collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo  (Lida 11681 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« em: 18 de Novembro de 2012, 00:04 »
Boas  :)
Vou começar a trabalhar num projecto e a parte que mais me está a causar dificuldades é carregar a bateria sem a desconectar da placa. A bateria vai ser composta por 2 células de 3.7V em série.

Não pesquisei ainda intensivamente sobre o assunto... Vi que havia jacks que tinham uma espécie de interruptor e quando a fonte estava ligada ao jack o mesmo fechava/abria o interruptor e vice-versa... Alguém conhece algo do género?

O ideal seria que a bateria fosse carregada e que a placa continuasse a ser alimentada, mas se o mesmo não for possível não há problema. Gostava era de não ter de tirar a bateria ou de ter que incluir um interruptor manual para desligar a mesma do circuito.

Se alguém puder ajudar, agradecia  :)

Cumprimentos
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 00:10 por rglove »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #1 em: 18 de Novembro de 2012, 12:13 »
Presumo que as células sejam de litium 3.6V.
Existem sim fichas DC com interruptor, para ser alimentado por pilhas ou transformador, se for para ambos não necessita de interruptor.
Quando há carregamento de pilhas, o circuito deixa de estar activo pois a tensão aumenta um pouco e torna-se inconveniente para este, mas se levar regulador de tensão, isto é ultrapassado.
Devido a serem baterias de litium a coisa torna-se mais complicada, pois o carregamento é diferente e não permite que o circuito permaneça activo porque altera a medição da bateria e o carregador não sabe quando é que está carregado.
Entretanto os telemóveis e portáteis aceitam fazer isso em simultâneo, pois quando estão a ser carregados a energia vem do carregador e não das baterias... vais ter de pesquisar um pouco sobre o assunto ou arranjas uma fonte com duas saídas, uma para alimentar o circuito enquanto as baterias estão a ser carregadas, e outra para o carregamento, desligando do circuito as baterias momentaneamente.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #2 em: 18 de Novembro de 2012, 20:16 »
O projecto ainda não começou, por isso ainda não pesquisei muito, mas vou ter de o fazer.

Um jack tipo este tem o tal interruptor? Tem 3 pinos, penso que vi que 1 deles era o positivo, outro o gnd e o outro era o tal interruptor que estava ligado ao positivo ou ao gnd (já não me lembro) caso o macho não estivesse encaixado. Se estivesse a ligação entre o terceiro pino e o positivo ou gnd era aberta. Estou correcto?


Parece-me que vai ser complicado fazer o circuito para carregar a bateria, mas ainda não pesquisei nadinha sobre o assunto...

Ainda tenho outra opção, que era usar apenas uma célula de 3.7V e criar um dc-dc boost para conseguir uns 5V.
Mas não sei se vou conseguir a corrente que preciso com o dc-dc boost, tenho que fazer uns testes quando tiver o material  :)

As células são de lithium.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #3 em: 18 de Novembro de 2012, 23:57 »
Penso que vou mesmo optar por usar apenas uma célula de 3.7V e construir um dc-dc boost... Já estive a fazer uns testes aqui e consegui 40V a partir de 3V (mas bastava uma cargazinha pequena e esta tensão ia-se toda). Mas usei uma frequência um bocado baixa, dava para ver no osciloscópio que havia um período de tempo muito grande em que já não havia o pico de tensão.

Já vi que existem IC para o efeito (carregar células Li ion), mas não encontro nenhum DIP... Alguém conhece algum? Ainda não sei soldar SMD, nem tenho ferramentas para tal  :(

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #4 em: 19 de Novembro de 2012, 02:14 »
em dip não conheço nenhum, mas podes fazer um carregador com um simples opamp

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #5 em: 19 de Novembro de 2012, 13:11 »
em dip não conheço nenhum, mas podes fazer um carregador com um simples opamp
Um carregador de litium com um amp-op, tem de ser um IC dedicado a isso.

Para aumentar a tensão basta um DC-DC boost pequeno, existem ICs para isso ou podes comprar um já montado:
http://www.g7electronica.net/pt/modulos/368-lm2596-dc-dc.html (não estou a publicitar!!!)
Infelizmente este trabalha a partir de 4V.

Se quiseres que monte alguma coisa em smd cobro só os portes, se for também a pcb posso facilitar, envia-me PM.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #6 em: 19 de Novembro de 2012, 15:48 »
pk n usas um jack stereo co conector dc?

ha carregadores k tem uma série de fichas, e podes conectar num jack de 3.5mm.. e assim ja consegues separar a bateria do circuito e ao mm tempo teres o carregador a carregar as baterias e ao mm tempo a alimentar o circuito.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #7 em: 19 de Novembro de 2012, 16:04 »
Soldar smd's é bastante simples, basta veres um filme ou dois sobre isso no youtube, quanto a equipamento, qualquer ferro de soldar e um pouco de fluxo servem perfeitamente.
Quanto ao carregador, tens uns quantos da microchip que são baratos e que se não estou em erro, podes estar a carregar a bateria e a alimentar o circuito ao mesmo tempo.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #8 em: 19 de Novembro de 2012, 18:21 »
Tenho de ver uns vídeos, com estação de ar quente parece muito simples, com ferro não sei...

Eu pensei em usar o lm317 para fazer o carregador ou um lm358, para assim evitar estar a pedir para soldarem por mim... Obrigado pela disponibilidade dropes, penso que não vai ser preciso, mas se entretanto for, já sei que te posso pedir :)

Já vi alguns circuitos com ambos. O circuito que usa o lm317 parece-me bastante simples. Também já pensei em usar um carregador usb já feito... Dessoldo o jack usb e ligo o + e gnd...

Quanto a trocar a alimentação do circuito para da célula para o transformador, parece-me simples, visto que o jack tem um interruptor e o faz automaticamente...

Cumprimentos

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #9 em: 20 de Novembro de 2012, 16:27 »
Boas :)

O material está quase a chegar, por isso tenho de me decidir de vez...

Desenhei este circuito, está um bocado confuso e nem sei se está correcto e se funciona, por isso é que postei aqui.

O jack tem o tal interruptor, logo a alteração da alimentação do circuito da bateria para o transformador é feita automaticamente. O problema está no circuito que vai carregar a bateria. É suposto estar ligado apenas quando a bateria não está a ser utilizada, por isso fiz um divisor de tensão para conseguir ler a tensão que alimenta o circuito num attiny13 (esqueci-me de colocar um 7805 para regular a tensão para 5v antes de entrar no attiny).

As minhas dúvidas resumem-se ao uso do mosfet como switch... (penso que me esqueci de colocar uma resistência de 1K em série com o sinal vindo do attiny13)

Tanto o circuito do carregador como o circuito da placa vão ter reguladores de tensão, por isso é que os mesmos não estão no esquema. O mesmo acontece com condensadores.



O jack foi ligado conforme esta imagem:


Cumprimentos

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #10 em: 20 de Novembro de 2012, 17:42 »
pk n usas um jack stereo co conector dc?

ha carregadores k tem uma série de fichas, e podes conectar num jack de 3.5mm.. e assim ja consegues separar a bateria do circuito e ao mm tempo teres o carregador a carregar as baterias e ao mm tempo a alimentar o circuito.

Meter alimentação numa ficha Jack stereo é tudo menos uma boa ideia... É meio caminho andado para lixar a bateria. No momento do contacto podes (e muito provavelmente vais) fazer curto-circuito entre os terminais da alimentação.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #11 em: 20 de Novembro de 2012, 19:42 »
Não sei quem teve a ideia de alimentar um parelho com uma ficha de áudio... enfim
Este tipo de fichas não suporta grandes correntes e oxidam facilmente, como o @microbyte disse, isso não é boa ideia, o curto é garantido.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #12 em: 20 de Novembro de 2012, 20:09 »
ainda não percebi para quê tanto trabalho, todos (ou quase todos) os circuitos de carregador carregam a bateria sem necessidade de a desligar do circuito.



não sei se existe um CI que carregue 2 baterias em série, e se existirem só vais encontrar em MSOP que não tem patas expostas

no teu lugar usava apenas uma bateria, encontras um CI carregador mais facilmente, até podes usar o próprio attiny como carregador e usava um pino PWM do mesmo attiny para controlar um step up

já usei semelhante num projecto à algum tempo, não sei é onde tenho os ficheiros...
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 20:10 por CBX »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #13 em: 20 de Novembro de 2012, 20:51 »
Vou fazer então um step up converter... Ainda não sei quanta corrente vou precisar, tenho de ver se o step up consegue fornecer essa corrente.

Não fazia ideia disso. Isso facilita muito as coisas, vou experimentar...

Ainda este mês devo ter os componentes todos :)


O jack que vou usar é um jack DC tipo o da imagem.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 20:52 por rglove »

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Carregar bateria e alimentar circuito ao mesmo tempo
« Responder #14 em: 22 de Novembro de 2012, 04:40 »
Não sei quem teve a ideia de alimentar um parelho com uma ficha de áudio... enfim
Este tipo de fichas não suporta grandes correntes e oxidam facilmente, como o @microbyte disse, isso não é boa ideia, o curto é garantido.
Oxidam facilmente ?! Tenho ca fichas com 20 anos mais brilhantes que o cromado duma Harley !!
Agora p uso delas referenciado aqui e realmente um pouco suspeito !!
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!