collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Hoje às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Ajuda a perceber voltagem!  (Lida 9671 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #15 em: 18 de Fevereiro de 2012, 01:10 »
Deve haver algum caminho para a massa através desse fio amarelo, estando a ventoínha a ser alimentada por aí. Sei lá, por ex. se a saída em colector aberto tiver um diodo de protecção da massa para ele (como têm tipicamente os pinos digitais em chips) ou se for um mosfet (com o díodo do corpo), este díodo abre um caminho da massa da ventoínha para a massa do sistema, passando pelo fio amarelo e pelo pino para dentro do ATmega e daí para o pino de GND do ATmega para fora). Se assim for, podes tirar a resistência de 10K que continua a acontecer, mas se tirares o mega deixa de acontecer (pq a massa tá a passar pelo mega). Ou então até pode ser pelo fio amarelo para os 5V, a ventoínha vê 12-5 = 7V, embora com 10K me pareça meio difícil... seria uma ventoínha mesmo eficiente.

O BD137 tem um ganho minimo de 40. Com 1K na base actuado por 5V temos uma corrente de base de ~(5-0.7)/1K = 4.3mA, multiplicada pelo ganho minimo de 40 dá 172mA de corrente minima de colector.
"só saiem 7.9V"? Isso quer dizer o quê?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #16 em: 18 de Fevereiro de 2012, 14:02 »
Deve haver algum caminho para a massa através desse fio amarelo, estando a ventoínha a ser alimentada por aí. Sei lá, por ex. se a saída em colector aberto tiver um diodo de protecção da massa para ele (como têm tipicamente os pinos digitais em chips) ou se for um mosfet (com o díodo do corpo), este díodo abre um caminho da massa da ventoínha para a massa do sistema, passando pelo fio amarelo e pelo pino para dentro do ATmega e daí para o pino de GND do ATmega para fora). Se assim for, podes tirar a resistência de 10K que continua a acontecer, mas se tirares o mega deixa de acontecer (pq a massa tá a passar pelo mega). Ou então até pode ser pelo fio amarelo para os 5V, a ventoínha vê 12-5 = 7V, embora com 10K me pareça meio difícil... seria uma ventoínha mesmo eficiente.

O BD137 tem um ganho minimo de 40. Com 1K na base actuado por 5V temos uma corrente de base de ~(5-0.7)/1K = 4.3mA, multiplicada pelo ganho minimo de 40 dá 172mA de corrente minima de colector.
"só saiem 7.9V"? Isso quer dizer o quê?

A ventoinha deve ser isso então, eu tenho um diodo entre o (-) e o (+) da ventoinha, onde no (-) está ligado o colector.

Relativamente ao BD137, eu coloco um multimetro nos pinos onde ligo a ventoinha (-) e (+) e tenho uma voltagem de 7.9v, portanto como o cold cathode funciona a 12v deve ser por isto que ele não liga..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #17 em: 18 de Fevereiro de 2012, 14:11 »
Porque é que tens um diodo na alimentação da ventoinha?
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #18 em: 18 de Fevereiro de 2012, 14:50 »
Porque é que tens um diodo na alimentação da ventoinha?

como é um motor meti com a ideia de estar a fazer bem.. posso tirar?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #19 em: 18 de Fevereiro de 2012, 21:22 »
Relativamente ao BD137, eu coloco um multimetro nos pinos onde ligo a ventoinha (-) e (+) e tenho uma voltagem de 7.9v, portanto como o cold cathode funciona a 12v deve ser por isto que ele não liga..
Afinal é para ligar a ventoínha ou para ligar o CC? Tás a medir os 7.9V sem nada lá ligado?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #20 em: 18 de Fevereiro de 2012, 21:44 »
Porque é que tens um diodo na alimentação da ventoinha?

como é um motor meti com a ideia de estar a fazer bem.. posso tirar?
Deves é tirar, isso é um motor brushless, ou seja sem escovas, o motor cria 3 fases a partir da alimentação uni-polar, é diferente de um motor DC normal com escovas.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #21 em: 18 de Fevereiro de 2012, 23:40 »
Ah ok, então vou tirar o diodo :)

estou a medir a voltagem com outros equipamentos ligados mas nao neste transistor..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #22 em: 19 de Fevereiro de 2012, 01:28 »
É estranho dar 7.9V sem carga nenhuma. A Lei de Ohm diz que é preciso circular corrente para haver queda de tensão (e no teu caso temos aí 4.1V de queda), portanto há aí qualquer coisa que não está bem ...

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #23 em: 25 de Fevereiro de 2012, 13:44 »
Tirei os diodos entre as ventoinhas e os tip122 mas continuam a rodar mesmo com PWM a Zero, mas pronto não faz mal.

Relativamente ao BD137 continua a ativar a saída com 6.9V em vez dos 12V.. se calhar vou testar com outro transistor..

Imagem do esquema para este transistor:




A fonte tem 11.28V, na base do transistor chegam 4.86V  e entre o Colector (-) e a fonte (+) tenho 6.97V
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 13:57 por almamater »

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #24 em: 25 de Fevereiro de 2012, 14:19 »
Tas a usar um transistor pnp. Acho que se ligares a ventoinha entre o emissor e a massa resolves o problema(nao li o topico todo)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda a perceber voltagem!
« Responder #25 em: 25 de Fevereiro de 2012, 17:10 »
O BD137 é NPN.

Testei usar um 2N2222A e o coldcathode já acende.. mas este transistor aquece um bocado.

Vou testar um BD179...

Ok, com um BD179 também dá e não aquece, vou trocar o BD137 por este..
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 17:22 por almamater »