collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Template para projectos  (Lida 13186 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Template para projectos
« em: 08 de Fevereiro de 2009, 01:49 »
Boas!

Venho aqui fazer uma sugestão que alguns vão achar útil, outros vão achar uma trabalheira.. mas consoante o feedback depois vê-se se vale a pena. A sugestão é baseada na ideia em que tudo tem uma maneira de ser feita.. um livro tem uma maneira de ser escrito, um projecto tem a sua maneira de ser feito, um paper científico tem os seus templates.. Porque não criar uma espécie de template para projectos que apareçam aqui no lusorobótica? Assim poder-se-á criar uma base de dados uniformizada e organizada dos projectos que por aqui apareçam, tornando mais fácil a consulta por parte de quem está a aprender, e criando uma "imagem de marca" do lusorobótica no que diz respeito a reports de projectos, para o caso de se começarem a espalhar pela net qualquer pessoa esteja onde estiver ver sempre qual foi a origem do projecto :) Quem sabe se algum dia houver um encontro dos utilizadores ao vivo se possa fazer uma espécie de mini-conferência com apresentações dos projectos mais recentes, ou dos projectos que mereçam maior destaque. Penso que uma boa base seria o tipo de template dos papers científicos, com algumas alterações de modo a adaptar o template à robótica. É uma sugestão.. dá trabalho, mas penso que a longo prazo vai valer a pena.. o que acham?  Outra coisa ainda a ter em conta é que se o lusorobotica continuar a crescer qualquer dia vai começar a ser dificil acompanhar tudo o que se passa por aqui e também se tornará menos fácil de encontrar o projecto que se procura, apesar de existir o "Search"...
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 01:52 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Template para projectos
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2009, 01:52 »
Acho uma excelente ideia :)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Template para projectos
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2009, 02:20 »
Também concordo, temos que ver se apostamos nisso e se começamos a fazer posts de index, organizar os índices para fazer de forma cronológica ou alfabética, dependendo dos temas abordados.

Que dizem?

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Template para projectos
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro de 2009, 02:24 »
Acho que por ordem alfabética tornaria as consultas mais simples :) Mas é melhor esperar por mais opiniões. Depois posso por aqui um template básico de um documento científico para escolhermos o que alterar, se realmente seguirmos por esse modelo
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:Template para projectos
« Responder #4 em: 08 de Fevereiro de 2009, 12:03 »
Boa ideia.

Que tal um wiki? é fácil de consultar...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Template para projectos
« Responder #5 em: 08 de Fevereiro de 2009, 12:07 »
Hum wiki tem muitas vantagens e desvantagens... é mau quando tem pouca coisa, e permite qualquer um editar... Se metermos restrições, dá trabalho a andar a alterar constantemente, e ainda os tags serem totalmente diferentes... Não sou muito apologista de ter 2 "motores" diferentes para manter, mas tudo depende do interesse de todos!

Acham que um wiki seria assim tão vantajoso vs um fórum bem organizado e indexado?

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Template para projectos
« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2009, 13:12 »
Eu acho que não há necessidade de ter um wiki quando já se optou pela plataforma do fórum. Quando sugeri o template era mesmo para que todos os projectos ficassem documentados de igual forma em ficheiros .pdf de modo a criar uma espécie de imagem de marca do LR.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Template para projectos
« Responder #7 em: 08 de Fevereiro de 2009, 13:16 »
Eu concordo, acho que devemos de avançar com isso, com a reorganização das seções, estudar as necessidades para implementar, assim como a indexação.

Acho que era bom alguns indexs não mt grandes como que em pirâmide com links uns para os outros, contudo projectos poderiam ficar agrupados pelo mês em que foram feitos ou isso, visto não serem tão interessantes de estar alfabeticamente mas sim cronologicamente.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Template para projectos
« Responder #8 em: 08 de Fevereiro de 2009, 15:16 »
Outra vantagem que me lembrei agora no que diz respeito em adoptar um template único para o LR reside no facto de se algum dia optarmos por avançar com uma revista digital de robótica, à semelhança do que acontece nas comunidades portuguesas Portugal a Programar ou Linux, será bastante mais fácil pegar em artigos com estruturas idênticas do que numa cambada de artigos sem estrutura e sem organização. Se depois nos decidíssemos por avançar com a revista digital, poderíamos até colocar publicidade que reverteria a favor do LR. :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Template para projectos
« Responder #9 em: 08 de Fevereiro de 2009, 15:17 »
Totally Right!

I'm in! :D
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:Template para projectos
« Responder #10 em: 08 de Fevereiro de 2009, 15:19 »
Gosto da ideia da revista.

Se precisarem de ajuda, estou cá.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Template para projectos
« Responder #11 em: 08 de Fevereiro de 2009, 15:27 »
Também gosto da ideia, mas acho que antes disso devemos de nos consolidar melhor e criar mais conteúdo, nada de pressas para que saia um bom trabalho ;)

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Template para projectos
« Responder #12 em: 08 de Fevereiro de 2009, 15:31 »
Concordo com TigPT. Antes de avançar para a revista é melhor estruturarmos o template e o pessoal começar a usá-lo, para que comece a aparecer documentação de qualidade (não é que não existam já algumas informações com qualidade no fórum, mas para uma revista as coisas têm que estar muito bem estruturadas). Depois de haver algumas coisas com qualidade, podemos definir a periodicidade da revista, as secções, o formato, etc etc :) Portanto se gostam da ideia da revista o melhor é começarmos pela base :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Template para projectos
« Responder #13 em: 08 de Fevereiro de 2009, 17:48 »
eu concordo plenamente.. isso dos templates permite uma mais fácil e rápida organização de trabalho e de topicos até.. pk já reparei que há aqui mt tópico que começa no tema x e acaba no tema y.. perde-se mt a linhagem das coisas.. portanto, siga com isso pá frente.. ;)

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Template para projectos
« Responder #14 em: 08 de Fevereiro de 2009, 17:53 »
ainda n tinha lido a ideia da revista, mas acho que a comunidade do lr ainda tá mt verdinha pa lançar uma revista.. (mais por mim falo, mas acho que ainda há pouca coisa que se possa juntar para fazer uma boa revista.. pelo menos, que seja periódica.. não? )