collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Repelente de Gatos  (Lida 2131 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Repelente de Gatos
« em: 22 de Dezembro de 2021, 10:01 »
Viva

primeiro de tudo quero dizer que não tenho nada contra os animais, mas quando se trata dos animais dos outros que veem para minha casa sujar e fazer necessidades constantemente e o vizinho não quer saber torna-se um pouco chato...

Ora bem, procurei na WEB e encontrei uns ultrasons que dizem afastar os ditos:
https://pt.aliexpress.com/item/1005002626173005.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.23901899CDZ0Ku&algo_pvid=c8af9f4d-06bd-435e-8c79-dd0905b11ddc&algo_exp_id=c8af9f4d-06bd-435e-8c79-dd0905b11ddc-0&pdp_ext_f=%7B%22sku_id%22%3A%2212000023168434371%22%7D

Ora mas se faz frequencia e porque não um simples circuito eletrónico, 555 por exemplo?

Segundo o que pode apurar as frequencias chatas são as seguintes:

Frequência 1 (25 Khz) = Afastar Gatos
Frequência 2 (20 Khz) = Afastar Gatos, Cães, e Raposas
Frequência 3 (14 Khz) = Afastar Gatos, Cães, Raposas, Coelhos, e Fuinhas

será que o 555 ligado a uma coluna se aguenta? ou terei de colocar um amplificador?

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Repelente de Gatos
« Responder #1 em: 22 de Dezembro de 2021, 13:55 »
respondendo a mim mesmo, lembrei-me que tinha ali perdido um gerador de sinais  8)

peguei em duas colunas de 8 Ohm 2W que tinha nas velharias e coloquei o gerador a 25KHz com 9,6Vpp direto às colunas que estão em paralelo, logo tenho 4 Ohm.

pergunto aqui ao pessoal da eletronica analogica se será coisa para funcionar?

PS: é que o gato nao passa qd eu estou lá fora à espera dele  ;D

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Repelente de Gatos
« Responder #2 em: 22 de Dezembro de 2021, 15:00 »
Tenho vasta experiência no assunto: Quando comprei a casa onde moro, o jardim relvado era a "caixa de areia" da zona, e havia uma grande quantidade de gatos, com dono e vadios (rua com muitas velhotas :D ).

Li sobre todas as soluções e experimentei uma boa quantidade delas, sistemas por som e cheiros os bichos habituam-se rápido e acabam por não funcionar grande coisa. Só encontrei duas soluções que funcionaram bem:
A principal que correu com quase todos, foi um aspersor de água (ligado com mangueira à torneira) com sensor de movimento, o que comprei era de desenho semelhante a este: https://www.amazon.co.uk/Pestbye%C2%AE-Battery-Operated-Activated-Repellent/dp/B004YCUT4W  (NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO). Cobre uma área relativamente grande, e em poucas semanas vi-me livre dos bichos. Ainda tive de o mudar de lugar um par de vezes porque se mudaram da relva para os canteiros, e iam rodando, mas acabaram por se fartar e arredaram. É bastante fácil de fazer um DIY: sensor de infravermelhos, uma eletrovalvula e um aspersor. Comprei feito porque já tinham resolvido o problema das impermeabilização e duração das pilhas (uns meses). Custou-me em 2007 no ebay por volta de 30€.

A segunda solução para os gatos "bad-ass", alfas da zona que me chegaravam a fazer frente (não fugiam com barulho e gestos, tinha mesmo de correr para eles e só se afastavam na última, como que a gozar), foi fazer uma armadilha para gatos como esta: https://www.trucatchtraps.com/30-fcd-fat-cat , com uma rede que encontrei na drogaria de arame grosso e uma chapa de acrílico velha como plataforma de disparo do sistema. Depois de apanhados nunca fiz mal a nenhum dos bichos, só lhes dava um valente banho de mangueira até se renderem (ao aproximar da gaiola não bufarem), e depois soltava. Gatos não gostam de água, e depois de um banho a sério era vê-los ao longe a tratarem do pelo durante umas horas. Os mais maus cairam 2 ou 3 vezes na armadilha e desistiram de se aproximar do meu jardim.


Quase me esquecia da solução que tenho agora: um cão :D . Tenho uma rafeira de porte médio que tem a mania que é má e defende a casa como se fosse um doberman. Mas também deixa as suas prendas no jardim, pelo que acho que foi um passo atrás.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Repelente de Gatos
« Responder #3 em: 22 de Dezembro de 2021, 15:18 »
Os gatos são como os cães, detestam água, aprendem á 1ª.

Em relação ao repelente ultra-sônico, não depende da frequência mas da intensidade sonora, fora da frequência audível humana não nos incomoda.
Um 555 consegue a frequência, mas nunca a potência.
O transmissor também tem de suportar estas frequências, daí se optar muitas vezes por piezos.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Repelente de Gatos
« Responder #4 em: 22 de Dezembro de 2021, 17:50 »
estou a ver que não sou só eu a ter problemas com os gatos...

gostei da parte da água, posso meter uns sensores ligados ao sistema de rega que cobre o jardim todo...

agora troquei as duas colunas por um piezo de uma sirene de alarme com 105db e baixei um pouco a frequencia para os 18Khz, por causa da chuva, coloquei aquilo dento de um balde e apontei por onde eles entram e vamos ver se amanha temos pegadas, se calhar não, uma vezes que deve vir chuva, mas pronto...

caso isso nao resolva a solução da água vai ser a proxima a ser adotada, simples e facil... pois ter um cão também não me parece, pelo menos por agora...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Repelente de Gatos
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2022, 19:07 »
Eu cheguei a comprar um repelente a pilhas, mas só funciona nos primeiros dias, depois acho que se habituam e deixa de ser "incomodativo" para eles. Também não devia ter grande potência, porque usava 3 pilhas AA e quanto À frequência, não sei se frequencia trabalhava, mas ainda era audível e para as crianças, era incomodativo.
O melhor é mesmo as mangueiradas de água.
Tb vi esses sistemas com sistema de movimento a activar jactos de água, mas para mim não dáva senão tb
apanhava os vizinhos ou o pessoal mais distraído da casa :D
Pior que os presentes e as mangueiradas deles em todo o lado, são mesmo os uivares e os bufar que fazem à noite quando um gaijo está a dormir...às vezes até parecem bebés a chorar que dá aflição e acaba com o sono de uma pessoa.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Repelente de Gatos
« Responder #6 em: 05 de Janeiro de 2022, 17:23 »
a cena do som funcionou uma semana... hoje perderam o medo  >:( >:(

entrou um pi...... aqui no terreno e passou a noite a brincar com a roupa do miudo que até rasgou roupa nova... estive a presenciar no sistema de cctv o avontade com que ele circulava à volta da casa, do tipo "isto é tudo meu..." :o

ora bem, visto eu saber que eles so entram por dois muros, que tem cerca de 30mt de comprido, pensei, e porque não lhe meter uma cerca eletrica?  ;D

eis que fiquei na duvida que aquilo nas quintas é ligado um dos polos à terra, logo em cima do muro não deve funcionar... mas e se meter dois fios (+) e (-) paralelamente se lhes tocar puffff  ;D

conhem algum circuito para dar uns choques assim suaves, só para os assustar? é que os que andei a ver para colocar nas quintas custam 150€ e eu precisava de dois...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Repelente de Gatos
« Responder #7 em: 05 de Janeiro de 2022, 20:11 »
Compra umas raquetes de matar moscas nos chineses. 5€ cada uma, manda uma castanhada valente.
Só não deve ser meigo nas baterias.
Tenho uma que as pilhas originais (NiMH) ficaram fracas e fiz upgrade para 18650, e  tive de mudar uma resistência na geração de HV porque faiscava entre as redes mesmo sem bichos.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Repelente de Gatos
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2022, 22:39 »
Ainda tenho a cerca eléctrica dos tempos da G7, levou uma bobine de ignição com 3 potências ajustáveis, 12V.

Funciona bem, um dos polos é sim ligado á terra, mas se for em fios paralelos deve fazer alguns estragos (incluindo pássaros).

As raquetes não são nada má ideia, alimentação externa e verificar se não aquece muito com o tempo.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Repelente de Gatos
« Responder #9 em: 06 de Janeiro de 2022, 00:45 »
bela ideia essas das raquetes... nao me tinha passado por a cabeça...

desmonto aquilo e meto 2 ou 4 fios em cima do muro ligado ao circuito que já deve fazer uma cena engraçada...

amanhã já vou a um chines  8)