collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [PEDIDO] Controlador Remoto IR  (Lida 5320 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
[PEDIDO] Controlador Remoto IR
« em: 13 de Agosto de 2013, 00:04 »
Alguém sabe de um bom tutorial para usar um comando TV a controlar um Arduino à distancia?

PS: peço desculpa se já houver por aí mas a pesquisa nao me esclareceu.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [PEDIDO] Controlador Remoto IR
« Responder #1 em: 13 de Agosto de 2013, 01:48 »
depende do que queres controlar e em qtos canais, mas com um simples emissor IR e um receptor IR no arduino, podes activar ou desactivar um relé...

diz o que pretendes fazer e o que pretendes controlar com o arduino, que assim fica mais facil arranjar-te um schematic.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: [PEDIDO] Controlador Remoto IR
« Responder #2 em: 13 de Agosto de 2013, 11:45 »
Numa pesquisa de 5 segundos encontrei logo muitos sites com essa aplicação.
Este foi um dos primeiros: http://arduinotronics.blogspot.it/2012/11/arduino-ir-receiver-part-2.html

em inglês encontras logo diversos vídeos inclusive: http://lmgtfy.com/?q=arduino+tv+remote

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: [PEDIDO] Controlador Remoto IR
« Responder #3 em: 13 de Agosto de 2013, 11:47 »

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: [PEDIDO] Controlador Remoto IR
« Responder #4 em: 13 de Agosto de 2013, 12:51 »
O que quero é controlar uma plataforma móvel (robot com rodas)
Um botão para andar em frente, dois botões para virar, um botão para luzes  e guardar alguns botões para qualquer acessório que se acrescente.

Mas o essencial é fazê-lo mexer e "ver no escuro".

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: [PEDIDO] Controlador Remoto IR
« Responder #5 em: 13 de Agosto de 2013, 13:26 »
Eu desenvolvi uma aplicação para esse tipo de coisas, está neste site:

http://sequencedecoder.weebly.com/

Tem uma aplicação que permite usar um arduino ligado a um pc para ver os sinais dos comandos, e depois tem uma library que permite criar código para enviar e receber sinais de comandos.

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: [PEDIDO] Controlador Remoto IR
« Responder #6 em: 13 de Agosto de 2013, 21:55 »
Se bem precebi, o sequence decoder le o valor analógico que o emissor envia e cada botão tem um valor analógico diferente. É isso?

Eu tenho um comando TV universal. Qual é a frequência? Como posso saber isso?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [PEDIDO] Controlador Remoto IR
« Responder #7 em: 13 de Agosto de 2013, 22:22 »
Isso envia um monte de zeros e uns, muito provavelmente é modulado a 38Khz, arranjas um TSOP1738(que faz a desmodulação do sinal), e é ler o pino de saida(digital), á milhentas bibliotecas para isso para arduino, o que fazes é ler os códigos que o comando envia(arduino a receber e enviar por serial para o terminal), e depois é só meteres if's ou um switch/case para fazer o controlo consoante a tecla premida, é realmente simples de se fazer.
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: [PEDIDO] Controlador Remoto IR
« Responder #8 em: 14 de Agosto de 2013, 00:04 »
Se bem precebi, o sequence decoder le o valor analógico que o emissor envia e cada botão tem um valor analógico diferente. É isso?
É mais ou menos. Tipicamente o comando vai enviar um sinal diferente por cada botão que se carrega. Há vários tipos de protocolos diferentes, por exemplo há um em que cada botão tem uma sequencia de bits diferente, há outro em que cada comando tem duas sequencias diferentes, e manda uma alternada com a outra... O que interessa primeiro é saber qual é o protocolo que está a ser usado. Se tens um comando universal, ele deverá ser compativel com vários protocolos diferentes (mas só vai usar 1, seja escolhido de uma lista ou "aprendendo" a partir de outro comando).

Basicamente no meu projecto eu criei a coisa em dois passos:
1º - Identificar o protocolo que o comando está a usar
2º - Consigurar a library para receber/enviar comandos com esse protocolo.

Tens muitas libraries (provávelmente até mais simples de usar que a minha) em que consegues ler à mesma os códigos, mas tens de saber à partida qual é o protocolo que está a ser usado. A vantagem de usar a minha library é que se for usada em conjunto com o SequenceDecoder, ele vai criar automaticamente o código para iniciar a library.
Depois de estar inicializada, tens um sketch de exemplo para ele escrever o código sempre que detecta que foi carregado um botão.

Eu tenho um comando TV universal. Qual é a frequência? Como posso saber isso?
A frequencia é provávelmente 36 ou 38kHz. Não precisas de te stressar muito com estes valores à partida. Claro que o ideal seria ter exactamente o valor certo, mas posso dizer-te por exemplo que aqui em casa tenho um sistema para controlar uma Zon box de vários sitios da casa, e estou a usar sensores de 30kHz (não havia de 36 quando eu precisei, só havia de 30, testei e funcionou à mesma). Entretanto já experimentei com sensores de 38kHz e funciona à mesma. Imagino que como os dados são transmitidos a uma velocidade bastante lenta aquilo tenha uma boa margem para erro. :)

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: [PEDIDO] Controlador Remoto IR
« Responder #9 em: 14 de Agosto de 2013, 00:13 »
Obrigadoa  todos pela ajuda ;)
Entretanto vou dar uma leitura por tudo que recomendaram e fazer umas experiências, depois se tiver dúvidas questiono aqui.