collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motor DC sem força  (Lida 5686 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Motor DC sem força
« em: 18 de Dezembro de 2016, 13:20 »
viva

tenho um motor 12VDC pertencente a um elevador de vidro do carro, que está sem força...

eu já o tirei e liguei sem ele ter qualquer prisão e ele inicia bem, mas ao fim de 1 ou 2 segundo começa a perder a força até que pára... depois tenho de aguardar uns 2 a 5mim para lhe dar tensão e ele fazer novamente o mesmo.

é um motor de imans permanente e não tem qualquer tipo de electronica associada, e quando o liguei na bancada foi com uma fonte 12V@11Amp, mesmo quando medi a corrente que o motor estava a consumir ele no arranque estava consumia cerca de 3Amp e vem por ai abaixo até estar a consumir perto de 0Amp quando pára...

pergunto se com estes sintomas o problema poderá estar nas bobines do rotor? é que não tenho qualquer especificação do valor resistivo das bobines, porque o valor actual resistivo das bobines é de 0.8Ohm.

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Motor DC sem força
« Responder #1 em: 18 de Dezembro de 2016, 14:00 »
Já abriste o mesmo?
Os enrrolamentos quando queimam ficam com aspeto de queimados (DUUUH)  e  com um cheiro caraterístico a .... queimado (duuuuh outra vez) :D

É raro apanhar motores queimados, mas tenho a sensação que mais normal é quando são os enrolamentos eles falharem em curto: aquecem demais e o verniz do fio derrete, acabando-se o isolamento entre espirais.

E nesse caso os consumos deviam subir (amperagens altas/queimar fusíveis).

O teu caso não se enquadra nesse cenário, e apontava às escovas: devem estar gastas ou estragadas, e ao aquecerem diminui o contacto que fazem com comutador. Tens de ver o estado das mesmas e se dão para substituir ou reparar.

Offline guilhermexbot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Motor DC sem força
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2016, 08:27 »
Boas,

Já fez o teste de medir a resistência dos enrolamentos? ligar o multímetro ao motor e ligeiramente ir rodando o motor (mesmo com a redução) e verificar se existe alguma posição em que o multímetro deixe de medir valores concisos (<5o hm).

Tratando-se de um motor de íman permanente, o fluxo do campo é gerado pelos imáns, o motor sofreu alguma queda? possui algum íman partido? Caso não, aponto também para as escovas, que é sem dúvida o calcanhar de Aquiles das maquinas DC. Nesse caso passa por substituição, mesmo que não exista a medida exacta, pode sempre "limar" as escovas.

Cumprimentos,

Guilherme




Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Motor DC sem força
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2016, 19:49 »
viva

eu desmontei o gajo todo e nao vi nada danificado, ao medir os enrolamentos, obtive 0.8Ohm o que sendo um motor a 12VDC até me dá uma corrente jeitosa...

relativamente as escovas elas não me parecem muito gastas, até porque se formos a ver estamos a falar de um motor de um elevador de vidros do banco de trás, que no caso até não teve muito uso...

estou a apontar para os enrolamentos que tenham aquecido e fundido interiormente, pois até me lembrei que aquela porta ficou à uns anos com o vidro aberto num belo dia de chuva... :D

agora o problema é saber qual a resistencia que eu devia de ter, pois nao tenho qualquer informação com a referencia escrita... se calhar vou optar por retirar o da outra porta e tentar lá chegar por comparação...

cumps

cumps

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Motor DC sem força
« Responder #4 em: 19 de Dezembro de 2016, 20:42 »
N tens nenhuma referência ou chapa de características, a partir da potência consegues inferir a resistência do enrolamento

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Motor DC sem força
« Responder #5 em: 19 de Dezembro de 2016, 22:07 »
Ou as escovas estão gastas ou eles não estão a fazer bem contacto com a induzido,  normalmente eles por tras tem umas molas para as empurrar,  se elas não fizerem força, o contacto não é feito,  já me aconteceu em algumas rebarbadoras

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Motor DC sem força
« Responder #6 em: 19 de Dezembro de 2016, 23:00 »
Quando testas-te o motor ele estava ligado ao sitio original ou noutra fonte?
Já mediste a tenção de alimentação durante o funcionamento, desde que começa a trabalhar até quando começa a perder força?
PDI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motor DC sem força
« Responder #7 em: 19 de Dezembro de 2016, 23:50 »
Precisas de 20-30Amps constantes e estáveis para um motor de elevador de vidro, não vais lá com uma fonte ATX sem fogo de artificio pelo meio...
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Motor DC sem força
« Responder #8 em: 21 de Dezembro de 2016, 22:55 »
Precisas de 20-30Amps constantes e estáveis para um motor de elevador de vidro, não vais lá com uma fonte ATX sem fogo de artificio pelo meio...

em vazio, a corrente diminui, se calhar pode ter a trabalhar por pouco tempo, mas o melhor é ligar a bateria do carro..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motor DC sem força
« Responder #9 em: 21 de Dezembro de 2016, 23:10 »
A corrente de arranque não desaparece, mas se ligares a uma ATX, filma.
Avr fanboy

Offline guilhermexbot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Motor DC sem força
« Responder #10 em: 22 de Dezembro de 2016, 08:20 »
De facto uma fonte ATX não foi dimensionada para tal aplicação. Mas não espero fogo de artificio ao "arrancar" um motor elevador de vidro de um carro.

A corrente de arranque é sempre elevada, para qualquer máquina DC rotativa já que as equações que as regem são:

Vi=Ka.w.o e T=Ka.ia.o

Para w=0 (velocidade angular), temos Vi=0 (tensão induzida), logo a corrente fornecida pela fonte fica limitada APENAS pela resistência dos enrolamentos do motor (ordem dos 0.1ohm, o que dá correntes na ordem dos 100-200A).

Contudo essas equações apenas são válidas para o regime estacionário do motor, no regime transitório (arranque) os enrolamentos do motor comportam-se como bobines, e existirá um "atraso/atenuação" na evolução da corrente devido a L.di/dt.

Resumindo, se ligares a uma ATX, filma =D
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2016, 08:22 por guilhermexbot »