collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Relógio de Cuco  (Lida 17421 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Relógio de Cuco
« em: 19 de Janeiro de 2014, 23:00 »
Pois é, há uns tempos comprei este relógio para os lados da Áustria, não é um relógio a sério de cuco mas imita, e não foi propriamente barato mas pronto (tendo em conta que parece dos chineses).

Basicamente tem 3 opções  no botão, Desligado, Ligado apenas com o cuco (o cuco vem cá fora às horas certas) e o modo de Ligado com Música (o cuco vem cá fora e toca uma música). Neste momento não funciona o cuco nem com nem sem música.. apenas o relógio está bom.

Durante a tarde de hoje estive a descobrir de que é feito esta espécie de relógio, podia ser um fio solto ou algo fácil de arranjar.. mas não vi nada de mal, o mecanismo (motor) do cuco funciona, o botão de selecção tb, parece-me mais um problema da placa de controlo, não há condensadores em mau estado.. as pistas não me parecem mal, estive a refazer a solda nos contactos das pilhas (3x 1.5v) mas não deu.

Algumas imagens do animal:










Se alguém tiver alguma ideia  :P Possivelemnte estragou-se o chip escondido que controla tudo, ou algo assim.. lá se vai o cuco!

Uma pergunta, como é que o circuito gera as músicas? será através daquele componente que não sei bem o que faz (AP-8599 YB)?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Relógio de Cuco
« Responder #1 em: 19 de Janeiro de 2014, 23:07 »
É muito facil de tocar musica com um micro, timer a correr a 8Khz a gerar interrupções, a meter valores de pwm e está feito, audio pcm de 8 bits e 8Khz, qualidade ligeiramente melhor que telefone, é só converter uma musica com o Audacity por exemplo, meter numa eeprom e depois ler directamente.

Esse AP8599 parece ser uma simples coluna, ou até mesmo um piezo, mesmo um piezo dá um som mais ou menos decente e perceptivel.

Eu começava por testar todos os transistores, possivelmente eram reciclados, ou com especificações abaixo do necessário.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Relógio de Cuco
« Responder #2 em: 19 de Janeiro de 2014, 23:56 »
@senso: se o relogio funciona, entao n ha probe na board! ja que da´ as horas e os ponteiros rodam!..

Se o probe for na porte do som...ou e´ o speaker que nao recebe outputs ou entao e´ o micro/chip gerador dos sons que foi `a vida!..

Tenta ver como sao os inputs que a parte do gerador de sons recebe e faz outra board geradora de sons co disse o senso e substitui a parte do som!

(senso: aquela coisa preta com enrolamento da placa AP8599 nao e´ nenhuma coluna! e´ um electroiman pra fazer andar o pendulo do cuco de um lado pro outro)
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2014, 23:59 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Relógio de Cuco
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2014, 00:20 »
O APxxxx é como diz o Hugo o electroíman para fazer o pêndulo andar.
O som sai pelo altifalante que aparece na segunda foto.

O movimento do relógio é alimentado pelas mesmas pilhas? Já vi relógios em que o movimento era alimentado por uma pilha AA, e o pêndulo e musiquinhas era alimentado por outra(s).

Se for esse o caso, confirma que as pilhas que estás a usar estão boas, e para testar nada de recarregáveis que esses circuitos às vezes precisam dos 1.5V por pilha.

Não falaste se o pêndulo funcionava. Se também não funciona, é esse circuito todo que não está a funcionar. Segue a alimentação e confirma que nenhum fio ou pista está isolado.

Se o pêndulo está OK, nesse caso o provável é que o controlador esteja ok, e nesse caso deve ser do interruptor ou do sensor das horas. verifica se funcionam e se todas as ligações estão ok.






Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Relógio de Cuco
« Responder #4 em: 20 de Janeiro de 2014, 00:30 »
As pilhas estão boas, todas com 1.5v, e há circuitos isolados sim, por exemplo a parte do relógio precisa apenas de 1 pilha para funcionar.

O pêndulo anda se bem que ás vezes tb já tem parado, ou seja, não deve estar de todo muito bom.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2014, 00:34 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Relógio de Cuco
« Responder #5 em: 20 de Janeiro de 2014, 00:32 »
Eu ia para os transistores/mosfets, são quem está a fazer amplificador para a coluna e de ponte H para o motor..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Relógio de Cuco
« Responder #6 em: 20 de Janeiro de 2014, 00:58 »
As pilhas estão boas, todas com 1.5v, e há circuitos isolados sim, por exemplo a parte do relógio
O pêndulo anda se bem que ás vezes tb já tem parado, ou seja, não deve estar de todo muito bom.
tens de ver se o pendulo desliza com pouco atrito, porque o electroiman pode n ter força suficiente pra dar o impulso, ja que e´ apenas esse o objectivo do pendulo, e´ dar so o impulso suficiente pro pendulo nao parar de balançar (e o pendulo e´ so mm para o efeito visto que o mecanismo e´ electronico e nao mecanico)

Aquela plaquinha com a "nodoa preta" co alguem lhe chamou isso algures por aqui num outro topico, deve ser o micro do clock e tudo o resto, por isso deve estar bom, senao o relogio nao funcionava! Tenta e´ desmontar o interruptor que seleciona as musicas do gerador de som pra ver se consegues ver qual e´ o chip e tentar encontrar um substituto! Pelo que parece, o interruptor pode estar em varias posiçoes pra selecionar uma das varias melodias disponiveis certo? (ja tentaste tb colocar as varias opçoes pra ver se dao as musicas todas ou caso nao esteja numa opçao em que a melodia ´´e nula? pode ser que esteja em modo mute! ...?:/)

A outra opçao e´ co diz o senso: pode ser a parte amplificadora e nao o chip em si!.. tenta com o multimetro ver se estao a receber sinais ou se nao estao a amplificar nada pra coluna e motor!
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2014, 01:00 por Hugu »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Relógio de Cuco
« Responder #7 em: 20 de Janeiro de 2014, 03:36 »
coincidencia ou nao, acabei de me esbarrar com este projecto:  ;D

http://www.instructables.com/id/KlockFun-Cuckoo-Alarm-Clock-from-Hard-Drive/

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Relógio de Cuco
« Responder #8 em: 20 de Janeiro de 2014, 10:20 »
o pêndulo não tem atrito.. pode é estar pouco chegado ao iman sim, tenho de ver se é só isso.
Aquela placa central com o chip escondido deve ser o micro sim, o relógio funciona bem e o botão estive a ver com o multímetro e faz contacto qdo se carrega, parece-me bem tb.

O interruptor pode estar apenas em 3 posições e só uma delas faz tocar a música, as músicas pelo que percebi são aleatórias (ou sequenciais) mas nunca repete a mesma na hora a seguir. O botão ao estar nessa posição deve dizer ao micro para tocar as músicas.

Tenho de ver como posso testar os transistores e essa parte da placa, é tudo minúsculo..

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Relógio de Cuco
« Responder #9 em: 16 de Novembro de 2014, 23:00 »
Bem.. estou quase a terminar a 'restauração' do meu relógio de cuco lol



As músicas são para o teste, posso colocar umas quantas e aleatoriamente elas vão tocando, falta ainda adicionar uns botões e algum código no Attiny. 


« Última modificação: 16 de Novembro de 2014, 23:04 por almamater »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Relógio de Cuco
« Responder #10 em: 18 de Novembro de 2014, 22:15 »
isso n é um relogio de cuco.. é mais um relogio rouxinol! XD

E a parte do pendulo co fizeste/resolveste?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Relógio de Cuco
« Responder #11 em: 02 de Dezembro de 2014, 10:29 »
Bem preciso da vossa opinião relativamente à alimentação.

Estou a usar uma placa com um LM386 como amplificador de som, esta placa precisa de pelo menos 5v.
Depois estou a alimentar o Attiny e o chip MP3 com 3.3v.

A bateria seria uma pilha de 9V, e estou a usar uma placa LM2596 para converter os 9 para os 3.3v. o LM326 está ligado diretamente à bateria 9v.

Não sei pq mas pensei que o StepDown LM2596 não consumia nada de mais, o o problema é que só ele está a consumir 4.5mA, mais o Attiny em sleepmode que consome 4.1mA tenho uns 8.6mA constantes (idle)  :o

Ora se usar uma pilha 9v normal, se tiver uns 500\600mA, deve durar para umas horas.. e o objectivo era mais tempo.

Estou a pensar em alternativas, se tirar o amplificador LM326 posso usar uma bateria mais pequena mas o Attiny vai sempre andar pelos 4mA..  ::)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Relógio de Cuco
« Responder #12 em: 03 de Dezembro de 2014, 14:11 »
Tenho de ver pq é que o Attiny84 em Sleep está a consumir 4mA, acho que devia de ser menos..

A alternativa para isto tudo é não usar um amplificador de som e usar uma bateria de 3.3v. Existem baterias de 3.3v com alguma autonomia?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Relógio de Cuco
« Responder #13 em: 03 de Dezembro de 2014, 14:17 »
4mA é demasiado elevado, não tens para ai nenhum led?
Não eras tu que estavas com aquele problema do pull up e meteste um valor estupidamente baixo tipo 560 ohms ou por ai assim?
Se sim, está explicado, estás a queimar tudo no pull-up.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Relógio de Cuco
« Responder #14 em: 03 de Dezembro de 2014, 14:25 »
Possa.. por acaso tenho! Para remediar uma coisa estraga-se outra  ??? Bem visto.

Vou testar o Attiny à parte para ver o consumo real mesmo, e tenho de me livrar do stepdown que consome tb uns 4mA (sem qualquer carga no output).