collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)  (Lida 11939 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #15 em: 27 de Abril de 2014, 14:45 »
Se estes 30$ se converterem em 25€ http://www.raspberrypi.org/raspberry-pi-compute-module-new-product/ será que isto não te compensa? Só o atmega e o MAX3421e fica-te a 13€

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #16 em: 27 de Abril de 2014, 19:14 »
Bom isso é giro à brava e bem mais flexivel do que a versao normal. No entanto, se um dia quisermos comercializar um equipamento com isso nao deve ser permitido.

De qq forma so está available em junho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #17 em: 27 de Abril de 2014, 20:05 »
SoC's ARM em formato SO-DIMM são standart na industria, essa placa foi feita exactamente para isso.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #18 em: 27 de Abril de 2014, 21:24 »
isso facilita as coisas entao. é so procurar por processadores (com USB) nesse formato para integrar no projecto

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #19 em: 27 de Abril de 2014, 21:42 »
Atenção que não são compativeis pino a pino, cada fabricante faz o que quer.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #20 em: 27 de Abril de 2014, 21:49 »
pois... isso pode ser mau.

senso, nao quero abusar da tua paciencia (mas sim da tua experiencia :) )... dentro desse genero o que me aconselhas tendo em conta que preciso de USB (2 idealmente)??

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #21 em: 27 de Abril de 2014, 21:53 »
Se usares um SoC capaz de correr linux, basta teres um USB, depois, tiras partido de teres um OS com inteligência e usas um hub, se é um sistema headless, tens os allwinner(olinuxino e afins) e os i.MX233, um ou outro são utilizaveis em pcb's de 4 layers.

Eu acho meio estranho é esse modem gsm só falar USB
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #22 em: 27 de Abril de 2014, 23:46 »
Em geral os chips que disponibilizam apenas a interface USB destinam-se a ser usados com sistemas operativos para que a experiencia seja identica à que descreveste em relação ao Windows ("ligar, detecta automaticamente as portas virtuais, etc").

Deparei-me com essa situação ha pouco tempo com um módulo Bluetooth BLE que tambem só tinha interface USB. Se queres ligar esse módulo a um microcontrolador o mais adequado a meu ver é encontrares um modulo que comunique por UART/SPI/outra interface que tenhas no microcontrolador que não USB.

Curiosidade: o projecto é para fins comerciais?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #23 em: 28 de Abril de 2014, 00:25 »
Podes usar o RPi para fins comerciais, aliás foi por isso que lançaram esta versão. Conheço tambem estes mas são mais caros https://store.gumstix.com/index.php/category/33/

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #24 em: 28 de Abril de 2014, 00:36 »
senso:
confirmei agora... apenas por USB. Isto é um módulo 2G/3G/4G/GPS.

msr:
estou a construir um prototipo de uma ideia que tive dentro de umas das minhas areas profissionais actuais. A ideia é boa... funciona... tem potencial... tem mercado... falta concluir o prototipo. Nao é facil... o dia so tem 24h. A ideia é tornar-se comercial sim

metro_:
ok. tks

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #25 em: 28 de Abril de 2014, 09:16 »
Viva!
desculpa colocar novamente um pouco de "agua na fervura".
Pelo que dizes o modulo so comunica por USB. Na minha opiniao, e para o que pretendes, se o fabricante, nao disponibiliza exactamente toda a documentacao e mais alguma, exemplos, application notes, etc para fazer um novo driver USB para um sistema operativo embedded em que basicamente "so tens de fazer copy&past", entao provavelmente nao é o modulo que pretendes usar para o teu projecto.

Na minha opiniao, estares a fazer um driver USB é ja por si só um projecto à parte... e lá se vai o tempo e esforcos que tens disponivel para o teu projecto principal.

Vejo 3 ideias para este caso:
- Usar um sistema linux embedded conforme estao a falar e ter a sorte de nao ser preciso fazer drivers (visto que dizes que sao detectadas como portas COM virtuais.. pode ser que tb funcione no linux.. é experimentar!)
- Procurar outro modulo.
- Porque queres usar 3G?..quando pretendias inicialmente ligar o modulo a um microcontrolador (baixa quantidade de processamento de dados suponho)? Porque nao usar um simples modulo GSM/GPRS onde podes ligar igualmente ah internet.?!

My 2 cents!

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #26 em: 28 de Abril de 2014, 10:11 »
KammutierSpule, o fabricante disponibiliza toda a documentação, inclusivamente para fazer um novo driver USB para sistemas não Windows. Está lá tudo. O que eu queria numa primeira fase era implementar o driver em Windows... so para me ambientar à coisa e só depois passar para o micro.

O modulo tem que ser este ou idêntico. Procurei no mercado, inclusivamente outras marcas, e este modulo da SW é o que é melhor em termos de preço, qualidade, suporte, características, etc.

Tem mesmo que ser 2G, 3G e 4G. O projecto a isso obriga.

O fabricante disponibiliza drivers para Windows e Linux. Aqui a questão é qual o melhor microprocessador e mais fácil de adaptar ao que pretendo. Eu com atmel 2560 já me mexia mais ou menos bem... de resto não.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #27 em: 28 de Abril de 2014, 11:33 »
É só que é estranho só ter mesmo USB, porque dá ideia de ser uma coisa ou para implementar em pen's USB-GSM e afins ou então como módulo de desenvolvimento, USB é algo pesado e tem muito over-head para se usar quando está tudo na mesma placa, é só mesmo isso que acho estranho.

Não fazendo a minima ideia de onde vais usar isso, sabes que para ai meio pais não tem cobertura 4G, eu aqui em casa só tenho mesmo rede á janela lol, quanto mais 4G, receber mms's só em dias de festa  ;D
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #28 em: 09 de Maio de 2014, 12:43 »
boas

decide-me por adquirir um A13-OLinuXino da Olimex. Estou encantado com isto... é poderoso e tem a vantagem de poder soldar as patinhas do processador com facilidade nesta primeira fase...

vou seguir por este caminho, vamos ver no que dá.

tks senso!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Criar drivers USB (módulo 3G da SW)
« Responder #29 em: 09 de Maio de 2014, 15:10 »
A questão é: consegues comprar samples desse processador?