collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Fonte simétrica  (Lida 13442 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Fonte simétrica
« Responder #15 em: 22 de Outubro de 2010, 17:27 »
Tens de ter atenção no transformador, como já disseram. Com o transformador terás 180º de amplitude, para ter uma positiva e outra negativa e uma GND(center Tap).
A retificação por ponte é ideal.

Para calcular os condensadores, deves ter atenção na carga que queres que ela suporte! Não siga somente os calculos do datasheet do regulador.
Qualquer coisa podes perguntar.

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Fonte simétrica
« Responder #16 em: 24 de Outubro de 2010, 03:52 »
Bom, quando eu sentir que vá precisar de uma fonte simétrica (atualmente todos os circuitos que eu faço só usam tensão positiva e ground) eu dou uma passada na Servelec e vejo uns transformadores com tap central.
Como eu tenho uns reguladores positivos e negativos aqui eu imaginei que talvez pudesse fazer uma com um transformador normal, mas pelo visto não é o caso LOL.
Assim que a necessidade apertar eu tento a sorte aqui, e se não der muito certo eu recorro aos colegas do fórum novamente.
Obrigado a todos pelas respostas e sujestões o/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte simétrica
« Responder #17 em: 24 de Outubro de 2010, 04:35 »
Podes fazer usando um transformador só com 2 fios de saída (saída não simétrica) como já aqui foi dito. Terás que usar condensadores maiores e o transformador terá que dar mais corrente sim, quando comparado com uma fonte para a mesma tensão e corrente máxima que use um transformador simétrico.
Eu já montei esta abaixo, em que a seguir coloquei então os reguadores 7812 no lado positivo e o 7912 no lado negativo para estabilizar a tensão:



Fica uma dica que também me apanhou desprevenido: o 79xx só regula a tensão se houver alguma corrente de carga. Isto quer dizer que se não houver nada ligado à saída do 79xx a consumir pelo menos alguns mA, a tensão à saída tem um valor qualquer todo esquisito. Daí coloquei-lhe um LED (depois de ter trocado o díodo e o 79xx sem sucesso na "reparação" :() que serve de carga e de luz de "ligado".

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Fonte simétrica
« Responder #18 em: 25 de Outubro de 2010, 22:19 »
hmmmmmm
Tendeu, então o que eu tenho que fazer é ligar um LED (com o resistor apropriado pra limitar a corrente) entre a saída negativa e o ground, é isso?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte simétrica
« Responder #19 em: 26 de Outubro de 2010, 00:38 »
Sim.

Repara que neste caso, o "positivo" é o GND ;)