collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Campainha de Telefone Antiga  (Lida 1922 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Campainha de Telefone Antiga
« em: 02 de Junho de 2021, 15:19 »
Olá.

Recentemente lembrei-me de pegar nesta campainha que já tem uns bons anos (estava na casa de um familiar e deixou de ser usada há muitos anos, lembro-me que a PT na altura foi lá arranjar o ruído que existia na linha e disse que isto não podia estar ligado e desligou).

Olhando para isto, sinceramente não sei como fazer as ligações nem muito bem como funcionava, pelo que pesquisei devia de funcionar com AC (~48V?).





Por acaso, alguém por aqui (mais antigo, ou não) sabe se isto pode funcionar com os telefones atuais de hoje em dia?

Gostava de a reutilizar mas com um telefone moderno, para que quando existisse uma chamada o telefone e esta campainha tocassem em simultâneo. Presumo que teria de alimentar este circuito à parte com uma bateria ou assim.. certo?

Sei também que há pequenos 'buzzers' à venda para este efeito, mas esta campainha vintage tem mais estilo  :P

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Campainha de Telefone Antiga
« Responder #1 em: 02 de Junho de 2021, 17:02 »
50VAC@25Hz e tá a fazer barulho

Liga à rede com um condensador, que serve para não meter carga DC no lacete que é assumido como telefone levantado.
Ainda hoje as linhas telefónicas geram esses 50VAC, mesmo nos casos VOIP (routers com saida para telefone).
O condensador deve ser "(usually 470 nF to 2 uF rated for 250V or more)", NÃO POLARIZADO (nada de eletrolíticos) (encontrado numa pesquisa rápida na net), que são uns bichos jeitosos.
Os esquemas que encontro na net em https://www.google.com/search?q=old+telephone+schematic&tbm=isch andam pelos 1~2uF, o que confirma essa informação.

Só agora expandi as fotos, afinal já tem o condensador.
É ligar os dois fios da linha ao L1 e L2 (que é a campainha em série com o condensador)



« Última modificação: 02 de Junho de 2021, 17:39 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Campainha de Telefone Antiga
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2021, 08:17 »
 :D Thanks.

Pois, esta já tem o condensador, escondido cá em baixo.

O esquema está assim:


Vou testar ligar a linha ao L1 e L2, pode ser que funcione à primeira  ;D

Li algures que podia ser necessário uma resistência de 3.3K entre um dos fios da linha e a campaínha porque pode ter um consumo exagerado.. mas não encontro a página agora, de qualquer forma experimento com a resistência, mal não deve fazer.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Campainha de Telefone Antiga
« Responder #3 em: 10 de Junho de 2021, 12:29 »
Olha e funcionou à 1ª :)

Testei com uma resistência de 3.3K numa das ligações mas ouvia-se muito baixo.. sem resistência funciona bem e ouve-se normal!






Agora é limpar e está feito :)