LusoRobótica - Robótica em Português

Robótica => Iniciantes => Tópico iniciado por: Luzbhel em 08 de Setembro de 2011, 00:54

Título: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: Luzbhel em 08 de Setembro de 2011, 00:54
E ai gente?! Tudo bom?
Eu sou realmente novo em eletrônica e estou trabalhando em melhorar um pouco o circuito que meu professor passou. (OBS.: não estou a fazer engenharia, mas sim curso técnico, então por favor, tenham paciencia comigo ^^>)
O circuito é um sensor de palmas. Segue a imagem abaixo:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdc351.4shared.com%2Fimg%2FwvrcGNVS%2F0.9616521053908855%2FImagem_002.jpg&hash=87dd99d739dd77228105be404482eb481f899c3a) (http://www.4shared.com/photo/wvrcGNVS/Imagem_002.html)

Bem, primeiramente, gostaria de entender qual é a necessidade de dois trimpots (resistores variáveis) na primeira parte do circuito (o circuito para amplificar o sinal).
Entendi que os trimpots ajustam a sensibilidade do microfone, mas pra que dois? oO

Segundo, gostaria de saber se este amplificador não poderia ser substituido por algum CI. Existe algum CI amplificador que faça o mesmo trabalho que esse grupo de transistores, resistores e capacitor?
Pouparia muito espaço, inclusive, porque ainda pretendo colocar a fonte e umas outras coisinhas neste circuito. Ficar com uma caixa enorme do lado do interruptor não seria muito bonito.

Outra coisa que gostaria de saber; este circuito foi feito para trabalhar com uma bateria de 9V. Se entendo bem, a corrente proveniente de uma bateria e de uma fonte com transformador são de natureza diferente uma da outra. Será que vai ter problema ligar este circuito com uma fonte? Não sei trabalhar muito bem com fontes. Alguém tem alguma dica? Realmente não quero uzar baterias.

Bem... Obrigado pela atenção... e pela resposta a quem responder.
Um(a) ótima(o) noite/tarde/dia para todos! o/
Título: Re: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: senso em 08 de Setembro de 2011, 00:59
Acho que o primeiro trim serve para ajustar o volume/sensibilidade e o segundo serve para alterar o bias DC que é fornecido, tipo de um pull-up variavel, provavelmente devido a diferenças nos micro-fones e que deve afectar o resto do circuito.
Título: Re: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: CBX em 08 de Setembro de 2011, 01:03
podes usar um OPAMP ou outro IC simples tipo LM386
Título: Re: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: Luzbhel em 08 de Setembro de 2011, 01:17
Obrigado pelas respostas, mas...   "^^>
Senso, o que é bias DC?
DC creio ser Direct Current, mas o que é bias? E que diferenças são essas nos microfones? '-'

CBX, valeu, vou ver o data deste LM386 agora mesmo, mas e este OPAMP? Ele não presisaria de mais nenhum complemento pra fazer a amplificação não? O meu objetivo é reduzir o circuito ao máximo.

Novamente obrigado e peço desculpas por qualquer burrice minha. É que sou novato MESMO! ^^
Título: Re: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: CBX em 08 de Setembro de 2011, 10:45
o circuito com o OPAMP é mais complicado, já tem alguma matemática implicada, o LM386 é mais simples, basta ligar se não me engano para um ganho de 20 dois condensadores e um pot, vê a datasheet
Título: Re: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: vicardosof em 10 de Setembro de 2011, 09:32
A corrente que sai dos transformadores é AC, não pode ser ligada directamente no lugar da bateria. Para isso, deves colocar uns diodos e condensadores gordos para que fique bem próxima de DC e poderes usar no circuito. Se quiseres algo mais, usas um controlador ao final. :)
Título: Re: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: Luzbhel em 13 de Setembro de 2011, 21:22
Estava pensando em usar um desses, mas me falaram pra usar um diodo zener. Qual é a diferença entre esse controlador de tensão e o diodo zener? Sempre que pergunto a alguem a resposta vem confusae e eu não entendo nada. Poderias me explicar claramente?

Obrigado.
Título: Re: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: vicardosof em 14 de Setembro de 2011, 01:32
Diodo Zener consegue manter uma tensão fixa entre seus terminais se passar uma certa faixa de corrente por ele.
O único problema é esta corrente. Como terás de ligar em paralelo, qualquer variação que fazes na carga, mudará essa corrente que passa por ele, podendo queimá-lo ou fazê-lo parar de trabalhar.

Um exemplo de circuito:
A fonte inicial tem 12V, quero uma alimentação de 5V para a carga.
A corrente que passará na carga deverá ser de 1A, e a necessária para o zener funcionar deve estar na faixa de 40~100mA.
Por lei de Ohm, a resistência da carga vale 5 Ohms.
Por lei de Kirchhoff, a corrente total deverá ser de aproximadamente 1,07 A (coloquei a corrente do zener na metade da faixa, para caso de variações indesejáveis tanto na fonte quanto na carga).

Deve existir um resistor em série para proteger o diodo.
Novamente por kirchhoff: (12 - 5)/1,07 = 6,5 OHms


Não hesites em fazer outra pergunta.

Título: Re: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: Luzbhel em 18 de Setembro de 2011, 16:40
Então, basicamente, a diferença é que o diodo zener vai presisar de um resistor em série com ele?

Esse regulador funcionaria igual ao diodo zener, só que sem o resistor?

Essa fonte ta me complicando bastante. É estranho, porque quando eu abro uma fonte de algum equipamento, ela tem um circuito enorme e super complexo, mas a fonte que eu aprendi a fazer tem só um transformador, um capacitor (que o professor disse que serve de 'filtro', apesar d'eu nã saber o que isso significa), dois diodos retificadores e o diodo zener (que inclusive, não tinha resistor em série).
Por que algumas fontes são assim tão complicadas? Provávelmente irá me responder que é para tornar a corrente elétrica ideal para o funcionamento do equipamento ligado a ela, mas o que isso significa? Quantas propriedades tem na corrente elétrica para ser ajustada?
Eu entendi o básico que quando eu tenho uma diferença de potencial em uma resistencia, forma-se uma corrente elétrica, mas não entendo muito bem ainda quando se trata de uma onda desenhada num gráfico. Ja vi tantos desenhos assim, e alguns até entendi, pois sei que a corrente possui uma fase positiva e uma negativa que ficam variando. Sei também que na corrente continua a corrente fornecida é constante. Que na corrente pulsante, ela fica em uma única fase (negativa ou positiva). Mas e ai? Não é só isso? Ou isso é mais complicado do que eu penso? Como eu posso entender a corrente elétrica profundamente para saber contruir uma fonte ideal ao meu circuito?
Título: Re: Ajuda simples! Amplificador
Enviado por: vicardosof em 18 de Setembro de 2011, 18:36
Existem dois tipos de fontes: as lineares e as chaveadas. As fontes lineares são mais simples, mas gastam muito mais energia do que as chaveadas. Cada tipo de fonte tem seus benefícios, mas as mais usadas são chaveadas, por terem um gasto de produção e de uso bem menores.

O capacitor que aprendeste serve para transformar a corrente contínua pulsativa (a corrente que existe logo após os diodos) em contínua linear (podemos considerá-la como linear). Para isso recebe o nome de filtro. Provavelmente irás estudar os filtros de frequência e entenderás melhor como isso funciona.
O resistor em série serve para proteger o zener de oscilações da carga.

Há quanto tempo estás a cursar o técnico?