collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Portátil LG R500  (Lida 4081 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Portátil LG R500
« em: 24 de Fevereiro de 2021, 20:22 »
Boas  :)

Recebi há cerca de 2 dias um portátil para arranjar,
quando ligava não tinha imagem, apenas se ouvia a ventoinha e o disco.
Abri para medir as tensões, a gráfica estava a ser alimentada assim como o CPU,
desliguei todos os periféricos, troquei as memórias e nada.
(nesta foto a ficha de alimentação da gráfica está desligada entre medições)


Segui para o display, o inversor estava a funcionar e comecei a desconfiar da GPU,
tirei-a para fora (fica numa placa á parte) e deparo com uma massa dissipadora muito duvidosa.



Quando se aplica massa dissipadora, esta tem de ser uniforme ocupando a área toda do chip,
entretanto não se espalhou ao ser encostada...

Resolvi fazer um reflow, não tinha nada a perder e como já tivera sucesso uma vez, seria de arriscar, parece que os bgas da nvidia costumam ter problemas nas soldaduras.
Não tenho meios para fazer um reballing, sei que o reflow nem sempre funciona a longo prazo.



Um problema resolvido (pensava eu)
Tirei novamente os parafusos da placa para inspecionar melhor aquela pasta,
o chip afinal não encosta mesmo no dissipador, daí ter sobreaquecido, a ventoinha aumenta rapidamente a velocidade, a placa da GPU aquece bem, mas o dissipador permanece frio.


Tentei ainda uma thermal pad para ver se funcionava melhor, passado 30min desliga devido ao aquecimento.


Acabei por comprar hoje uma pasta térmica melhorzinha para tratar disto, entretanto não sei como resolver a folga, a massa só serve para melhorar a condução térmica preenchendo as pequenas imperfeições, com espaçamentos pouco faz...  :-\

Alguém sabe de uma solução para este problema, será que soldando uma placa de cobre no dissipador ajuda?

Entretanto o SO parece estar protegido :P


.Agradeço qualquer sugestão; e peço desculpa pela qualidade das fotos, meu smartphone á noite não foca bem.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Portátil LG R500
« Responder #1 em: 24 de Fevereiro de 2021, 23:11 »
Procura na net por "copper shims" existem em varias espessuras, por isso convinha ter uma estimativa da gap.

No site da fruugo.pt (nunca comprei lá), têm e podes sempre receber mais depressa que mandando vir da china/ebay/aliexpress
https://www.fruugo.pt/30pcs-15mmx15mm-notebook-graphics-laptop-cpu-heatsink-copper-shim/p-53024206-106839669

ou na lizbit em leiria (cortam à medida varias espessuras):
https://www.lizbit.pt/shop/pesquisa?controller=search&orderby=position&orderway=desc&ssa_submit=&search_query=copper+shim
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2021, 23:22 por Hugu »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Portátil LG R500
« Responder #2 em: 25 de Fevereiro de 2021, 10:29 »
Estes gajos:

https://www.henkel-adhesives.com/pt/en/products/thermal-management-materials.html

são bem capazes ter ter coisas que devem servir para resolver esse problema. Não sei se é fácil lá chegar.

Se levar um 'shim', tem que ter faces muito planas (não deve ser fácil) porque o aperto não deve poder ser muito grande. E levar massa que tem que ser muito pouco viscosa. Suponho que as pequenas seringas de massa que se vendem para CPUs são boas.

Nas especificações das pastas térmicas e afins, a condutividade térmica mede-se em grC por Watt (quanto mais baixo melhor) ou Watt por grC (quanto mais alto, melhor).

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Portátil LG R500
« Responder #3 em: 25 de Fevereiro de 2021, 21:25 »
Obrigado pelas respostas  ;)

Não fazia ideia que se vendiam placas de cobre com diferentes espessuras para este fim,
estava convencido que a gap seria falha do fabrico (ou projeto).

Acabei por cortar uma placa de cobre que tinha por aqui de um dissipador, e coloquei pasta térmica 8.3W / (mK), sem soldar.
Esta tem 1mm de espessura, deveria ser um pouco mais fina, mas já tenho bons resultados, a temperatura mantém-se baixa ao longo do tempo.



Agora só falta mesmo um teclado, que eu consegui estragar ao limpar com excesso de liquido  :-[
Tentei fazer hoje uma compra via OLX, combinamos um local, e quando fui levantar o teclado era diferente do anunciado...