collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Adaptador USB para carregar rato wireless  (Lida 4232 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PedroBorga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Adaptador USB para carregar rato wireless
« em: 31 de Dezembro de 2012, 14:38 »
Boas,
Tenho um rato velhinho Logitech Revolution MX e o transformador foi à vida.




O transformador era de 8V e 500mA.

As minhas questões são: posso pô-lo a carregar por USB (5V e 500mA)? Isso afecta em quê no que diz respeito ao carregamento? Tempo de carregamento? É uma coisa que pode estragar a bateria do rato?

Obrigado desde já pessoal.

BOM 2013 A TODOS!!!

Colecção de Chávenas de Café - www.chavenasdopedro.pt.vu

Offline PedroBorga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #1 em: 31 de Dezembro de 2012, 15:40 »
Boas.
Eu tinha uma versão da x7,e eu  carregavao pela porta usb para não andar com transformador do rato,e nunca tive problemas...

Desde já obrigado.

Da X7?? O que é isso? lol

E quais eram as specs do carregador? Iguais às da USB ou diferentes?
Colecção de Chávenas de Café - www.chavenasdopedro.pt.vu

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #2 em: 01 de Janeiro de 2013, 01:10 »
Tendo em conta que o transformador era de 500mA, se carregares por uma porta USB, contas redondas, vai demorar 5x mais a carregar... Isto porque uma porta USB dá no máximo 100mA!
Um truque que os gravadores de DVD usam (porque precisam de mais corrente) é usar uma porta USB extra, usando apenas as linhas de alimentação, em paralelo com a porta USB principal - Lei dos nós de Kirchoff - num nó, as correntes somam-se.
Podes também utilizar um hub alimentado para obter mais corrente e assim demorar menos tempo a carregar.

Aproveitando a "parceria", na DealExtreme arranjas uns adaptadores 220VAC para 5VDC com mais corrente por bom preço. ;)
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2013, 01:12 por microbyte »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #3 em: 01 de Janeiro de 2013, 01:13 »
Isso é antes da negociaçao, depois disso, se o dispositivo pedir pode usar até 500mA, e com USB 3.0 e as portes de alta capacidade esse valor sobe para 750 ou 1000mA.

Se bem que isto é na teoria, na pratica parte das motherboards usa simplesmente um polyfuse de uns quantos amperes(calculado com base em 500mA*numero de portas que tem) e nao implementam de todo um sistema que corta a voltagem de alimentacao.
Avr fanboy

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #4 em: 01 de Janeiro de 2013, 01:24 »
Pensei que ele quisesse carregar usando apenas um cabo USB normal, aproveitando as linhas de alimentação para ir buscar os 5V... Aí não há enumeração. :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #5 em: 01 de Janeiro de 2013, 04:02 »
Pensei que ele quisesse carregar usando apenas um cabo USB normal, aproveitando as linhas de alimentação para ir buscar os 5V... Aí não há enumeração. :)
Se o hub não souber que está lá um cabo, quase que aposto que tens mais de 1A disponiveis sem o pc se queixar.
Avr fanboy

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #6 em: 01 de Janeiro de 2013, 16:00 »
Eu até percebo o que tu estás a dizer, mas isso para mim não seria uma solução. Ou pelo menos, não a mais correcta... :) Explico porquê.

Dizes que um hub não sabe que está lá o cabo? Pelas especificações do USB, TEM de saber e deve monitorizar a corrente consumida. Se queremos ser rigorosos e fazer as coisas como deve ser, há que seguir as especificações para não termos surpresas quando mudamos de um PC para o outro. Se é verdade que há PCs que não implementam o standard correctamente, também há PCs que o implementam e arriscar é admitir que pode funcionar muito bem num PC e pode não funcionar sequer noutro PC, e é por isto que, quanto a mim, é uma má solução.

Na minha opinião, carregar qualquer dispositivo pelo computador é má prática e só deve ser feito em último recurso. Ia mais pela solução de um adaptador externo que já dá corrente que chega e sobra. ;)

Offline PedroBorga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #7 em: 01 de Janeiro de 2013, 20:32 »
Pensei que ele quisesse carregar usando apenas um cabo USB normal, aproveitando as linhas de alimentação para ir buscar os 5V... Aí não há enumeração. :)

Boas,

De facto quando perguntei era para fazer do género: pegar num cabo USB normalíssimo, cortá-lo, juntar à ponta do transformador que tenho pifado e pimbas... DONE! A questão é, posso fazer isso? lol

Relembro que o transformador original é: 8V e 500mA

Obrigado

Colecção de Chávenas de Café - www.chavenasdopedro.pt.vu

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #8 em: 01 de Janeiro de 2013, 20:37 »
Boas.

Fiquei com a ideia que o transformador era de 5V.
Isso depende dos componentes internos do rato. Por exemplo, se tiver um regulador logo à entrada, pode não funcionar com os 5V.

O mais acertado é estudar a electrónica interna do rato.

Não será melhor comprar um transformador igual, fazer uma operação e colocar-lhe a ficha original do rato?

Cumps,
Ricardo

Offline PedroBorga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #9 em: 01 de Janeiro de 2013, 20:44 »
Boas.

Fiquei com a ideia que o transformador era de 5V.
Isso depende dos componentes internos do rato. Por exemplo, se tiver um regulador logo à entrada, pode não funcionar com os 5V.

O mais acertado é estudar a electrónica interna do rato.

Não será melhor comprar um transformador igual, fazer uma operação e colocar-lhe a ficha original do rato?

Cumps,
Ricardo

É capaz é... :p
OBRIGADO.

Colecção de Chávenas de Café - www.chavenasdopedro.pt.vu

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Adaptador USB para carregar rato wireless
« Responder #10 em: 01 de Janeiro de 2013, 21:45 »
Eu até percebo o que tu estás a dizer, mas isso para mim não seria uma solução. Ou pelo menos, não a mais correcta... :) Explico porquê.

Dizes que um hub não sabe que está lá o cabo? Pelas especificações do USB, TEM de saber e deve monitorizar a corrente consumida. Se queremos ser rigorosos e fazer as coisas como deve ser, há que seguir as especificações para não termos surpresas quando mudamos de um PC para o outro. Se é verdade que há PCs que não implementam o standard correctamente, também há PCs que o implementam e arriscar é admitir que pode funcionar muito bem num PC e pode não funcionar sequer noutro PC, e é por isto que, quanto a mim, é uma má solução.

Na minha opinião, carregar qualquer dispositivo pelo computador é má prática e só deve ser feito em último recurso. Ia mais pela solução de um adaptador externo que já dá corrente que chega e sobra. ;)

Mas eu não disse que o devem fazer, foi digamos que uma nota informativa do que pode ou não funcionar.
O exemplo que deste do disco externo, que tem duas fichas para não passar dos 500mA, uma delas, só tem os fios de alimentação, e não é por isso que o hub usb lhe nega alimentação, e qualquer pc tem sempre alimentação disponivel nas portas usb, se não, era só pessoal com discos externos que não funcionavam.
Avr fanboy