collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Módulo Shelly 2.5  (Lida 2000 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Módulo Shelly 2.5
« em: 07 de Junho de 2021, 11:49 »
Olá,

Deve haver de certeza alguém por aqui que usa estes módulos, recentemente comprei 1 para controlar os estores de uma varanda.

Originalmente os estores eram manuais, as pessoas que montaram agora o motor meteram uma calha por fora e o botão de controlo é do tipo 'externo' e não encastrado e sem espaço para o módulo. A caixa dos estores foi tudo fechado com um  silicone qualquer e não vou remover aquilo.

Portanto vou colocar uma pequena caixa ao lado do botão com o módulo Shelly lá dentro, as caixas de derivação que encontrei são um pouco grandes e\ou feias e por isso estava a pensar em fazer uma na 3D (PetG).

Ia agora a imprimir e para ver se era preciso deixar algumas ranhuras\aberturas na caixa que desenhei, pesquisei pela temperatura normal deste módulo.. e fiquei um pouco espantando com o que li (exemplo), valores um pouco altos para algo assim.

Agora fiquei na dúvida..

Não testei ainda o módulo nos estores porque não tenho essa possibilidade neste momento, será que é melhor comprar uma caixa mais 'resistente' ? Haverá algum perigo deixar este módulo allways ON (ir de férias e assim... e esta treta passar-se da marmita)?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Módulo Shelly 2.5
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2021, 13:36 »
Já usei para outros fins *. Aquece um bocado, mas parece-me que a medição interna exagera um bocado na temperatura. Se mantiveres o fw original é suposto ter proteção térmica.
Ter em conta também que é minúsculo, qualquer volume exterior vai facilitar a dissipação e reduzir a temperatura.

* O ic de medição de consumo é top, melhor que qualquer outro Shelly/sonoff e que os PZEM. E não é muito difícil alterar para usar um transformador de corrente. Estou a tentar documentar o que fiz, quando acabar divulgo aqui.
« Última modificação: 07 de Junho de 2021, 13:40 por jm_araujo »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Módulo Shelly 2.5
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2021, 14:11 »
Por acaso estou a planear fazer o mesmo, tenho estores de fita e quero ver se meto motores nisto, mas nao estou para abrir roços e queria por um shelly mas estava a pensar deixalos na caixa do estore
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Módulo Shelly 2.5
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2021, 16:35 »
jm_araujo, aguardo pela documentação  :P

Quanto à dissipação do calor acredito que não deve ser um problema, fiz uns buracos na caixa só naquela, nao deve derreter o PetG  ;D Só estranhei que uma coisa era ter valores altos em 'carga' a comandar algo, mas pelo que li é mesmo a temp. normal que é assim po elevada..  mas é capaz, como dizes, de ser o sensor interno com um algoritmo mais estranho.

dvdt Pois, podes colocar o módulo junto ao motor e na caixa dos estores, a única coisa é se meteres silicone a vedar essa caixa\tampa dos estores um dia, se precisares de aceder ao módulo, tens de tirar tudo mas nada que não se faça.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Módulo Shelly 2.5
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2021, 20:35 »
Outra coisa fixe do esp é que está muito maduro,  nunca precisei de o ligar fisicamente ao PC para o programar. Experimentei tasmota, espurna e acabei no esphome, para desenvolver um módulo de código proprietário, com umas dezenas de upload, e nunca deu problemas, sempre por OTA, no desenvolvimento diretamente do platformio.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Módulo Shelly 2.5
« Responder #5 em: 08 de Junho de 2021, 18:19 »
Já fiz a caixa  :P





Não fiz ainda nenhuma ligação, mas lembrei-me agora que devia de ter colocado espaço para um botão On\Off no caso de querermos desligar o módulo por algum motivo  ::) raios.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Módulo Shelly 2.5
« Responder #6 em: 09 de Junho de 2021, 10:24 »
Viva,

Eu tenho uma catrefada de Shelly 1 e Shelly 2.5 alguns deles em caixas estanques há mais de um ano e nunca tive problemas.

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Módulo Shelly 2.5
« Responder #7 em: 09 de Junho de 2021, 10:52 »
 ;D uma catrefada? A ~20 euros cada? Deve ter ficado 1 pouco caro.. ou arranjas.te por menos €?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Módulo Shelly 2.5
« Responder #8 em: 09 de Junho de 2021, 11:20 »
Sim tenho uns 15 acho eu..

Alguns comprei numa promo que fizeram ano passado, mas na realidade comecei com 2 ou 3, e depois a cada mes que ia passando ia adicionando mais 2 ou 3.. :)

Mas sim somando tudo fica sempre um pouco caro, faz parte, não me apeteceu andar a inventar muito e era mais "plug&play"..
Cumprimentos,
André Carvalho.