collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Achado  (Lida 4812 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Achado
« em: 15 de Abril de 2017, 12:19 »
Olhem o que encontrei perdido numa prateleira de uma loja de máquinas usadas:



Está minimamente funcional, agora falta testar todas as escalas se possível com outro equipamento semelhante que me permita aferir se está minimamente calibrado. Por acaso ninguém tem um calibrador de multímetros de 4 dígitos e meio  :)

Edit: retirar imagem duplicada
« Última modificação: 15 de Abril de 2017, 13:52 por artur36 »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Achado
« Responder #1 em: 15 de Abril de 2017, 13:40 »
Segundo o meu professor de Instrumentação os analógicos são os melhores  ;D ;D ;D
E pelo que tenho lido nas sebentas e livros, tenho visto que sim, analógico dá uma medida muito mais fiável e com maior grau de precisão. Para além que nos leva a perceber mais sobre as coisas!

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Achado
« Responder #2 em: 15 de Abril de 2017, 13:46 »
Segundo o meu professor de Instrumentação os analógicos são os melhores  ;D ;D ;D
E pelo que tenho lido nas sebentas e livros, tenho visto que sim, analógico dá uma medida muito mais fiável e com maior grau de precisão. Para além que nos leva a perceber mais sobre as coisas!
Depende do que considerares por analógico, se te estiveres a referir a indicadores de ponteiro acho completamente errado, para conseguires a mesma precisam deste terias de ter vários indicadores enormes, para teres só um indicador pequeno iria ser uma confusão enorme de escalas e precisavas de uma lupa para ler qualquer valor.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Achado
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2017, 13:55 »
Ok, esta terra ainda não tenho total conhecimento ;D

Nos ponteiro tenho o erro de Paralaxe, mas segundo o que percebi o multímetro dígital "arredonda" os valores que mede. Por isso quando pretendemos um valor mais preciso e próximo da realidade devemos optar pelas medições analógicas. Agora, para fazer uma medição analógica temos que ter uma série de factores em consideração, não é apenas o erro de paralaxe. Temos que considerar o comportamento do aparelho e influência que o mesmo tem no circuito que pretendemos medir, certo?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Achado
« Responder #4 em: 15 de Abril de 2017, 14:44 »
Dá uma olhadela às especificações deste link:
Manual Keithley 179
Para a escala de 2VDC  temos uma resolução de 100uV, ou seja o digito menos significativo (o digito mais à direita) indica 0.1mV, e uma precisão de 0.04% + 1 digito menos significativo.
O que é que isto significa, o erro é uma percentagem do valor medido mais um digito menos significativo neste caso o pior erro será para 1.9999V que será:

1.9999V*0.04%=0.79996mV

A isto temos de somar 1 digito menos significativo logo:

0.79996+0.10000=0.89996mV

Daqui podes ver que consegues medir até 2V com uma precisão garantida inferior a 0.9mV (arredondemos para 1mV). Pegando num mostrador analógico de ponteiro vamos imaginar que a escala tem 20cm de comprimento (tinha de ser um mostrador bastante grande) para termos uma resolução de 1mV (vamos assumir que o aparelho analógico não tem qualquer erro) precisas de terias de ter:

200mm/1000=0.1mm entre traços de marcação (num indicador analógico podes assumir que a resolução mínima será igual a metade da divisão mais pequena).
Consegues distinguir a posição de um ponteiro entre dois traços afastados 0.1mm um do outro?

P.S.: Deve estar um bocado confuso mas se perguntares posso tentar esclarecer mais.
« Última modificação: 15 de Abril de 2017, 15:25 por artur36 »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Achado
« Responder #5 em: 21 de Abril de 2017, 12:48 »
Um calibrador não tenho, mas conheço quem forneça o serviço de "calibrar" fontes de tensão com um DMM de 6.5 dígitos ("calibrar" aqui quer dizer que é feita a medida e registada, juntamente com a temperatura a que foi feita; a tensão de referência não é "ajustada"). Eu ainda tenho umas fontes de tensão de referência de 1.8V com 10ppm de variação por ºC, se quiseres posso ver em quanto te ficava enviar-te uma já "calibrada".

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Achado
« Responder #6 em: 21 de Abril de 2017, 13:52 »
Um calibrador não tenho, mas conheço quem forneça o serviço de "calibrar" fontes de tensão com um DMM de 6.5 dígitos ("calibrar" aqui quer dizer que é feita a medida e registada, juntamente com a temperatura a que foi feita; a tensão de referência não é "ajustada"). Eu ainda tenho umas fontes de tensão de referência de 1.8V com 10ppm de variação por ºC, se quiseres posso ver em quanto te ficava enviar-te uma já "calibrada".
Isso era porreiro se o preço for aceitável...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Achado
« Responder #7 em: 26 de Abril de 2017, 20:19 »
O bacano que conheço já não tá a fornecer o serviço, diz que já tem a calibração um ano fora de validade. Também vi agora que esse DMM tem uma precisão de +-110uV na escala de 200mV! Mesmo calibrado, o DMM do bacano mais os erros de medição de temperatura em ambos os locais (na medida da tensão de referência e na tua medida) resultariam numa precisão insuficiente, uns +- 200uV.
Sem "calibração", as fontes de tensão que tenho só têm ~ +-1mV de precisão inicial, a 25ºC +-3ºC.
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 20:23 por Njay »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Achado
« Responder #8 em: 26 de Abril de 2017, 21:04 »
O bacano que conheço já não tá a fornecer o serviço, diz que já tem a calibração um ano fora de validade. Também vi agora que esse DMM tem uma precisão de +-110uV na escala de 200mV! Mesmo calibrado, o DMM do bacano mais os erros de medição de temperatura em ambos os locais (na medida da tensão de referência e na tua medida) resultariam numa precisão insuficiente, uns +- 200uV.
Sem "calibração", as fontes de tensão que tenho só têm ~ +-1mV de precisão inicial, a 25ºC +-3ºC.
Paciência, essa precisão já era muito porreiro para mim, sempre era melhor que o multímetro de 3 dígitos e meio (com aferição regular) que consigo comparar, mas vou-me ter de contentar com esta solução, de qualquer das maneiras pelo menos num futuro próximo não antevejo necessitar de maior precisão que os 3 dígitos...

P.S.: Que tensão consegues gerar com 1mV de precisão?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Achado
« Responder #9 em: 26 de Abril de 2017, 21:45 »
1.8V, é dum projecto que fiz baseado no LM4132AMF1.8, vê a foto abaixo (não é da última versão do PCB mas as diferenças são poucas).
Leva uma CR2032, tem um interruptor e luz de "ON". A precisão inicial tem um intervalo de +-0.9mV, mas como foi soldado com ferro (e não com ar quente ou no forno com pasta) o intervalo shifta um pouco por causa de "stress" mecânico nas patas (estas cenas são bué sensíveis, até a stresses mecânicos). Em vez de um erro simétrico de -0.9mV a +0.9mV tens por exemplo um shift de +0.5mV, ou seja erro de -0.4mV a +1.4mV), mas tenho esses shifts registados.
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 21:50 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Achado
« Responder #10 em: 26 de Abril de 2017, 21:57 »
Tenho lá por casa 4 LM399, usados, ou seja, com para ai 20 anos de aging em cima já, na altura estava na universidade e era para os calibrar lá com um multimetro de 7 digitos, mas ficou em back burner, e já lá vão 5 anos...
Tenho de mandar fazer o raio das pcb's, só que são uns 30 ou 40€ para as resistências que aquilo precisa e agora já não há multimetro calibrado para ninguem.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Achado
« Responder #11 em: 27 de Abril de 2017, 07:27 »
Tenho lá por casa 4 LM399, usados, ou seja, com para ai 20 anos de aging em cima já, na altura estava na universidade e era para os calibrar lá com um multimetro de 7 digitos, mas ficou em back burner, e já lá vão 5 anos...
Tenho de mandar fazer o raio das pcb's, só que são uns 30 ou 40€ para as resistências que aquilo precisa e agora já não há multimetro calibrado para ninguem.
Esse preço é por unidade ou para as 4 unidades, já tens a PCB desenhada?
É possível que consiga uma aferição semelhante num laboratório universitário através de um colega....

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Achado
« Responder #12 em: 27 de Abril de 2017, 15:04 »
Nope, quer dizer, mais ou menos, tinha uma versão que foi á vida com a dropbox, mas o esquema é simples, 40€ só para as 3 ou 4 resistências de precisão para ter os 10v certos, se não são 7.xxxx directos do LM399, o LM399 em si veio do Aliexpress e são pulls..
Avr fanboy