collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Projecto final de curso - Estufa  (Lida 67342 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #30 em: 23 de Junho de 2009, 14:51 »
ah entao deve ser isso!! penso eu! não sei, ele agora n tá cá, quando ele chegar eu pergunto-lhe!! xD

ABRAÇO
Renato Costa

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #31 em: 23 de Junho de 2009, 15:54 »
Se calhar quando ele falou em linguagem de escada estaria a referir-se a "ladder" ? Eu aprendi isso numa cadeira em que tinha de programar uns autómatos do século passado da Telemécanique..

olá msaleiro.

Deixa-me que te informe o seguinte: LADDER não é uma linguagem de programação do século passado....

é bem actual...

Os Automatos como referes talvez já sejam ultrapassados.


Não sei se já entras-te no mundo do trabalho "industria". Porque quando entrares, ainda que seja daqui a 10 Anos, vais-te esbarrar, com PLC e todos os que conheço são programados num software que tem como base o LADDER.



Olha, Renato_fama,

No caso de ser LADDER a linguagem que o teu prof quer que programes téns as ferramentas aqui no forum:

http://lusorobotica.com/index.php/topic,996.0.html

Bom trabalho...

jp_


 

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #32 em: 23 de Junho de 2009, 15:56 »
O sht11 é relativamente mais versátil para qualquer tipo de aplicações. e ambos são só sensores de humidade e não de temperatura.

Incorrecto.

Estes sensores têem ambas as medições de Temperatura e Humidade. E posso dizer que são muito estaveis, fiaveis e robustos.
Há vários anos que os uso em muitas aplicações.

Têem um protocolo pseudo-I2C.

http://www.sensirion.com/en/01_humidity_sensors/02_humidity_sensor_sht11.htm

Tem razão, lapso meu, estive a ler mais atentamente, e até encontrei um exemplo em C que anexo ao post.


Já agora, nunca é demais, bibliotecas para o sensor, em código ASM PIC, e uma feita por mim em C para PIC.


Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #33 em: 23 de Junho de 2009, 16:05 »
Ok muito obrigado, vou precisar disso!! obrigado a todos pela ajuda!!

abraço!
Renato Costa

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #34 em: 23 de Junho de 2009, 16:11 »
Não se esqueçam de passar por aqui caso eu tenha alguma duvida!!

Obrigado

abraço


Renato Costa
Renato Costa

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #35 em: 23 de Junho de 2009, 16:50 »
Citar
Deixa-me que te informe o seguinte: LADDER não é uma linguagem de programação do século passado....

é bem actual...

Eu sei que o ladder ainda é muito utilizado.. se leres bem a minha frase o que digo é que os autómatos é que eram mt velhos. No entanto sei que é uma das principais, se não for a principal linguagem no que diz respeito a programação de autómatos. Pessoalmente gostei mais do Grafcet :P

Citar
Não sei se já entras-te no mundo do trabalho "industria"

Não entrei e nem sei se vou entrar nesse mundo. Os meus interesses são outros :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #36 em: 24 de Junho de 2009, 10:26 »
Olá, msaleiro

Citar
se leres bem a minha frase o que digo é que os autómatos é que eram mt velhos.

Tens razão desculpa, foi falta de óculos  ;)


Então sempre vai ser em ladder ou não?

Quando se refere a um controlador de temperatura o teu prof. refere-se a um equipamento como este por exemplo:

http://www.temperature.com.au/Products/Controllers/JCSeries.aspx

e neste caso com dois destes podes controlar a temperatura e a humidade de um determinado ambiente. Não precisas de qualquer

Automato.

Mas podes fazer como sugeriram usar um arduino em C o Pic ou um Atmega e usar Ladder para programar mas podes contar com

muito mais trabalho. A titulo didático aprenderás muito mais se fizeres com um Microcontolador e todos os acessórios necessários, mas

a nível prático e funcional dois controladores daqueles da Shinko com entrada 4-20mA e saidas analógicas ou por PID e uma sonda de

temperatura e humidade com saída 4-20mA   resolves isso rapidamente.

Bom trabalho

jp_

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #37 em: 24 de Junho de 2009, 10:36 »
Ainda nao sei, sugeriram-me usar um ZEN ! ! é facil de programar acho que n tem nada que saber!

e tambem usava um controlador de temperatura um pareçido ou igual ao que referiste, tanto para temperatura e humidade! ~

e os sensores de temperatura tina que arranjar unns que fosse compactival com o controlador certo??

abraços



Renato Costa
Renato Costa

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #38 em: 24 de Junho de 2009, 10:59 »
Citar
e os sensores de temperatura tina que arranjar unns que fosse compactival com o controlador certo??

correcto na mesma loja que comprarem o controlador compram a sonda de temperatura e humidade para  distaâncias grandes entre as

sondas e o controlador deves usar sinais de 4-20mA.

Mas se fizeres com o zen vais progamar em ladder. Mas esse trbalho assim não é para uma disciplina de electrónica, isso é mais

electrotecnia e automação. Mas convem que fiques com a ideia que todo esse controlo podia ser feito com um microcontrolador,  duas

sondas de temperatura, 3 display de 7 segmentos e umas linhas de programação, ficava a nível de custos muito mais económico

Dois controladores de temperatura mais um Zen por volta dos 350 euros por volta de 150 uma sonda de temp. e humidade isto contas

redondas são 500 euros.

Agora já se fores por um microcontrolador com 100 euros fazes dois e ainda dás grojetas ao pessoal crack em prog. que tem aqui no

forum

Não sei bém mas um arduino custa.....  Quanto qusta pessoal???

jp_

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #39 em: 24 de Junho de 2009, 11:07 »
Tipo mas nao sou eu que pago o projecto é para a escola, eles so quer a lista do material, claro o mais acesivel possivel, mas eles quer que use o ZEN pois ja existe lá varios na escola!

Mas olha uma duvida se eu usar o ZEN que material mais preciso??? a nivel de lista de entradas???

porque lista de saidas sao os actuadores e isso eu ja tenho!!

abraços
Renato Costa

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #40 em: 24 de Junho de 2009, 11:24 »
Eles a escola ou Ele o teu professor? É que se for "Eles" é "querem" e não "quer"  ;D :D

Um Arduino (oficial) custa aprox. 25 euros dependendo do sitio onde compras.
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #41 em: 24 de Junho de 2009, 11:31 »
A escola e o professor vá!

Tenho mesmo que fazer com ZEN agora tenho que saber que material mais tenho que usar!!

abraços
Renato Costa

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #42 em: 24 de Junho de 2009, 11:51 »
Precisas de visualizar o valor da temperatura e da humidade?

ou só precisas de os manter a um valor ajustado por ti sem necessidade de visualizar valor?


jp_

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #43 em: 24 de Junho de 2009, 11:54 »
E u basicamente o que preciso é que o sensor detecte que esta a uma determinada temperatura e depois que os actuadores liguem! de visualizar acho que nao é preciso!

Mas se fossse de visualizar já dava para ajustar a temperatura que eu queria dentro da estufa!! eu agora é que escolho isso, por isso pedi ideias!!

abraço
Renato Costa

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #44 em: 24 de Junho de 2009, 12:15 »
nesse caso o processo é muito simples:

com um termostato e humidostato (não sei se é assim que se escreve) ligados às entradas do Zen uma botoneira vermelha para desligar e uma verde para ligar e meia dúzia de linhas de ladder e está a funcionar.

lista:

1 - Zen

1 - termostato
       
é só escolher: http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&sa=1&q=termostato+ambiente&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=

1- humidostato

é só escolher: http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&sa=1&q=humidostato+ambiente&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=

1 - botoneira Vermelha Stop /marcha + caixa + sinalizadores ( para incares o estado dos ventiladores e clapetes (podes fazer um sinótico com o desenho da estufa e colocas leds a indicar o funcionamento dos diversos sistemas)

Fonte de alimentação e proteções com fusiveis uma platine e uma caixa para meter tudo lá dentro

Fios e ponteiras.
 

e está tudo

jp_