collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Bateria portátil  (Lida 8498 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Bateria portátil
« em: 14 de Julho de 2012, 00:25 »
Olá,

Tenho aqui um ACER (não é recente) de uns familiares que não carrega a bateria, com o carregador de origem ás vezes acende a luz da bateria a carregar mas basta tocar no fio ou ligar/desligar da tomada que pode deixar de acender. No entanto este mesmo carregador funciona bem pq o portatil liga na boa.

Testei com um outro carregador de um ACER meu e com esse já acende a luz da bateria a carregar.. a unica diferença é que o meu tem mais um ~1A de Output..

Hoje fui todo convencido comprar um carregador universal, comprei este: http://www.chiptec.net/incs/verproduto.php?id=12010&session=rgld2932koeq9hjuvi9gjk2fb5

O portatil com este novo carregador lliga sem problemas mas tb não carrega a bateria.. alguem me sabe explicar o porquê?


Não percebo o carregador de origem, se o portatil tem energia para ligar não tem para carregar a bateria?

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Bateria portátil
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2012, 01:56 »
Boas, apesar de ele ligar o led que indica a carga a bateria carrega mesmo? é que estou a ter isso num magalhães M1 liga o led e tal mas não carrega alias nem detecta a bateria, esse detecta?

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria portátil
« Responder #2 em: 14 de Julho de 2012, 22:57 »
Sim detecta, porque no windows diz 'bateria fraca' mas ainda não testei deixá-la a carregar com o meu carregador..

A minha dúvida, será do transformador ou da bateria? Valerá comprar outro carregador (procurando um que desse..)?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria portátil
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2012, 15:40 »
Liguei o carreagador do meu ACER (o tal que acende a luz de carga da bateria) e esteve toda a noite a carregar, o LED ficou verde, liguei o PC sem o transformador mas a bateria apresenta apenas 32% de carga, 4 minutos. Ou seja, a bateria está totalmente viciada.. e nem vale a pena andar a ver de outros carregadores. Tb julgo que não vale a pena uma bateria nova para este Acer.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria portátil
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2012, 16:05 »
Nas baterias de LITIUM, não há viciação.
há sim :: vida util, em forma de nº de ciclos de carga/descarga.

As baterias de aboga andam na roda do 500 ciclos, embora as boas já digam que conseguem 1000 ciclos.

Para quem usa o computador portátil quase exclusivamente com o alimentador externo, é preferivel dsligar e guardar a bateria com 50% (40% se conseguirem) da carga.
Assim preservam os ciclos.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria portátil
« Responder #5 em: 16 de Julho de 2012, 16:18 »
sim tens razão, neste caso penso que a bateria esteve sempre no portatil e com o transformador ligado..


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria portátil
« Responder #6 em: 16 de Julho de 2012, 16:23 »
bom... nesse caso, não há milagres :)

já passei pelo mesmo, mas como o PC é exclusivamente usado como transportavel em vez de portátil, o alimentador satisfaz plenamente.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Bateria portátil
« Responder #7 em: 16 de Julho de 2012, 16:49 »
Boas, isso aplica-se a todos os portáteis? é que tenho um eee da asus e no início ele aguentava 5h, a pouco tempo estive com ele 4h se ser ligado a corrente e este já deve ter uns 3~4 anos e ainda não noto vicio nela ;)

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria portátil
« Responder #8 em: 16 de Julho de 2012, 17:13 »
Depende das baterias. Da qualidade delas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Bateria portátil
« Responder #9 em: 16 de Julho de 2012, 17:24 »
Usa baterias melhores, mas isso de deixar de aguentar carga é porque tipicamente uma das células morre, se quiseres podes mandar vir células individuais do eBay ou de uma marca confiavel, tipicamente usa-se células 18650 e re-constrois a bateria.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Bateria portátil
« Responder #10 em: 16 de Julho de 2012, 18:46 »
Também já li algures sobre isso, creio que foi na revista proteste...
A forma mais saudável de se guardar uma bateria de litium é no congelador, carregada.
Claro que não é estético ter um portátil sem bateria mas é muito útil quando se precisa dela e está disponível.
Pelo que @Asena disse, este tipo de células não se viciam, assim como as novas dos telemóveis, não havendo problema de se começar a carga quando ainda está a meio, o principal inimigo delas é mesmo a inversão de polaridade e temperatura de carregamento, embora a maior parte destas baterias já tenha incluído proteção contra isso.
Se uma célula está rip, as restantes também devem seguir pelo mesmo caminho, não se devendo misturar novas com velhas e supostamente capacidades diferentes.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria portátil
« Responder #11 em: 16 de Julho de 2012, 22:51 »
Vale a pena metê-la no congelador durante 12 horas? deixar descongelar e testar carregar? :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Bateria portátil
« Responder #12 em: 16 de Julho de 2012, 22:58 »
Não, o que faz essas baterias perder a capacidade são pequenos filamentos/cabelos(Whisker em ingles, ver isto para mais informação:
http://en.wikipedia.org/wiki/Whisker_%28metallurgy%29 ) que vão crescendo e que provocam pequenos curto-circuitos entre as várias camadas da bateria, uma das maneiras é aplicar a cada pilha individualmente pulsos de elevada corrente, ai na casa dos 8-10A para vaporizar esses filamentos, um pouco ao estilo de um circuito para remover o sulfato que se forma no chumbo de uma bateria de chumbo.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria portátil
« Responder #13 em: 17 de Julho de 2012, 00:04 »
Não, o que faz essas baterias perder a capacidade são pequenos filamentos/cabelos(Whisker em ingles, ver isto para mais informação:
http://en.wikipedia.org/wiki/Whisker_%28metallurgy%29 ) que vão crescendo e que provocam pequenos curto-circuitos entre as várias camadas da bateria, uma das maneiras é aplicar a cada pilha individualmente pulsos de elevada corrente, ai na casa dos 8-10A para vaporizar esses filamentos, um pouco ao estilo de um circuito para remover o sulfato que se forma no chumbo de uma bateria de chumbo.

Costumo usar esta técnica para reanimar baterias de NICD e NIMH, e funciona bem. Claro que não icam novas, mas ganham alguma vida.
Para LITIUM nunca experimentei, nem quero pois são muito perigosas com as brincadeiras. É preferivel subtituir.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Bateria portátil
« Responder #14 em: 17 de Julho de 2012, 00:48 »
Já reanimei pilhas dessa forma para depois descobrir que já não têm grande capacidade.
Desmontar pilhas de litium para proceder da mesma maneira é perigoso, já vi na net explosões com elas e não são de brincadeiras, já as alcalinas também não recomendo, perdi a visão por duas vezes por andar a brincar com elas  :o

Quando falei em colocar a bateria de litium no congelador, seria para conservar e não recuperar.

Não sei onde o @Senso ouviu falar de Whisker, daí o motivo de se colocar no congelador a um clima seco, porque sem humidade eles não crescem, será que este rapaz sabe tudo, bem, já me andas a irritar.  ;)