collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robot explorador  (Lida 13181 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Robot explorador
« em: 02 de Abril de 2011, 19:15 »
Robot explorador

Boas, sou novo por estas bandas, pouca experiencia nesta área, mas disposto a aprender e queria uma ajudinha vossa.

A situação é a seguinte, ao pé da minha casa há um túnel que ninguém consegue lá entrar porque está um pouco danificado e ninguém consegue explicar para que serve ou serviu.

A minha ideia para ocupar os meus próximos tempos livres é construir um mini robot para lá entrar, explorar e chegar o mais longe possível. Para isso estou a pensar fazer uma coisa simples, um robot com lagartas ligadas a dois servos, uma Webcam ligada a um motor para mudar o ângulo de visão e um conjunto de led´s para iluminar o caminho, tudo isto ligado por um cabo a um pc e a um comando simples.

Gostava de saber a vossa opinião, tendo em conta que n quero gastar muito dinheiro.

Obrigado, aguardo respostas

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Robot explorador
« Responder #1 em: 02 de Abril de 2011, 21:06 »
Tens alguma ideia da distancia!?
É que querendo tu passar video a essa distancia com fios, só estou a ver uma solução, um netbook no robot e um cabo ethernet o que se não me engano é caro.

Mas para começar se calhar o melhor é fazeres a estrutura, podes ver aqui como fazer as lagartas: http://lusorobotica.com/index.php?topic=2638.0 e motores podes usar das aparafusadoras, são lentos mas têm força que é o que precisas e podem ser adquiridos baratos por exemplo no lidl ou continente(promoções): http://lusorobotica.com/index.php?topic=2668.msg26708#msg26708 ou http://lusorobotica.com/index.php?topic=1583.0.
Para controlar a velocidade e sentido do motores precisas de uma ponte-H e há uma feita aqui por um utilizador em conjunto com mais pessoal do forum que até podes comprar em http://lusorobotica.com/index.php?topic=2981.msg36398#msg36398.

Tens experiência com microcontroladores?!

Depois te teres a estrutura montada então pensa-se no tipo de comunicação etc, deixa é espaço para o caso de precisares de meter um netbook no robot.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot explorador
« Responder #2 em: 02 de Abril de 2011, 21:20 »
Serial com um MAX232 para estar conforme a norma RS-232 suporta centenas de metros e cabo ethernet é barato, rs-232 sobre cat-5 deve dar umas distancias jeitosas.
Avr fanboy

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #3 em: 02 de Abril de 2011, 21:40 »
Ideia distancial, cem metros talvez.
O cabo Ethernet é o que é usado numa instalação normal de casa com oito fios n?
A estrutura já tenho uma ideia como faze-la, tenho uma placa de pvc branco e uns restos de acrílico e queria que ficasse estanque porque o túnel é bastante húmido, a câmara fica dentro do robot. Os motores estou a pensar comprar uns servos e essa ideia das lagartas é boa, mas não deve ser a melhor para aderir a pedra da gruta.
Em relação à ponte H eu estava a pensar em usar uns relés.
Durante a escola participei numa competição nacional de robótica nacional de busca e salvamento, em que consistia em que o robot seguisse uma linha, detectasse umas figuras no chão e desviasse de obstáculos e usamos um microcontrolador Picaxe, talvez o mais simples que pode haver.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Robot explorador
« Responder #4 em: 02 de Abril de 2011, 21:49 »
A solução dos relés não é a melhor mas é possível! Acho que devias ver se a nível de custos não te compensa usar uma ponte-H, ficas com algo bem mais completo, as lagartas deve ser do melhor para esse tipo de terrenos e podes por exemplo fazer com borracha em vez de plástico:  http://lusorobotica.com/index.php?topic=3429.msg37523#msg37523

Vais comprar os servos?! É que vais ter que alterar para rotação continua.
Vais comprar o PICAXE?

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Robot explorador
« Responder #5 em: 03 de Abril de 2011, 01:49 »
Não estou bem a ver servos a puxarem um cabo de 100 metros em piso húmido e escorregadio  :-\


Acho que o ideal seria, como já foi dito, lagartas de borracha com uns motores fortes.
Podes usar PICAXE, mas sugiro-te que experimentes arduino.
Já utilizei ambas as plataformas, e sinceramente prefiro muito mais a segunda.


Se tiveres acesso a um netbook, então acho que o devias utilizar, simplifica-te imenso as coisas e, depois de teres o túnel explorado, podes ir desenvolvendo novas funcionalidades para o robot sem necessitares de estar a investir em novos componentes  ;)

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Robot explorador
« Responder #6 em: 03 de Abril de 2011, 10:28 »
Eu já fiz isto, não eram 100 metros, mas eram por volta dos 30, usei servos de rotação continua com um comando de RC, tudo colado com cola quente e uma "mini camera" do ebay sempre a gravar(mais barato que live stream com webcam...)

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #7 em: 03 de Abril de 2011, 14:19 »
Eu já fiz isto, não eram 100 metros, mas eram por volta dos 30, usei servos de rotação continua com um comando de RC, tudo colado com cola quente e uma "mini camera" do ebay sempre a gravar(mais barato que live stream com webcam...)
´
Esse método é bom simples, mas não vai resultar na minha situação, porque eu a partir do momento que ponho o robot no túnel vou deixa-lo de ver e vou ter de me guiar pela câmara dele, mas obrigado pela sugestão .

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #8 em: 03 de Abril de 2011, 14:19 »
Não estou bem a ver servos a puxarem um cabo de 100 metros em piso húmido e escorregadio  :-\


Acho que o ideal seria, como já foi dito, lagartas de borracha com uns motores fortes.
Podes usar PICAXE, mas sugiro-te que experimentes arduino.
Já utilizei ambas as plataformas, e sinceramente prefiro muito mais a segunda.


Se tiveres acesso a um netbook, então acho que o devias utilizar, simplifica-te imenso as coisas e, depois de teres o túnel explorado, podes ir desenvolvendo novas funcionalidades para o robot sem necessitares de estar a investir em novos componentes  ;)


O cabo não deve ser muito pesado, mas se tiver curvas vai ser complicado, tenho de ver se arranjo umas aparafusadoras baratas.
Pode me explicar o que se trata o Netbook?

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #9 em: 03 de Abril de 2011, 14:19 »
A solução dos relés não é a melhor mas é possível! Acho que devias ver se a nível de custos não te compensa usar uma ponte-H, ficas com algo bem mais completo, as lagartas deve ser do melhor para esse tipo de terrenos e podes por exemplo fazer com borracha em vez de plástico:  http://lusorobotica.com/index.php?topic=3429.msg37523#msg37523

Vais comprar os servos?! É que vais ter que alterar para rotação continua.
Vais comprar o PICAXE?

Ponte H fica por volta de que custo? E será mais barato fazer uma ou comprar nova?
Eu estive a pensar usar pregos de aço nas lagartas, mas ainda não sei bem.
Eu já modifiquei servos para rotação contínua e não acho muito difícil de fazer.
Em relação ao PICAXE não estou a pensar em comprar, porque n acho necessário no robot que estou a pensar fazer, pelo menos por enquanto.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Robot explorador
« Responder #10 em: 03 de Abril de 2011, 14:46 »
Acho que devias dizer quanto dinheiro tens disponível!

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Robot explorador
« Responder #11 em: 03 de Abril de 2011, 14:52 »
Um netbook é um portátil normalmente com um máximo de 10 polegadas de ecran. Como exemplos tens os eee pcs da asus e mesmo o magalhães.
A ponte-h que utilizo para controlar esses motores destes berbequins/aparafusadoras ficou-me mais ou menos em 30€ já com tudo incluído (componentes, placa, montagem e envio):
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 14:57 por XicoMBD »

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot explorador
« Responder #12 em: 03 de Abril de 2011, 15:53 »
O netbook é uma excelente hipotese, o unico inconveniente é mesmo o facto de ser "fragil" isto é, pode-se danificar com quedas se não for bem protegido.

Pelo que percebi é um tunel, ou seja, não se sabe bem o que pode lá haver nem os obstaculos ou até a temperatura e humidade.

Nestas condições penso que o melhor seria mesmo algo estilo Single Board Computer como uma BeagleBoard que por 150€ parece-me um bom negocio (corre linux o que pode ser um problema ou não).

http://search.digikey.com/scripts/DkSearch/dksus.dll?Detail&name=296-25798-ND

Para um budget mais curto, penso que uma modificação de um RC + wireless cam chega, tal como o Amando96 falou.


Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #13 em: 03 de Abril de 2011, 18:45 »
Acho que devias dizer quanto dinheiro tens disponível!

não queria gastar mais do que 50 euros no robot, quero uma coisa simples, resistente . e já tenho muito material cá em casa.

Offline LoPeZs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Robot explorador
« Responder #14 em: 03 de Abril de 2011, 18:49 »
Um netbook é um portátil normalmente com um máximo de 10 polegadas de ecran. Como exemplos tens os eee pcs da asus e mesmo o magalhães.
A ponte-h que utilizo para controlar esses motores destes berbequins/aparafusadoras ficou-me mais ou menos em 30€ já com tudo incluído (componentes, placa, montagem e envio):


isso está fora de questão já que há grandes probabilidades de nunca mais ver o tobot.
o robot vai  ser totalmente controlado por mim, não vai ter nada automado.
tem que ser estanque e forte.