collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Limitar corrente  (Lida 6501 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline string

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Limitar corrente
« em: 22 de Dezembro de 2009, 23:29 »
Boa noite pessoal.

Estou agora a começar um pequeno projecto em que controlo 2 pequenos motores DC usando uma ponte-h SN754410, em principio vou usar uma fonte de 9V.
Ora o limite máximo de corrente nesta ponte-h é de 1A por isso tenho de limitar a corrente que passa para cada um dos motores.

Utilizar resistências não seria prático pois para limitar a corrente a 1A preciso de uma resistência capaz de dissipar no mínimo dos mínimos 9W.
Eu sei que há vários ICs que fazem isto, incluindo alguns reguladores de tensão mas há alguma maneira de limitar a corrente com outros componentes mais simples?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Limitar corrente
« Responder #1 em: 22 de Dezembro de 2009, 23:54 »
Podes usar um sensor de corrente e sempre que ultrapassas um valor desligas o motor ou assim.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Limitar corrente
« Responder #2 em: 23 de Dezembro de 2009, 00:15 »
Podes fazer PWM, com um tempo de "on" suficientemente pequeno para que a corrente não ultrapasse o máximo do chip. Sem um osciloscópio é capaz de ser dificil medir isso para acertar experimentalmente o valor do PWM, mas nada como tentar.
Em alternativa podes medir a corrente com uma resistência de valor muito baixo e usar esse valor para controlar automaticamente o PWM. Por exemplo 2 resistências de 0.22 Ohm em paralelo dá uma resistência de 0.22/2 = 0.11 Ohm; a passar 1A só dissipa 0.11W (e tira 110mV à tensão de alimentação), portanto as 2 resistências podem ser de 1/4W (ficas com uma resistência de 1/2W). Um microcontrolador com ADC facilmente mede a queda de tensão na resistência com uma precisão de ~5mV, que dá para medir a corrente em passos de ~45mA (1A / (110mV / 5mV)).

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: Limitar corrente
« Responder #3 em: 23 de Dezembro de 2009, 11:12 »
olá string,

Primeiro é necessário saber se vais usar um micro controlador ou não.

Segundo para usares a ideia do Njay aconselho-te a trocares a ponte H para o L298 porque este já tem o pino 1 e 15 que serve exactamente para esse fim.

No Caso de estares a usar um Micro controlador fazes como o Njay te explicou, caso não estejas a usar um micro controlador usas dois transístores para aterrar o pino enable ( 6,11) quando a corrente chegar ao valor que pretendes limitar. Para Calculares a resistência com contas redondas fazes 0.7V / 1A = 0.7R  e escolhe uma de 2W para não aquecer em demasiado.

jp_

Offline string

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Limitar corrente
« Responder #4 em: 23 de Dezembro de 2009, 13:44 »
Estou a usar um Arduino Duemilanove.
Os motores que tenho foram retirados de um carro RC e portanto não tenho dados nenhums sobre eles tirando que funcionavam a 7.5V. Eu calculei a stall current dividindo a voltagem pela resistência do motor, a resistência é de 3 Ohms portanto a 9V é 3A.

Isto não é um grande problema quando uso baterias porque a maioria delas não tem capacidade para 3A mas quando estou a testar uso outras fontes de alimentação como conversores AC-DC e tenho medo de queimar a ponte-h.
Mesmo usando PWM com um duty cycle de 40% a ponte-h fica quente rapidamente e abaixo disso o motor nem anda.

Em principio vou fazer como o Njay disse mas tenho de ir comprar resistências porque não tenho nenhumas de valores pequenos.

Obrigado pela vossa ajuda

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Limitar corrente
« Responder #5 em: 23 de Dezembro de 2009, 23:20 »
Experimenta usar uma frequência para o PWM maior, tipo 10 KHz a 20 KHz, que a do Arduino (analogWrite) é muito baixa. Existe lá pelo site do Arduino uma página que explica como mudar essa frequência.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Limitar corrente
« Responder #6 em: 24 de Dezembro de 2009, 15:58 »
Boa noite pessoal.

Estou agora a começar um pequeno projecto em que controlo 2 pequenos motores DC usando uma ponte-h SN754410, em principio vou usar uma fonte de 9V.
Ora o limite máximo de corrente nesta ponte-h é de 1A por isso tenho de limitar a corrente que passa para cada um dos motores.

Utilizar resistências não seria prático pois para limitar a corrente a 1A preciso de uma resistência capaz de dissipar no mínimo dos mínimos 9W.
Eu sei que há vários ICs que fazem isto, incluindo alguns reguladores de tensão mas há alguma maneira de limitar a corrente com outros componentes mais simples?


Viva,

podes usar várias coisas. Duas delas já tens: usar as resistências directas, ou através do PWM.

Mas podes ainda usar uma PTC ou um Polyswitch.

Uma PTC é uma resistência que aumenta a resistência, quando aumenta a sua temperatura. E é colocada em série, para circular a corrente através da mesma.
Há muitas PTCs no mercado, consoante a corrente máxima e a resistência/temperatura. Basta ver os datasheets dos fabricantes.

Um PolySwitch é um Fusivel auto-Resetavel, ou auto-rearmavel.
Existem para muitas correntes, e para várias tensões de trabalho.
Estes uso bastante para proteger motores AC até 1A de trabalho, bem como transformadores em fontes DC para PCB...
Usos e fins não faltam. Basta ter imaginação e necessidade :)