collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Monitor vs TV para lixar à box  (Lida 9800 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #15 em: 29 de Janeiro de 2018, 13:17 »
Eu já utilizei durante muito tempo um monitor ligado à box e o único motivo pelo qual o fazia é porque simplesmente não tinha televisão na altura.
Ligava a box ao monitor através de um cabo HDMI->DVI e utilizava a saída de áudio ligada a uma aparelhagem (o monitor tinha placa de som interna -> ligação USB e por isso não dava para utilizar o áudio integrado).
O curioso é que quando desligava a box, ficava a dar som de um outro canal ou rádio qualquer  :-\
Por isso tinha de desligar a aparelhagem também ou desligar a box da tomada. Talvez seja por isso que as box da NOS têm um consumo estupidamente alto em standby (~10W em standby e ~13W quando estão ligadas).

Mas como já aqui foi dito, se o objetivo é simplesmente ver TV, uma televisão é sempre melhor porque se tem um ecrã de maiores dimensões pelo menos preço e à distância que se observa a imagem, não se notam diferenças na resolução. Se o objetivo é ligar com alguma frequência a um computador, aí já é diferente...

Os meus monitores externos (ao contrário do monitor do portátil), não desligam quando não têm sinal, simplesmente ficam com a mensagem de "sem entrada" a piscar no ecrã (à custa deste tópico até fui ver se havia alguma definição para desligar completamente o monitor)

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #16 em: 29 de Janeiro de 2018, 19:10 »
senso,
Não pretendo de modo algum colocar em causa os teus conhecimentos, mas a função que descreves que os monitores fazem não será o power save mode?
É diferente do standby

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #17 em: 30 de Janeiro de 2018, 01:15 »
Os monitores que conheço dão a msg durante uns minutos e depois pelo menos desligam a backlight, sem andar a medir lá dentro é impossível dizer se estão realmente em standby, mas assumo que a backlight será o que gasta mais num LCD.
Não consigo perceber porque é que os monitores e tv atuais não têm realmente um interruptor que corte a alimentação, e se é para poderem ser ligados com o controle remoto o que é que custa ter um circuitozinho só para receber o IR e descodificar só o suficiente para garantir que estão a falar com ela e que se deve ligar?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #18 em: 30 de Janeiro de 2018, 17:25 »
senso,
Não pretendo de modo algum colocar em causa os teus conhecimentos, mas a função que descreves que os monitores fazem não será o power save mode?
É diferente do standby

Eu só estou a falar do que conheço, o que tenho aqui mais antigo é um SyncMaster com perto de 10 anos, se lhe desligar o cabo VGA ele desliga-se, se o ligar, liga-se.

O meu VX239H faz o mesmo e até muda o led de branco para laranja, tal como se lhe desse no botão de power.

Não digo que não haja monitor que não o façam, mas já usei tanto monitor e já vi tanto monitor e fazem todos isso.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #19 em: 30 de Janeiro de 2018, 23:49 »
Não consigo perceber porque é que os monitores e tv atuais não têm realmente um interruptor que corte a alimentação, e se é para poderem ser ligados com o controle remoto o que é que custa ter um circuitozinho só para receber o IR e descodificar só o suficiente para garantir que estão a falar com ela e que se deve ligar?
Se cortar totalmente a alimentação, deixa de haver algo que fique activo para alimentar o IR e o sistema para re-activar a conexão da electricidade... a nao ser que tivesse uma bateria interna + um sistema de carregamento da bateria..

Pelo que li os maiores consumos sao do router/box e nao tanto nos sistemas de hibernação das tvs...e se desligares o router, ficas sem telefone e quando tiveres de ligar tudo podes ficar 5 minutos à espera que tenha as as coisas finalmente ligadas


Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #20 em: 31 de Janeiro de 2018, 11:19 »
Era o que eu queria dizer, cortar tudo excepto o circuito do IR, não poderia ser um detetor completamente passivo porque tem que distinguir entre simples calor e o sinal do remote, mas isso deve gastar miliwatts...
Mas, se fosse comigo, seria obrigatório um interruptor físico.
Não estou a falar dos routers. Esses obviamente tem que estar sempre ligados, mas lembro-me de ler varias vezes que tv's simples, gastam dezenas de W quando estão (supostamente) off.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #21 em: 31 de Janeiro de 2018, 11:52 »
Era o que eu queria dizer, cortar tudo excepto o circuito do IR, não poderia ser um detetor completamente passivo porque tem que distinguir entre simples calor e o sinal do remote, (...)

Não sei se era isso que querias dizer, mas o IR dos comandos não é o mesmo IR do calor, são gamas diferentes de frequência, e tal como as camaras normais não vêm o IR de calor, as camaras térmicas não vêm o IR dos comandos.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #22 em: 31 de Janeiro de 2018, 12:42 »
No caso da Nos/Zon e Cabovisão/lá como se chama esta semana, as boxes consome na casa dos 10Watts, porque nunca desligam o HDD, se for uma box sem DVR gasta muito menos em standby.

A UMA tem um cpu intel dual core da gama C2000 que tem um bug de design brutal e acabam por morrer todas:

https://www.anandtech.com/show/11110/semi-critical-intel-atom-c2000-flaw-discovered

Não tem bios nem chipset, tem uma FPGA a emular tudo isso com 4Gb de Flash e 1Gb de RAM, com mais uma FPGA só a tratar da recepção de sinal via DOCSIS e/ou fibra, o design da coisa é interessante, e parvo ao mesmo tempo, designs da Pacer..
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #23 em: 31 de Janeiro de 2018, 13:55 »
No caso da Nos/Zon e Cabovisão/lá como se chama esta semana, as boxes consome na casa dos 10Watts, porque nunca desligam o HDD, se for uma box sem DVR gasta muito menos em standby.

A que eu tenho da NOS não tem HDD, praticamente é um dispositivo que faz streaming do conteúdo online (por exemplo, sem boa conectividade não há forma de ver o conteúdo gravado). O armazenamento de gravações está associado ao plano contratado e não a um dispositivo físico para gravar o conteúdo.
Na net encontrei esta imagem do modelo que tenho: https://d1b6tx2agdphz5.cloudfront.net/nos-pt/attachment/fca8fe60-547a-4aec-bd1f-b019f66e7906.jpg

Por isso, ainda acho mais estranho o consumo em standby ser tão alto

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #24 em: 31 de Janeiro de 2018, 19:30 »
Era o que eu queria dizer, cortar tudo excepto o circuito do IR, não poderia ser um detetor completamente passivo porque tem que distinguir entre simples calor e o sinal do remote, (...)

Não sei se era isso que querias dizer, mas o IR dos comandos não é o mesmo IR do calor, são gamas diferentes de frequência, e tal como as camaras normais não vêm o IR de calor, as camaras térmicas não vêm o IR dos comandos.

IR é IR, desde os 700 nm aos 1 mm. E os remotes trabalham bem próximo da luz visivel, já que são apanhados facilmente pela câmara do telele. Mas por definição, é calor. Por isso um remote não é tipo lanterna, sempre on, tem uma modelação qq de modo a ser facilmente diferenciado.
https://en.wikipedia.org/wiki/Infrared
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #25 em: 31 de Janeiro de 2018, 20:43 »
Calor é fluxo de energia. O "calor" a que estamos habituados no dia a dia é só uma parte do IR, foi isso que eu quis dizer. Corpos com outros níveis de energia podem emitir até fora do IR.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 20:45 por Njay »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #26 em: 31 de Janeiro de 2018, 23:35 »
A UMA tem um cpu intel dual core da gama C2000 que tem um bug de design brutal e acabam por morrer todas:

https://www.anandtech.com/show/11110/semi-critical-intel-atom-c2000-flaw-discovered

Não tem bios nem chipset, tem uma FPGA a emular tudo isso com 4Gb de Flash e 1Gb de RAM, com mais uma FPGA só a tratar da recepção de sinal via DOCSIS e/ou fibra, o design da coisa é interessante, e parvo ao mesmo tempo, designs da Pacer..

E isto quer dizer o quê? Que as versoes sem HDD acabam por consumir mais que as boax com HDD em standby?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #27 em: 01 de Fevereiro de 2018, 14:24 »
Era o que eu queria dizer, cortar tudo excepto o circuito do IR, não poderia ser um detetor completamente passivo porque tem que distinguir entre simples calor e o sinal do remote, (...)

Não sei se era isso que querias dizer, mas o IR dos comandos não é o mesmo IR do calor, são gamas diferentes de frequência, e tal como as camaras normais não vêm o IR de calor, as camaras térmicas não vêm o IR dos comandos.

IR é IR, desde os 700 nm aos 1 mm. E os remotes trabalham bem próximo da luz visivel, já que são apanhados facilmente pela câmara do telele. Mas por definição, é calor. Por isso um remote não é tipo lanterna, sempre on, tem uma modelação qq de modo a ser facilmente diferenciado.
https://en.wikipedia.org/wiki/Infrared

IR é IR, e até tens designações de near IR and far IR.

Luz é luz, e vermelho não é azul..
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #28 em: 01 de Fevereiro de 2018, 14:25 »
As com HDD gastam mais porque nunca param o HDD, o stand-by delas é desligar a imagem, o resto continua tudo ligado..

samc, essa box que ai tens é um design com mais de 10 anos, já tive disse á tanto ano atrás, é tecnologia do tempo da maria cachucha.
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Monitor vs TV para lixar à box
« Responder #29 em: 01 de Fevereiro de 2018, 16:27 »
@senso, se calhar até ficas admirado se disser que tem pouco mais de 1 ano (desde que foi instalada). A NOS pensa que não vale a pena investir muito em equipamento para os novos clientes 8)
Mas pouco me importa porque chega a estar semanas seguidas sem ser ligada. Cada vez tenho menos tempo para ver TV (prefiro ver YouTube quando tenho um bocadinho de tempo) e ver filmes e séries gravados naquela "box" é cada vez uma experiência menos agradável, com a qualidade de imagem a parecer algo de 2006 (era do DVD).

Isto é muito off-topic mas toda a gente consegue ver que o modelo de negócios dos canais de TV está no mesmo panorama que os jornais (que começaram já há mais tempo a sofrer economicamente com a Internet e as mudanças nos hábitos dos consumidores). Numa era onde cada vez mais se procura uma gratificação instantânea e há um excesso de informação, só o YouTube e plataformas similares é que conseguem responder bem a este novo paradigma.
Exemplo: o pequeno canal de cabo (pago ou não) de um tema muito específico (com uma base de aficionados pequena mas fiel), como por exemplo, caça e pesca é facilmente substituído por um conjunto de canais do YouTube sobre essa temática, que apresentam já uma qualidade técnica muito boa (vejo alguns canais do YouTube em 4K mas vejo sempre TV tradicional a 720p) e conteúdos semi-profissionais. Além de que há aquela gratificação instantânea de pesquisar sobre um tema e encontrar logo um vídeo disponível para ver (sem esperar por horários de emissão) ou de "descobrir" conteúdo novo e interessante através do algoritmo que sugere vídeos relacionados.
Não sei bem qual é o modelo de negócio das operadoras de cabo com respeito aos canais que oferece aos clientes, mas se tiver de pagar bastante pelos direitos de transmissão de cada canal, possivelmente terá maior lucro ao criar apenas um pacote de Internet (ou com canais reduzidos) e baixar o preço da assinatura apenas uns euros, já que vão haver pessoas como eu que mesmo que a diferença seja mínima a nível do valor da mensalidade, preferem dispensar completamente o serviço de TV e manter apenas a ligação à Internet.