collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Identificador Via Verde  (Lida 5171 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Identificador Via Verde
« em: 18 de Outubro de 2021, 14:51 »
 :) Olá.

Recentemente mudei a pilha ao meu identificador, começou a passar amarelo e pediram-me uns exagerados 35€ para comprar outro ou então adoptar o sistema de mensalidades\anuidade que agora têm.

Como sei que dá, obviamente, para mudar a pilha meti mãos à obra (não é a 1ª vez que o faço, se bem que este modelo é ainda é mais fácil de aceder).

Por 1,35€ troquei a pilha antiga que estava apenas com uma tensão de 1V..

Em todo o caso o sacana continua a passar amarelo, posso ter tocado em alguma coisa sem querer (ao remover a pilha antiga) e mesmo com uma tensão baixa pode ter queimado algo.. mas não me recordo de o ter feito, ou então será que agora eles 'bloqueiam' os identificadores quando notam algo ou qdo começa a passar amarelo?! Estou na dúvida.. não sei se o sistema é capaz disso..

:) estava a pesquisar (a legalidade de abrir um identificador que é nosso) e encontrei agora isto isto o meu identificador é igual ao da imagem, pelos vistos passou no polígrafo esta questão das pilhas.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Identificador Via Verde
« Responder #1 em: 18 de Outubro de 2021, 20:36 »
O dispositivo tem algum sistema de "tamper protection" / proteccao inviabilidade na abertura?

Penso ter visto ha uns anos que a solução era trocar de pilha, mas mantendo sempre a alimentação ligada - que é onde está a parte mais complicada.

Essa troca que fizeste manteve a tensão ligada nos pinos da bateria?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Identificador Via Verde
« Responder #2 em: 19 de Outubro de 2021, 07:41 »
Não há nenhum sistema desses, tem apenas 2 pinos tipo mola para se saber (não sei qual a diferença a nível no funcionamento) se o identificador está ou não encaixado na peça que cola ao vidro. Basicamente é um plástico que empurra esses pinos para cima e deixam de fazer contacto.

Tirando isso não há mais nada.. e apenas removi a pilha e coloquei a nova, não mantive a tensão ligada..

Já agora, há forma de confirmar se o Identificador está a funcionar sem ter que passar por uma portagem? Dará para detectar algum sinal que ele possa estar a emitir?
« Última modificação: 19 de Outubro de 2021, 11:30 por almamater »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Identificador Via Verde
« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2021, 14:33 »
Já agora, há forma de confirmar se o Identificador está a funcionar sem ter que passar por uma portagem? Dará para detectar algum sinal que ele possa estar a emitir?

Acho que nao, ele deve ser activado por inducao RF.. (como os equipamentos RFID)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Identificador Via Verde
« Responder #4 em: 15 de Novembro de 2021, 14:09 »
O dispositivo tem algum sistema de "tamper protection" / proteccao inviabilidade na abertura?

Penso ter visto ha uns anos que a solução era trocar de pilha, mas mantendo sempre a alimentação ligada - que é onde está a parte mais complicada.

Essa troca que fizeste manteve a tensão ligada nos pinos da bateria?

 ::) Bom acho que tens razão... não fazia a ideia que este modelo precisa de ter sempre tensão nos pinos aquando a troca de bateria. O meu mais antigo não era assim, troquei-a sem problema desligando tudo.

Este pelos vistos perde as configs ou algo que tem gravado em memória (deve ser propositado) se ficar sem alimentação (isto de acordo com o que andei a ler em sites russos :-\), ou seja, o Identificador estava bom e ao mudar a pilha acabei de o estragar, não fisicamente porque foi uma troca simples e normal mas o sacana morreu. Já passei N vezes em portagens depois disto e fica sempre amarelo.

Hoje na Loja da Via Verde dizem apenas que tem feito passagens amarelas e significa que não tem bateria e como já é de 2012 já morreu. Quando lhe disse que tinha mudado a bateria, e perguntei se o sistema por acaso não estaria a bloquear algo de propósito, ela disse que não, não fazem isso e que uma vez que eu mudei a pilha por recriação minha algo ficou mal.

Moral da história, devia de ter investigado 1º este modelo para mudar a pilha e mudar com a nova já ligada em paralelo (ou outra solução desde género). Como não tive este conhecimento agora é um bocado de plástico sem utilidade e só tenho 3 opções:

  • Comprar 1 Novo por 35€
  • Pagar uma anuidade
  • Pagar um X quando se usar
  • Pagar um X no mês que se usar


Acho que é uma empresa que de 'verde' só mesmo o nome, porque o reaproveitar os milhares de módulos que por aí andam fazia bem mais sentido do que venderem soluções e novos identificadores com fidelizações associadas. O meio ambiente não agradece nem o consumidor.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2021, 14:11 por almamater »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Identificador Via Verde
« Responder #5 em: 15 de Novembro de 2021, 16:08 »
O "verde" vem do sinal verde :D .....

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Identificador Via Verde
« Responder #6 em: 15 de Novembro de 2021, 16:20 »
lol sim é verdade, mas podiam apostar também mais na política 'verde' anti-plástico e afins que agora anda por aí.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Identificador Via Verde
« Responder #7 em: 07 de Dezembro de 2021, 12:17 »
lol sim é verdade, mas podiam apostar também mais na política 'verde' anti-plástico e afins que agora anda por aí.

A ideia é também ganharem com as trocas das baterias/equipamentos que em cada versão torna esse processo de troca de pilha mais complicado e danoso para o equipamento e eles já têm equipamentos que a troca da pilha, pode levar à morte do modulo e transportar os clientes para novos contractos com serviços de cobrança mensal/anual.
E é por isso que o mundo está um caixote de lixo, e a reciclagem dos produtos electronicos é da mais problemática. Tudo que fosse produto descartável e com sistemas de morte prematura quando há alternativas que viabilizam a continuidade de funcionamento do mesmo, devia ser já proibido e alvo de processos. Este tipo de industria e de empresas que inventam e usam produtos com sistemas que bloqueiam o funcionamento do equipamento, impedem a reparação dos mesmo e provoquem morte prematura deles, é que deviam pagar as taxas carbónicas/ecovalor/ecoreee/valorfito e demais eco-taxas e entrarem numa lista negra em que seriam privadas de irem buscar qualquer apoio UE ou compensações/regalias estatais.