que eu percebi, segundo o que me foi explicado, é que caso o ampop queime, por razões adversas, o mesmo vai permitir que exista uma ligação entre +Vcc e -Vcc. Isto vai gerar um curto circuito. Para prevenir isso deve-se colocar um díodo nesta situação.

O que acham?  ;D

É essa a situacao que estamos a dizer que nao funciona.
Faz um esquema com o esse cenario de curto circuito (cola aqui) e analiza o que se passa.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #29 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:42 »
o ampop queimando tb pode entrar em curto directo com a alimentaçao. nem sempre os integrados rebentam por dentro, por vezes fundem e ficam a provocar curto na linha de alimentaçao.

e os diodos estarem ai ou nao em caso de curto do ampop parece-me que nao vai alterar nada...
assim como está continua a existir uma ligaçao directa, embora bloqueada pelos diodos entre o +15 e o -15. se um dos diodos funde, vai haver curto circuito.

se eles nao estiverem lá nunca havera curto por causa deles...
agora com essas referencias parece-me que o diodo nao deve ser para proteçao de curtos. regral geral para isso usa-se um 4001 ou 4007. esses devem ser mais especificos talvez para manter o equilibrio da alimentaçao do ampop...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."